Viviane Talamini
Luciana Marques de Carvalho
Adriano Márcio Freire Silva
Rosana Barroso Feitosa

Plantas de manjericão (Ocimum basilicum) com sintomas de manchas escuras nas folhas foram coletadas em área de produção no município de Itabaiana /SE e encaminhadas para o laboratório de Fitopatologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros, onde foi diagnosticada a presença do fungo Pseudocercospora ocimicula. Este fungo causa a doença denominada cercosporiose do manjericão e é extremamente prejudicial ao seu cultivo.
        O fungo causa manchas foliares de aspecto aveludado, além de lesões em pecíolos e hastes, provocando seca das folhas, desfolha prematura e redução significativa da floração.
        Em cultivares suscetíveis e em locais com ambiente úmido e temperaturas elevadas a severidade da doença é muito alta e pode provocar a morte das plantas, resultando em prejuízos à produção.
        O manjericão é uma planta aromática pertencente à família Lamiaceae, originária da Ásia e introduzido no Brasil pelos imigrantes italianos. É utilizado como condimento na forma de folhas verdes em massas ou processado como folhas secas inteiras ou moídas, como planta medicinal e também para extração de óleo essencial.
        A área de cultivo do manjericão vem se expandindo no Brasil e teve expressivo incremento no Estado de Sergipe. Com o aumento da área plantada, problemas fitossanitários tendem a surgir e/ou se agravar. A correta  identificação de cada doença ou praga é fundamental para  a condução do plantio.