Letícia Luconi. Pós graduação PUCRS

Emancipação da Educação

Gostaríamos de pensar em emancipação da educação sem que fosse necessário pensar em uma relação de onde existe uma possibilidade de emancipar-se automaticamente do emancipa dor. Então como emancipar-se do emancipa dor? Como seria então emanciparmos da educação? Pode a educação ser o emancipa dor do qual devemos nos emancipar?

Segundo o autor Bessa, em seu texto Educação e Emancipação em Kant, diz que Kant afirma que: o esclarecimento e a emancipação são possíveis sim! (Kant, 1988, p 102). Mas depende de uma condição. A condição da liberdade, mas que liberdade é quase inevitável. Portanto se a liberdade é inevitável onde se encontra a moral e a ética institucional? Poderíamos pensar na liberdade de pensar? Será que a educação limita ou formata a um modelo de pensamento do qual os demais estão vedados, e isto então poderia Kant relacionar ao inevitável?

Interessante que o autor menciona Kant e este compara a educação á política o que seria tragicamente um grande conflito social. De fato, deveríamos livrar-nos da educação se esta então for comparada á política? Ou pode a educação ser meramente utilizada para disciplinar, animais racionais de possível rebeldia a uma determinada sociedade. Será esta a verdadeira função da educação e o restante é mera ilusão?

Seria então uma maneira de pensarmos que os conhecimentos disponíveis nas escolas são apenas fundados para estabelecer vínculos sociais e manter padrões relacionados às políticas. Se desta forma for, devemos realmente emancipar do nosso emancipa dor e assim tornarmos seres emancipados. Não sei, talvez não porque mesmo sendo meramente esta a função da educação ainda gera empregos e disciplina animais racionais.

De fato, o que primeiramente devemos pensar enquanto professores das instituições de ensino é: o que tem sido feito, enquanto instituição de ensino e professor em sala de aula? A resposta de tantas e outras perguntas geradas a partir deste tema pode começar a ser respondida a partir de uma minuciosa observação.