A natureza nos oferece, sem medidas, uma série de respostas. Compete ao ser humano elaborar as perguntas certas. Exemplo de uma boa combinação entre demanda e solução, o óleo de cártamo é descoberto em um olhar atento às necessidades do corpo, evidenciando eficácia em auxiliar o metabolismo na quebra de gordura ao promover um recondicionamento corporal através do qual acelera a transformação de gordura em energia.

No combate à obesidade, o antioxidante natural é um forte aliado. Estudos recentes afirmam que a oleaginosa contém nutrientes que ajudam a inibir a ação da enzima LPL- Lípase lipoproteica, uma das responsáveis pelo armazenamento de gorduras nas células. Além de promover a sensação de saciedade, contribui para a diminuição do colesterol (LDL), a tonificação muscular, o combate à celulite e ainda proporciona maior energia e disposição.

Tal qual sabido de nossos antepassados, o cártamo não é a única contribuição da natureza que nos proporciona gratificantes efeitos positivos. Tampouco os benefícios citados são os únicos. Provavelmente originário da Ásia, a planta de diversificado uso medicinal também é usada em regiões do mundo como corante, devido ao seu pigmento inato, amarelo e vermelho. Assim como o girassol (espécie de planta parente) são aproveitados o óleo, as flores e as sementes, de acordo com efeito que se requer.