Texto: Genesis 3:1-10

Nosso país está passando pó uma profunda crise econômica e política, agravando-se a cada dia. O que fazer diante disso?  Toda crise cria um cenário propício para desenvolvermos novos comportamentos, novas ideias, ajustes, buscarmos novos horizontes, descobrirmos novas possibilidades, e não um cenário de retrocesso, paralisação. Na crise, reaja!

Como cidadãos dos céus devemos nos comportar como tal diante de tamanho desastre econômico-financeiro que nos assola neste presente momento. Temos que ter muito cuidado para não nos associarmos como o mundo e fazer do discurso e fala dele o nosso. Somos homens e mulheres de Deus, somos seus filhos, somos seus escolhidos, somos propriedade de Deus, dependemos Dele, é Ele quem supre as nossas necessidades através de Cristo ( Filipesses 4:19 ), enfim, Ele é o nosso provedor. Nada irá além das nossas forças, do que podemos suportar.

É tempo de nos apropriarmos com muito mais firmeza das promessas que temos. Para isso é muito importante lermos diariamente e consistentemente a bíblia. Em Jeremias 1:12, Deus diz que ele está sempre atento à sua palavra para poder cumpri-la.  Alguém já me disse que temos mais de sete mil promessas pessoais na bíblia. Interessante! Vejamos algumas: ( Isaias 1:19; 35:10; 43:1-2,18-21; 48:15; João 10:10; Salmos 92:12; Provérbios 24:10; Habacuque 3:17-18 ).

Em tempos de crise econômica, sobretudo, além de buscarmos as promessas na  Palavra de Deus, precisamos compreender o poder da oração. Ela é a nossa arma contra tudo. Existem momentos que paramos para agradecer, hoje precisamos é clamar. Um dia o povo de Deus esteve no Egito sob a opressão de Faraó, trabalhando e não vendo a cor do dinheiro, comendo o pão com dor, enfim, escravizados por conta da política opressora do Faraó. Mas um dia o povo de Deus clamou  ( Gn.3:7), o clamor foi ouvido por Deus e o livramento foi provido.  Deus conhece o sofrimento dessa nação. Ele tem promessas para nós como teve para o seu povo no passado (v.8). Ele tem poder para levantar um                  “ libertador “  nesta nação  como um cetro da justiça e para trazer a ordem , como levantou Moisés,  como levantou o Rei Ciro, como enviou Jesus.

Além da fé nas promessas e da oração de clamor, temos que tomar algumas atitudes pessoais, práticas  todos os dias. Vou compartilhar com você para te instruir, por que eu faço assim.

Tome posição; não comece o seu dia nas redes sociais, mais sim um TSD com qualidade;  assuma a crise, não maquie o momento, porém, não fique deprimido;  saia da cama, levante cedo, tome banho, escove os dentes, penteie o cabelo, vista-se adequadamente; trabalhe mais; aumente a sua fé em Deus; invista mais no Reino de Deus; ajude mais as pessoas; não deixe de ofertar, suas ofertas são sementes; não pare de dizimar, seu dízimo protege sua vida como um todo; não mude seus hábitos alimentares para pior; aproxime-se muito mais do seu discipulador, isto é comunhão; ouça a voz profeta; tome posse das promessas bíblicas, declare as promessas, tenha as promessas na sua mente, no coração e na sua boca.

Se prepare para o tempo da bonança. Não seja com as virgens nescias.

Quatro chaves para superar a crise:

  • CRIATIVIDADE: Ouse, inove, busque novos horizontes e fontes de recursos
  • TRABALHO EM EQUIPE: Compartilhe com a sua família e discipulador
  • PERSISTÊNCIA: Não tenha a crise como algo paralisante, tenha ela como um trampolim que te elevará ao sucesso.
  • PAIXÃO por aquilo que você estará fazendo.

Aproveite momentos de crise para crescer em Deus, sob a sua orientação e direção. Não se curve diante dela, viva intensamente as promessas liberadas  a seu favor.

A ceia é a maior expressão de comunhão de Deus com seu povo através de seu filho Jesus Cristo. A mesa é do Senhor e o que sobre ela está é para dar de comer aos seus escolhidos, portanto, há abundância em nossa casa, nisto se cumpre: Salmos 37:25 “ Fui moço, e agora, sou velho, porém, jamais vi um justo desamparado, nem a sua descendência  a mendigar o pão. “ 

Pr. Luiz Cláudio Teixeira Lima

03/09/2015