Em que base estamos construindo nossas escola?

Professor: Rivaldo Neri de Araújo

Sem sombras de dúvidas, um dos maiores empecilho que emperra a escola pública brasileira é a falta de compromisso. Isso é visivelmente mostrado e todos temos consciência desse problema. Mas até quando vamos tratar a educação em nosso país com desdém?

Quando se afirmou acima "compromisso" não se está atribuindo culpa apenas a nossos governantes, mas a todos aqueles que direta ou indiretamente podem dar sua contribuição.

Muitos são os problemas por que passa o Brasil. Entretanto, isso não é justificativa para que não se priorize o ensino. A escola pública atravessa os seus piores momentos, muito embora tenhamos as melhores condições de oferecer um ensino completo e de qualidade para nossas crianças e jovens.

Diante desse panorama, as queixas vêm de todos os lados. São pais preocupados com a aprendizagem de seus filhos. Alunos que acreditam estar aprendendo, quando na verdade muitos são apenas freqüentadores de escola. Professores desesperadamente clamando por ajuda e, para completar o quadro, temos um governo que propaga uma pseudo-educação para atrair investimentos internacionais.

Esse é o verdadeiro raio-X de nossa educação. A quem, pois, cabe a responsabilidade da escola pública? Em termos de percentagem, quanto caberia para cada parte envolvida, numa escala de cem por cento?

Penso que a responsabilidade da escola pública brasileira diz respeito tão somente à nossa sociedade organizada. Não se pode atribuir às partes potencial superior ou inferior. Todos, independentemente da classe que se encontre, governo, escola, professor, servidor em geral, família, aluno, por fim a sociedade como um todo, temos que assumir 100% de compromisso.

Portanto, somos conhecedores dos mais variados problemas que envolvem o nosso ensino público. As queixas são as mais diversas possíveis. Na verdade, paira no seio escolar um sentimento de não realização. Uma angústia contida no coração de todos os que ainda sonham com uma educação de esmero. Entretanto, em detrimento aos muitos desabafos de descontentamento, você pode ainda fazer a sua parte. A escola é o caminho mais viável que leva ao progresso. Uma nação que não prioriza a educação está fatalmente fadada ao fracasso.

É isso que queremos para nossa gente? Pense nisso!

Rivaldo Neri

Graduado em Letras, radialista e professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, desde 2002.

Contato:

Sites:

www.rncursos.com

e-mails:

[email protected]