FACULDADES BATISTA DO PARANÁ

MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA

 

Professor: Dr. Antônio Renato Gusso.

Disciplina: Pregação Expositiva.

Mestrando: Claudio José Bezerra de Aguiar.

Pregação

 

Tema: Em meio aos questionamentos devemos sempre esperar em Deus.

Texto: Isaías 40. 27-31

Objetivo: Mesmo que a incerteza venha te afrontar, Deus ainda mostra que compensa confiar nele.

 

Introdução

 

Estamos cercados de problemas e dificuldades. Sempre estamos querendo fazer a nossa parte para resolver os problemas. Não quero que ninguém deixe de fazer o que é sua responsabilidade. Apenas temos que saber diferenciar quando temos fazer e quando temos que esperar. Vamos supor que você tenha uma prova muito difícil a realizar, a sua responsabilidade é estudar, descansar o suficiente para no momento da prova não ter problemas com nervos. No entanto, fazer você lembrar o que estudou e dar tranquilidade Deus pode realizar. Por isso, você deve confiar  e esperar nele

Observemos a passagem que acabamos de ler. O povo de Israel, eleitos de Deus, escolhidos do Senhor, agora se encontram numa situação crítica diante das magníficas promessas que eles tinham. São levados como prisioneiros para Babilônia, e na terra de cativeiro, dúvidas e incertezas sondam suas cabeças. Como podia, se o Deus que eles serviam era o criador dos céus e da terra, Senhor dos senhores e Rei dos reis, deixar que o seu povo fosse envergonhado desta maneira. A primeira impressão que tiveram era que os deuses dos outros povos, talvez fossem mais forte que o deles. Porém, eles não se recordavam que eles não cumpriram com os seus deveres, o que estava acontecendo era preciso para que o povo conhecesse melhor o Deus que ele serviam.

Mesmo eles merecendo tudo o que estava ocorrendo com eles, Deus mostra sua misericórdia, e trás uma mensagem para eles por intermédio do profeta Isaías. 

I. Por que vocês colocam em dúvida a minha presença diante de vós.

O primeiro questionamento de Israel era

1.1  Deus não está vendo que eu tenho procurado seguir o seu caminho?

Depois de todo sofrimento que tiveram os israelitas aprenderam que deviam andar nos caminhos do Senhor. A história comprova que depois do cativeiro o povo nunca mais se dobrou perante nenhuma estátua, guardavam os mandamentos ao extremo. Verdadeiramente o povo estava realmente andando nos caminho que Deus tinha planejado para seu povo. E agora eles queriam que Deus levasse em consideração o que eles estavam fazendo. Contudo, Deus estava observando tudo o que eles estavam realizando, e este foi o propósito do cativeiro, colocar os judeus na presença de Senhor. Mas, comparado ao tempo de rebeldia do povo, e desrespeito com as leis divinas, o que eles estavam realizando não significava muito. O tempo de castigo já estava determinado independente das suas ações.

Com nós os eventos não são diferentes. Muitas pessoas destroem famílias (assaltos, roubos, dirigindo embriagado, dirigindo em alta velocidade, não respeitando os sinais de transito, etc.), depois aceitam a Jesus, e sabem que ele os perdoou, mas não querem colher as consequências dos seus atos irresponsáveis do passado.  Deus perdoou Davi por ter pecado com Bate-Seba, no entanto a consequências foram irrevogáveis.

Os israelitas ainda questionavam

1.2  Deus não esta vendo que eu tenho agido com justiça?

Os judeus eram os representantes de Deus na terra. As leis e os profetas mostravam que a incumbência deles era mostra a justiça de Deus, agir com igualdade, não realizar empréstimo com juros alto, não se prostrar diante de outros deuses. Contudo, o povo que era para ser justo, tinha se tornado o povo mais injusto. Ao mesmo modelo do caminho do Senhor que passou a ser seguido depois do castigo, a justiça passou a ser pratica. Como Deus não estava respondendo de imediato as suas obras de justiça, achavam que seus atos estavam passando despercebidos por Deus. Mas não era este o caso, agora eles tinham que andar nos caminhos de Deus e praticar a justiça, no entanto, era preciso esperar com paciência no Senhor, que na hora certa iria agir em favor deles.

Mas Deus nunca deixa ninguém na dúvida e por intermédio do profeta começa esclarecer seus questionamentos do povo:

II. Parece que vocês não me conhecem mais? Eu vou me apresentar mais uma vez à vocês

 

2.1 Eu sou o Deus criador dos céus e da terra

O profeta leva os ouvintes as suas origens, ao primeiro livro da Torá. Este é o livro de Gênesis, que mostra Deus criando com o poder da sua palavra todas as coisas. Deus cria os céus a terra e dá forma ao homem. O livro de Gênesis mostra a glória de Deus na criação. O objetivo é que o povo lembre que Deus não apenas está com eles acompanhando todas as suas atitudes, mas Ele tem poder para mudar a história.

Deus se apresenta como criador e anuncia mais uma característica:

 

2.2 Eu não me canso e nem me fadigo e inescrutável é o meu entendimento.

Apesar de todo trabalho na criação de tudo que existe, Deus nunca se cansou muito menos e fadigou. Deus sempre está pronto para fazer o que for necessário, para realizar o que for preciso. Entretanto, ninguém jamais conseguirá sondar os pensamento de Deus nem compreender o seu entendimento. O próprio Isaias vai mostrar Deus confirmando: “os vossos pensamentos não são os meus pensamentos, nem os seus caminhos os meus caminhos. Porque assim com o céu é mais alto que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos” (Is. 55.8-9). Deus queria mostrar para este povo que eles não estavam entendendo o que estava acontecendo em suas vidas porque eles não conseguiam compreender os pensamentos de Deus.

Por mais que você não consiga compreender as eventualidades que sondam sua vida, Deus te convida a confiar nele porque ele sabe o que está fazendo.

Deus se apresenta para Israel como criador, mostra suas qualidades e agora mostra:

 

III. Eu vou mostrar o que eu posso fazer

 

3.1 Dou forças ao cansado e aumento as força ao que não tem nenhum vigor

Deus sabia que o povo estava sofrendo, mas não promete tirá-los deste caos. Mas, Ele confirma que eles vão se cansar e perder o vigor. Todavia, Ele estará ali para dar força quando estiverem casados, e mais força quando não tiverem nenhum vigor.

Em seguida Deus mostra o que acontece com aqueles que não esperam nEle.

 

3.2 Os jovens cansaram e se fadigaram, e os mancebos cairão.

A juventude sempre foi sinal de força, vigor, agilidade, disposição. Os jovens sempre têm superioridade nestes fatores em relação aos mais velhos. Na guerra não são os jovens que são convocados primeiro. Num jogo de futebol não serão os velhos convocados para representar um país em uma seleção.

As nações que se levantaram contra Israel se mostraram mais fortes e ágeis e venceram a guerra levando toda nação de Judá para o cativeiro. Notavelmente eram jovens que estavam levando o povo de Israel cativo. No entanto, Deus adverte que estes jovens se cansaram e se fadigaram, mas, como não confiam em mim ninguém poderá ajudá-los.

 

Depois de mostrar o que acontece com aqueles que não confiam em Deus, Ele mostra o outro lado:

 

IIII. Eu tenho uma notícia para aqueles que confiam em mim.

 

4.1 Os que esperam em mim eu renovarei as suas forças.

Por mais que o povo se cansasse Deus promete que sempre estará do seu lado. Ele faz com que as forças se revigorem, porque Ele faz renovar as força do cansado.

 

4.2 Assim como a águia eles subirão.

As águias vivem em média setenta anos, mas quando chegam aos seus quarenta anos elas já estão cansadas, fracas, suas garras não prendem mais como antes, suas penas estão grossas e tiram sua agilidade. Assim elas sobem, voam ao mais alto monte, se abrigam numa fendas das rochas, e começam o seu processo de renovação. Elas são sustentadas por outras águias, começam arrancar suas penas, quebram suas garras e bicos, para que possam nascer outros no lugar. Assim elas, depois de um período para se recuperar, saem da caverna, prontas para enfrentar mais trinta anos, realizando vôos altos e magníficos.

Deus vai te fazer subir ao mais alto topo, onde você vai ficar sozinho, mas Deus estará contigo renovando tuas forças para enfrentar mais um período.

Depois destas coisas vocês:

4.3 Correrão e não se cansaram, andaram e não se fadigaram.

Deus não estava dizendo ao povo de Israel que ele os livraria de todo o processo que tinham que passar. Mas, ele estava confirmando que eles ainda iriam correm muito e andar muito, porém confiando em Deus ele não se cansariam nem se fadigariam até a tempo de serem vitoriosos.

 

Conclusão

As duvidas cercam as cabeças das pessoas e tentam fazer desanimar. Fazendo nos pensar que Deus se esqueceu de nós, que as nossas atitudes estão passando desapercebidas diante dele. Mas, ele nós consola mostrando que temos um Deus criador dos céus e da terra. Que em momento algum se cansou. E ele dá força ao cansado e aquele que se encontra sem vigor. E deixa cair aqueles se estão forte e não confiam nele.

Porém aqueles que têm em Deus esperado nunca se cansam e nem se fadigam, voam tão alto como as águias, e chegam até onde está proposta a sua caminhada. Confiem em Deus e não deixe as duvidas perturbarem o seu coração, Ele é fiel e em todos os momentos ele sempre está com você.