Já leu um livro hoje? No Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Ipatinga, o hábito de uma boa leitura é diário. Isso porque quanto mais intenso for o contato da criança com os livros, maior será a sua aproximação com o universo literário.

Por conta disso, a Instituição celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado neste 18 de abril, exaltando a importância de uma leitura apropriada para esta faixa etária com a presença das escritoras Maria Aparecida Eloy e Nena de Castro para um momento de contação de histórias do seus livros.

Nesta terça-feira, dia 15, as crianças conheceram e ouviram a história do Sapinho Lelé, da escritora Maria Aparecida Eloy que de forma bem criativa apresentou seu livro e encantou as crianças com sua história. Eloy, professora com mais de vinte anos dedicados à alfabetização, parte da experimentação e do seu gosto pelo contar e criar histórias para encontrar o tom certo, trabalhar versos e rimas de forma bem musical com o objetivo de despertar nas crianças a magia da leitura. Foi assim que surgiu seu primeiro livro infantil, Sapinho Lelé vencedor em 2010 do concurso de edição de livros do Clube dos Escritores de Ipatinga – Clesi.

Foi muito gratificante conhecer o trabalho realizado pela LBV atendendo crianças com carinho, zelo e cuidados especiais, contribuindo para a formação humana destas crianças e também para o seu desenvolvimento. Os meus parabéns a todos profissionais envolvidos e a esta instituição séria que com seu trabalho contribui para a formação de cidadãos conscientes”, destacou a escritora Eloy.

“Eu gostei muito da história dela, ouvindo ela contar é muito mais divertido. Eu gosto muito de ler, eu leio muito aqui e na minha casa. Talvez um dia eu também faço um livro”, relatou o atendido Carlos Eduardo, 11 anos. Sua coleguinha, Kessia Ketly de 6 anos,  quer que a escritora volte: “Eu gostei tanto, a história do Sapinho é muito legal, eu quero que ela volte com mais historias para nós”, disse.

Nesta quinta, dia 17, foi a vez da professora, advogada, poeta, cronista, e contadora de histórias Nena de Castro apresentar para as crianças seu livro Mariana Catibiribana. Nana contou a história e pediu que as crianças cantassem para ela várias músicas, enquanto isso ela foi se fantasiando de Jujuba, um de seus personagens. E, como Jujuba, ela contou mais histórias. As crianças ficaram encantadas com a forma bem teatral e participaram com  satisfação.

Nena é membro efetivo da Academia de Letras do Brasil, do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e uma Chancelaria na Ilha da madeira em Portugal, tendo recebido a medalha de Mérito Cultural da instituição pelo seu trabalho de divulgação cultural. “Jujuba contou histórias com valores para a meninada! Falei-lhes sobre valorizar a escola, as professoras, os colegas. Gostaria que mais pessoas fizessem um trabalho lindo como este(da LBV), para todas as crianças do Brasil! Amparar as crianças é cuidar do futuro de uma nação! Notei que estão cuidadas com amor, e realmente “ o amor é a medida de todas as coisas”, Parabéns LBV! Lindo trabalho! Deus abençoe!”, escreveu no livro do coração, Nena de Castro.

“Eu achei muito legal, divertido e interessante. É emocionante historias com brincadeiras de bruxas, animais e árvores, meio ambiente, foi um momento muito especial para mim”, disse a atendida Fabricia de Souza, 8 anos.

As escritoras deixaram para o cantinho da leitura do Centro Comunitário um exemplar de seus livros autografados e, como agradecimento, as crianças as presentearam com um buquê de rosas e um cartão confeccionado por elas na Oficina de Arte e Cultura. Foi uma semana encantadora para as crianças da LBV!

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.