EM FAVOR DA PAZ

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

           Em pleno século XXI, convivemos com métodos arcaicos de violência contra as pessoas, aos direitos individuais e coletivos, dentre tantos outros.

           Que 2009, seja um ano de harmonia entre os povos, frente a desafios presentes na economia, na saúde, nas condições climáticas adversas e dos efeitos da globalização.

            A Humanidade precisa evoluir para um novo patamar em que a base dos seus atos concentre amor ao próximo, no respeito aos direitos individuais e coletivos, em que o Homem não seja apenas instrumento de políticas egoístas baseadas em interesses pela riqueza do petróleo e tantos outros.

            Enquanto organizações que dizem serem defensores dos direitos coletivos tenham em sua administração permanente os principais vendedores de armas do mundo, pouco será de fato melhorado, seria como pedir para o rato tomar conta do queijo.

            Conflitos incessantes no Oriente Médio, provocados pelo ouro negro, como o que está ocorrendo entre os judeus e palestinos, produzem questões essencialmente desumanas, provocando equívocos dos dois lados, uns trazendo dor com os homens-bomba e o outro pelo embargo comercial que provoca a ofensa a dignidade e esperança de um povo. Cada questão desta barbárie provoca ressentimentos dos dois lados, pois, tudo passa a ser questionado, desde estatísticas, interpretações jurídicas, direitos de ir e vir, além do respeito à pessoa.

              Nesta mesma região observamos vários outros conflitos no passado, em países como Líbia, Kuait, Líbano, Irã, Argélia e Arábia Saudita.  

              A violência de Israel contra o Hamas, só provocará mais dor e pode fazer surgir até uma alternativa mais radical. Os civis é que sofrem com toda esta violência.

              A PAZ tem que ser a bandeira de todos os povos para o futuro da vida da população no Planeta Terra.

              O ano que se inicia será preenchido de muitas especulações na área econômica, portanto, a prudência, a verificação real dos fatos será um instrumento de novas conquistas.

              O planeta Terra está carente de cuidados, mostrados pelo efeito estufa, portanto, precisamos defender a bandeira da preservação ambiental em todos os locais. A sobrevivência do Homem dependerá dos atos efetivos de amor a natureza e suas formas de vida, para que os humanos continuem a viver aqui.

              EM FAVOR DA PAZ, terá que ser o alicerce de nossas vidas frente aos novos desafios provocados pelos efeitos da comunicação on-line, rápida, precisa, democrática e humana. EM FAVOR DA PAZ nos esportes para que as torcidas possam levar suas famílias e torcerem pelos seus times de coração.

              EM FAVOR DA PAZ, para propagação do conhecimento da saúde, do plantio, da manutenção da água, do ar e da terra.

              EM FAVOR DA PAZ, para amenizar os efeitos da violência urbana, geralmente provocadas pelas drogas e desestruturação familiar.

              Que 2009 sejamos símbolos de um novo tempo de repensar da humanidade, com sentimentos de melhorias da moral humana, tão prejudicada em vários seguimentos de nossa sociedade, sejam na política ou em outros setores.

              Todos devem buscar novas alternativas frente a um mercado global acirrado, através do auxílio de cada um, com muita simplicidade e humildade, através de idéias, sugestões e ações.

               Seja você também a FAVOR DA PAZ, em seu trabalho, na comunidade em que vive ou na sua casa, pois, só assim faremos um mundo melhor.