A segurança pública em Budapeste comparando com a de outros países do mundo, pode ser considerada globalmente boa. Mesmo assim, é melhor que o turista se prepare para algumas situaçoes com antecedencia, para nao ser enganado ou roubado durante as suas férias.

O maior perigo reside nos carteiristas, pelo que nos transportes públicos, em centros comerciais e mercados ou noutro qualquer sítio onde haja muita 0gente devemos ficar atentos a segurança da nossa carteira.

Convém sempre chamar um táxi por telefone, pois as tarifas sao mais baixas e evita-se pagar aos taxistas particulares valores muito superiores. (Ver os números de telefone no capítulo ?Táxi", na página 65).

Nos restaurantes (como na maioria dos países do Leste Europeu) devemos pedir a ementa/preçário para evitar situaçoes desagradáveis com a soma elevada da factura. Tenha também cuidado ao aceitar o convite de belas senhoras para consumir em bares ou restaurantes, porque os sítios recomendados por elas indicam, muitas vezes, preços falsos e prejudicam os turistas com facturas de valores exorbitantes. Nunca se deve cambiar dinheiro ou participar em jogos de sorte na rua em Budapeste (capital da Hungria). Os documentos pessoais, cartoes de crédito ou dinheiro devem ser guardados sempre dentro de bolsos interiores, sendo que nao se deve transportar muito numerário de uma vez. Nao deixe objectos de valor dentro do carro. Dentro da cidade nao é necessário andar com o seu passaporte, pode guardá-lo no cacifo do hotel basta ter consigo um documento com foto, por exemplo a carta de conduçao. Após um dia cansativo pode ser útil ter em sua posse um cartao com o nome e o endereço do seu hotel.