Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo o profissional precisa se  preparar para os constantes desafios exigidos em qualquer carreira .É preciso lembrar que a qualificação profissional da oportunidade e abre portas para uma melhor colocação no mercado de trabalho ou dentro de uma empresa. Os recursos aplicados na formação e na capacitação crescem ano a ano em todas as partes. As organizações procuram profissionais que não estejam apenas preocupados com sua área de atuação, contudo, que busquem também se aperfeiçoarem em outras áreas da empresa a qual prestam serviços. Todos os cursos de especialização e treinamento contribuem para o melhor desenvolvimento do profissional tornando assim o mesmo apto a contribuir para o crescimento da empresa e adquirindo mais conhecimentos.O objetivo deste trabalho é saber se as empresas têm buscado ampliar a qualificação de seus funcionários adequadamente para obter uma melhor prestação de serviços e atingir metas pré-estabelecidas gerando lucros é satisfação entre os seus funcionários.

  Qualificação profissional e todo o processo de treinamento e adequação dos empregados de uma empresa voltados para a melhoria do desempenho de suas funções.

      A qualificação profissional é a principal chave para o ingresso no mercado de trabalho forçando empresas de todo o mundo a optarem pela qualificação de pessoal.Segundo     HERSEY; BLANCHARD, 1986"Uma pessoa corretamente motivada pode atingir melhor os seus próprios objetivos dirigindo seus próprios esforços para a realização dos objetivos da empresa". O preparo e treinamento dos empregados e essencial para o aumento da produtividade de sua empresa assim criando maior lucratividade, entre outras vantagens e que os desperdícios e prejuízos causados pela falta de preparo de mão de obra será suprido por pessoas qualificadas que concluirão o trabalho com mais praticidade e agilidade. 

        O Brasil precisa ampliar a qualificação profissional, esse será o grande desafio nos próximos anos, pois para continuar crescendo a economia brasileira precisa contar com profissionais qualificados e embora tenhamos 92 milhões de brasileiros empregados corremos um risco de faltarem mão de obra qualificada, uma vez que as empresas já registraram a falta de trabalhadores qualificados no mercado.

    O desafio de qualificação no país já se inicia desde o ciclo fundamental que é ruim e não dá estrutura para a criança. Ao longo de 09 anos a criança não se prepara adequadamente para o ensino médio e principalmente para o ensino superior não sendo capaz de aprender o suficiente para se tornar um profissional qualificado, alem do baixo nível de ensino temos a problema do abando escolar no Brasil onde apenas 10% da população concluíram o ensino superior e 36% sequer terminaram o ensino fundamental. Todo ano cerca de 3 milhões de trabalhadores estão aptos a entrar no mercado de trabalho e somente 1 milhão receberam qualificação profissional um numero muito abaixo do esperado. O aumento de empregos e a necessidade de ter pessoas qualificadas para suprir a demanda do mercado.