A CHAVE DA FELICIDADE

É BOM estar vivo! É assim que nos sentimos quando somos felizes. Mas, se formos realisticos, admitiremos que a vida nem sempre é assim. Há problemas. Podem ser tão graves, que a verdadeira felicidade parece apenas um sonho.Será que precisa ser assim?

Sabemos que uma vida  feliz é produzida por diversos elementos. Para usufruirmos a vida, temos de ter bastante para comer e roupa adequada. Precisamos dum lar que nos forneça proteção e descanso. Mas, estas são apenas  coisas básicas. Companheirismo agradável e boa saúde também são importantes.

No entanto, mesmo os que usufrue certa medida dessas coisas ainda assim podem estar longe da verdadeira felicidade. O tipo de trabalho que fazem ou as condições em que têm de trabalhar podem privá-los do contentamento. Também, em muitas familias, há conflito entre marido e mulher, ou entre pais e filhos. Tampouco podemos desconsiderar que todos nós enfrentamos a possibilidade duma doença ou duma morte repentina. Acha ser possivel lidar com estes e outros problemas dum modo que possamos obter verdadeira sastifação? 

Há motivos para crer que sim. Contudo, para que alguém possa usufruir uma vida feliz, terá de ter preimeiro algo que nem todos tém, um motivo para viver. Sua vida precisa ter sentido, se quiser ser realmente feliz. Isto ajuda a explicar por que tantos ricos relmente não sentem sastifeitos. Ora, é verdade que comem,dorme,têm familia, e usufruem alguns dos prazeres e dos confortos da vida. Talvez sintam, porém, que a mesma coisa se poderia dizer a respeito de muitas animais. Deve haver mais envolvido na vida. 

A resposta tampouco está apenas numa vida longa Muitos idosos sabem de experiençia que uma vida longa sem a sensação de ter realizado algo ou de ser necessario é cansativa. Já viu isso?

Portanto, mesmo quando achamos que se pode encontrar felicidade na vida, surgem também perguntas intrigantes, que envolvem a todos nós. E isso especialmente agora.por qué? Pois bem, o editor Vermont Royster comentou que, em pouco mais de 50 anos, os homens ampliaram grandemente seu conhecimento e sua capacidade técnica, mas, então ele acrescentou: “Aqui há algo curioso. Na contemplação do própio homem, de seus dilemas, de seu lugar no universo, avaçamos muito pouco desde o começo do tempo. Ainda temos perguntas sobre quem somos, por que existimos e aonde vamos.”-Science Digest. 

Naturalmente, pode-se simplismente tentar não fazer caso de tais perguntas e gozar a vida. Há muito a favor de se ter prazer na vida, apesar de seus problemas. Mas não é realistico levar uma vida de ilusões. Nossa vida teria verdadeiro significado e a base para a felicidade se pudéssemos começar a entender “quem somos, por que existimos e aonde vamos”. Podemos conseguir isso?

Pensadores ponderados amiúde  chegaram á conclusão de que a resposta depende da pergunta fundamental: Deus existe? Se Deus existe, então é lógico que ele sabe donde viemos, por que existimos e aonde vamos.

Ele sabe também por que existe o mal, se este vai acabar, e, neste caso, como. E ele sabe o que podemos fazer para tornar nossa vida mais feliz e mais significativa. Então Deus existe?’ 

  Como encontrar a felicidade       

Veja esta experiença:” Durante a minha vida de casado” explicou certo homem do oeste dos Estados Unidos, “eu havia adquirido tudo o que queria em sentido material: um belo lar, carros, barcos, e cavalos. Contudo essas coisas não me deram felicidade. minha esposa não estava interessada nas mesmas coisas que eu. Nós sempre discutíamos. Eu fumava maconha para ter paz mental.”

 “Eu passava a maioria dos meus fins-de-semana longe de casa, caçando. Também, meu trabalho afastava-me algumas vezes. Isto me levou a uma vida de adutério. Eu não achava que minha esposa me amasse, de modo que me mudei e passei a envolver-me com uma mulher após outra, até que minha vida parecia um beco sem saída. Durante este tempo, eu lia um pouco a Bíblia. Efesios, capitulo cinco, convenceu-me de tentar novamente dar-me bem com a minha esposa. Reconheci que ela não havia sido submissa, nem havia eu provido a devida liderança. Mas, numa viagem comercial na semana seguinte, cometi novamente adultério.”

Um amigo sugeriu que, se ele realmente estava interessado em Deus, as testemunhas de Jeová podiam ajuda-lo. Ele prosseguiu: “As testemunhas de Jeová ajudaram-me mesmo. Um dos superintendentes da congregação passou tempo estudando a Bíblia comigo. Por causa da grande mundaça na minha vida, minha esposa passou a participar do estudo. Agora, pela primeira vez, nossa vida familiar é feliz, e até mesmo nossa duas filhas podem ver a diferença. Não há palavras para descrever a  maravilhosa felicidade que minha esposa e eu temos encontrado na aplicacão da Bíblia à nossa vida.

Conclusão: A Bíblia e a história asseguram-nos que , para usufruirmos o melhor da vida, precisamos de mais do que apenas alimento, roupa e abrigo. Para sermos realmente felizes, temos de ter orientação e ajuda de nosso Criador. Mateus 4:4, João 4: 34.