O trabalho que se segue, intitulado, “Em Busca da Felicidade”, é o resultado de diversas reflexões que, ao longo dos últimos anos, se vem produzindo, a partir de experiências de vida, corroboradas pela investigação científica possível, que pretende incentivar as pessoas na procura incessante de um dos bens mais preciosos à vida humana, justamente, a Felicidade que, no limite, será a razão para uma vida digna e ditosa.

Não foi necessária, na perspectiva do autor, uma ordenação, aparentemente lógica, dos temas, porque não se trata de um romance, ou de uma história, ou de um manual escolar, mas apenas de “reflexões soltas” que, subtilmente, estão interligadas por uma axiologia, por um valor-sentimento sublime: “Amor-de-Amigo” e que, na circunstância, será o fio condutor da obra, um dos caminhos para a Felicidade, porque este Amor é possível e desejável, nas diversas dimensões da existência humana. Este “Amor-de-Amigo” vai acompanhar-nos intensamente, até porque, para muitas pessoas, será um conceito novo.

O trabalho não tem qualquer pretensão moralista, muito menos fornecer a “receita” para a Felicidade; bem pelo contrário, ambiciona demonstrar as dificuldades do autor, na sua qualidade de pessoa frágil, com imensas lacunas, mas dotada de alguns princípios, valores, sentimentos e emoções e que, portanto, é possível, pelo menos, lutar pela Felicidade, esta nos imensos conceitos que a envolvem, consoante o ponto de vista de cada pessoa.

A sociedade contemporânea, cercada por tremendas dificuldades, por vezes, parece mais preocupada com a satisfação das necessidades básicas, o que é perfeitamente compreensível, de resto, nem seria possível a sobrevivência sem um mínimo de condições materiais, do que meditar noutras situações que são, igualmente, importantes, para a nobreza da pessoa humana, tal como, por exemplo: a Felicidade.

Certamente que tudo é necessário na vida, mas há situações que são incontornáveis, que devem ser resolvidas, nomeadamente a manutenção de uma boa saúde, a família, o trabalho, a habitação, a segurança na velhice, a solidariedade das pessoas, das instituições, a amizade, os amigos verdadeiros, “Amor-de-Amigo”.

Enfim, um vasto conjunto de condições materiais, princípios, valores, sentimentos e emoções, porque a Felicidade é possível, SIM, porque é muito desejada e merecida por todos nós, SIM. Sejamos, autenticamente, AMIGOS, ainda que de um só AMIGO sincero. Queiramos e lutemos pela Felicidade, tendo por perto esse e/ou esses amigos/s incondicional/ais, aqueles que nos criticam, mas que nos apoiam e defendem SEMPRE.

Importa referir que esta nova antologia, exclusivamente da responsabilidade do autor, Diamantino Bártolo, será lançada na cidade de Caminha – Portugal – Teatro Municipal de Camila, no próximo dia 22 de Abril de 2017, pelas 16 horas, pelo que, aqui fica o convite para assistirem, gratuitamente, a este evento.

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Telefone: 00351 936 400 689

Imprensa Escrita Local:

Jornal: “Terra e Mar”

Blog Pessoal: http://diamantinobartolo.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1 

https://www.facebook.com/ermezindabartolo

Portugal: http://www.caminha2000.com (Link’s Cidadania e Tribuna)

Bélgica: http://www.luso.eu/tools/sobre-nos/165-equipa/911-diamantino bartolo.html

Brasil: http://www.webartigos.com/autores/bartoloprofunivmailpt/

http://sitedoescritor.ning.com/profiles/blog/list?user=2cglj7law6odr

Diversos: https://goo.gl/photos/rf2Vy3ceLvguZx2C9

https://www.facebook.com/diamantino.bartolo.1#!/photo.php?fbid=1194927243870027&set=p.1194927243870027&type=3&theater

http://www.grupoliterarte.com.br/Associados.aspx?id=306

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1321862767843140&set=np.1467838658659438.100004672628759&type=3

                      http://www.minhodigital.com/news/escritor-portugues-caminha