Não estou falando de spam. Muito menos de pragas virtuais. Vai muito além deste mundo: o lixo real. É produzido pelas comodidades da terceira revolução industrial. Seu computador está sortido – literalmente – de metais pesados que ajudam no bom funcionamento, mas causam danos ao meio ambiente.

Com a queda gradativa dos preços dos computadores e outros eletrônicos, este problema piora ainda mais a cada ano. Para a fabricação de um desktop são usados 1.800 quilos de componentes e 22 quilos de produtos químicos tóxicos. Para fabricar um monitor de computador (CRT) ou uma televisão de tela plana, é empregado mercúrio. Ele é um excelente condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. Forma-se vapor tóxico e corrosivo quando a temperatura aumenta e quando inalado causa irritações nas vias respiratórias. O cádmio tem um papel fundamental para a fabricação de baterias, e alguns compostos fosforescentes que são utilizados em televisores. Ele reage com organismos vivos, mesmo em concentrações pequenas. As principais reações pelas inalações são: câncer no pulmão, defeito no sistema ósseo e renal, assim como o Arsênio, usado nos visores de alguns celulares. Com a utilização de semicondutores para as construções de diodos (mudam a direção dos elétrons) e infravermelhos é usado antimônio, pelas indústrias como ligas, aumentado a dureza do chumbo.

O principal destino do lixo são os países subdesenvolvidos, onde são comprados por preços grotescos, porém é uma das principais fontes de rendas desses povos. As crianças brincam nesses lixões. Mães fazem panelas com substâncias derretidas pelos maridos – sem nenhum cuidado - para cozinhar. É lamentante. Na natureza, causam a infertilidade do solo, contaminações dos lençóis freáticos, do ar e atmosfera.

No Brasil não existem leis que estabeleçam como e onde o lixo eletrônico deva ser depositado. Há um projeto que está sendo discutido por senadores e deputados para a proibição de descarte deste tipo de lixo.Uma alternativa é doar seu computador velho para instituições que recebam este tipo de material. Há mercados e pontos especializados para o depósito de pilhas e baterias, não os jogue junto com lixos orgânicos. A natureza agradece.