Assunto: Elevador porque trocar, se pode modernizar?

A intensa verticalização das edificações nas regiões de maior concentração populacional em cidades pelo mundo se tornou uma das grandes soluções para o problema de ausência de espaço urbano. Mas com ela veio algumas soluções, como os ascensores, ou mesmo, elevadores de passageiros ou carga, com cada vez mais tecnologias avançadas para diminuir o consumo de energia elétrica e dando maior mobilidade aos usuários com rapidez e conforto através de sistemas inteligentes de atendimento a chamadas.

Pessoas ligadas a essas edificações, como síndicos, construtores, administradores e mesmo moradores ou prestadores de serviços da área devem ficar atento que um elevador deve ter sua vida inicial em média de 22 anos, desde que a manutenção preventiva e corretiva seja realizada dentro dos padrões técnicos recomendados pelas normas técnicas vigentes e que seja respeitado seu projeto original de fábrica, principalmente nos itens de segurança. No entanto essa vida pode ser duplicada se buscarmos uma solução de médio prazo e de custo acessível, a Modernização Parcial, que basicamente envolve a substituição de itens como Quadro de Comando, Botoeiras de cabina e pavimentos, fiações e cabos de manobra. Com isso o condomínio chegará a gastar no máximo 45 % do valor equivalente a um novo elevador, em média, evitando ainda intervenções construtivas na edificação necessárias no projeto de substituição integral de elevadores.

Um projeto de modernização parcial proporciona vantagens muito próximas de um elevador novo, desde que seja bem concebido e executado o projeto. Mas não podemos esquecer que dependendo do estado de conservação de alguns itens do elevador, apenas a Modernização Integral é viável.

A modernização parcial deverá oferecer os seguintes benefícios:

- ECONOMIA ? Diminuição no consumo de energia elétrica em 25 % no mínimo, através da tecnologia de acionamento VVVF ? Variação de Voltagem por Variação de Frequência.
- PRECISÃO - Nivelamento 100 % da cabina em relação ao piso, independente do peso na cabina (repeitar a capacidade).
- CONFORTE - Suavidade no momento da parada e partida.
- MODERNIDADE - Possibilidade de agregação de novas tecnologias como o sistema de restrição de acesso ao pavimento ? Biotracking (uso da digital como senha).
- CONFIABILIDADE - Diminuição considerável (cerca de 60%) no número de paralisações ocasionadas por defeitos na parte elétrica como quadro de comando, pré-fiação e cabos de manobra.

Quanto ao prazo de entrega é em média de 8 a 12 meses tendo que paralisar o funcionamento do elevador por aproximadamente 30 dias. Já sobre o pagamento existe flexibilidade, dependendo do plano de cada empresa fornecedora.

Como podemos observar, elevadores são itens essenciais dentro da estrutura de uma edificação, portanto os gestores devem ter sensibilidades para tal assunto, antes que provoque grandes transtornos aos usuários.

Eng. Sidney Brasil