Cansei de ouvir as pessoas dizendo que a internet é um meio de comunicação democrático, que tanto faz se a pessoa ou empresa é pobre ou rica, grande ou pequena, todos disputam a atenção dos possíveis clientes de igual para igual. O que define o sucesso ou fracasso é a qualidade da comunicação e não o poder econômico.
Tudo isso é verdade e é muito bom, mas como tudo na vida tem o lado ruim: a facilidade de acesso é tão grande que quando você vai comprar se depara com uma infinidade de opções de fornecedores para o mesmo produto, principalmente quando se trata de eletrônicos importados. Tudo muito democrático, empresas e pessoas bem intencionadas, golpistas e contrabandistas, todo mundo no mesmo balaio.
E o pior é que, como eu disse antes, você precisa decidir de quem comprar simplesmente pela qualidade do anúncio na sua tela. Não tem como tocar o produto para sentir a qualidade do acabamento, testar para ver se funciona, folhear, nada disso. É uma simples questão de ler um anúncio e decidir se confia no fornecedor.
Como sua decisão, portanto, tem que se basear apenas nas informações contidas no anúncio, decidi elaborar uma lista das informações que todo comprador deveria procurar num anúncio antes de comprar. Essa lista se baseia na minha experiência pessoal como lojista que entende o que um comerciante sério sempre tem e um mal intencionado não tem.
Vamos a ela:
1. Básico do básico: não existe milagre. Eletrônicos importados legítimos são comprados do fabricante, todos os lojistas compram de um mesmo distribuidor, certo? Agora imagine que as grandes redes tenham um bom desconto de escala e que, por outro lado, um lojista pequeno se contente com uma margem menor para compensar. Na melhor das hipóteses o lojista pequeno consegue empatar, mas raramente bater os preços das grandes lojas. Se o preço for muito inferior ao oferecido por uma grande loja desconfie de cara, a chance do produto ser falso, contrabandeado, roubado, etc, é muito grande! É claro que existem casos especiais em que esta regra não se aplica, como por exemplo no caso dos eletrônicos importados dos Estados Unidos pelos correios. Mesmo assim, antes de sair comprando, converse com o lojista e faça ele explicar como ele consegue este preço. A explicação tem que ser coerente e a pessoa que te atendeu confiante, sem meias respostas. Se o vendedor começar a pipocar é sinal de que tem coisa errada!
2. Vendedores honestos não tem medo de ser encontrados: procure no site as informações da empresa ou pessoa: você precisa encontrar no site no mínimo um nome, endereço e telefone, que possam ser checados. Não tem nada de errado se o dono da loja for uma pessoa física, mas tem alguma coisa errada se ele tiver medo de te dar um nome completo e um número de CPF.
Abaixo algumas dicas de como checar essas informações:
? Who is: todo web site tem um registro. Confira por este link o nome e o CNPJ (ou CPF) de quem registrou. Se a informação não for coerente com o que consta no site é melhor desconfiar;
? Reverse Phone Number: insira o número de telefone e descubra de que cidade é a linha. As informações contidas na página de informações do site tem que bater com o endereço da linha. Sabe aquela história do tipo "nossa loja fica em Miami e por isso não disponibilizamos um número de telefone..."? Não é só um jeito de não ser rastreado?
3. Pergunte pela garantia e política de devolução: quem vende bons produtos não tem medo de dar garantia ou de assegurar o direito de devolução.
4. Vendedores que só aceitam depósito bancário normalmente já estão "queimados" com os sites de pagamento seguro justamente por excesso de reclamações dos clientes. Ou simplesmente não querem se comprometer com o prazo que essas empresas exigem para liberar o dinheiro (normalmente 14 dias, para que o cliente tenha tempo de colocar uma reclamação antes se o produto não for o esperado).
5. Dê preferência aos vendedores que possuem site próprio. Este é um sinal claro de que o vendedor investiu tempo e dinheiro na criação da sua loja e que por isso não vai querer se queimar com seus clientes. Aventureiros são geralmente preguiçosos e não se dão este trabalho.
Observando estas dicas você provavelmente vai selecionar apenas os vendedores mais confiáveis e reduzir muito o risco de se decepcionar com sua compra.
Se estiver procurando eletrônicos tais como câmeras digitais, filmadoras, videogames, produtos Apple e acessórios em geral talvez você queira visitar nossa loja. Todos os nossos produtos são importados pelos correios, originais, lacrados e acompanhados de nota fiscal. Também disponibilizamos em nosso site todas as informações sobre como funciona a importação, quem somos e onde estamos para a sua segurança.

Faça uma visita! www.demiami.com.br