Era uma vez uma história. E seus equipamentos. E sua equipe. Quem assiste novelas e filmes não faz ideia do quanto uma produção audiovisual exige tempo e dinheiro. Às vezes, propagandas de 30 segundos demoram um dia inteiro para serem gravadas. Isso sem contar as horas da edição.

Antes de tudo, é preciso uma história, algo para contar. Qual o objetivo? Dizer o quê para qual público? A partir daí a próxima preocupação será quais recursos usar... Atores, equipamentos, cenários.

Para uma produção audiovisual com baixo custo, a solução é usar eletrônicos amadores e profissionais alugados. Para isso é preciso pensar bem nas cenas que serão gravadas.

Uma tomada aérea, por exemplo, precisa de uma grua móvel que levante a câmera. É preciso calcular desde o início se todos os equipamentos necessários vão caber no orçamento disponível.

Por exemplo, existem diversos modelos de câmeras filmadoras disponíveis no mercado. As que filmam em alta definição têm tecnologia de ponta com funcionalidades exclusivas. Mas, é claro, são mais caras.

Os refletores também são essenciais. Eles fornecem luz na quantidade indicada para iluminar o estúdio ou locação externa. Também existem diversos tipos, dependendo da necessidade específica.

Os microfones captam o som dos personagens eliminando ruídos indesejados. Podem ser de lapela, de mão ou direcional. E também têm acessórios como capas de pelo ou varas de suspensão.

Os tripés seguram as câmeras e permitem movimentos suaves em todas as direções.

E a lista de objetos profissionais não para por aí. São inúmeros os equipamentos e acessórios para produzir uma filmagem. E se a intenção é produzir algo de qualidade, é necessário tempo e dinheiro. Mas, até mesmo uma produção amadora precisa de recursos.

Se o assunto for interessante, a dica é fazer um ofício de patrocínio e procurar ajuda em empresas que estejam relacionadas à mensagem que o filme vai passar.

Mas se o objetivo for apenas uma brincadeira, é possível gravar com câmeras de celulares ou máquinas fotográficas digitais e usar programas de edição facilmente encontrados na internet para download. Para isso, esses equipamentos considerados amadores dão conta do recado e os custos são bastante reduzidos.

Para quem se interessa pelo campo audiovisual e pretende ingressar na área, seja de maneira profissional ou como hobby, o conselho é aprofundar em temas como: sonorização, composição, fotografia digital e técnicas de iluminação, roteiro e montagem, técnicas de animação, publicações para web e outros.