Hosana Almeida da Silva

a) Agricultura de monocultura: corresponde ao cultivo de um único produto agrícola, uma agricultura homogênea, em grandes áreas, como o plantio de soja, café, cana-de-açúcar.

b) Agricultura de subsistência: É quando o agricultor planta só para consumir os produtos da colheita, está praticando a agricultura de subsistência. Assim, as colheitas são magras e mal dão para o próprio sustento e da família, em um ano feliz, quando as chuvas ajudam, é possível conseguir uma pequena sobra para vender, mas o dinheiro adquirido é tão pouco que mal dá para comprar comida ou algo necessário.

c) Acampamento rural : É um movimento social com envolvimento político em conjunto com trabalhadores rurais (sem-terra) e proprietários de terras. No entanto, gera-se conflitos quando os "sem-terra" (MST) invadem propriedades, tornando essa ocupação marcada por violência. Essa busca pela terra recebe apoio de governantes e de entidades como o INCRA, que busca a desapropriação de terras para a tão sonhada reforma agrária, em suma essa luta pela terra é uma perversa expansão do capitalismo.

d) Correção do solo : É indispensável para o sucesso do plantio, onde se prepara o solo utilizando adubos, por tanto a análise e correção do solo é extremamente necessário, pois, com o passar dos anos, as raízes das plantas ultrapassaram os limites da cova em busca de nutrientes e com a correção do solo controla-se a acidez, garantindo o plantio futuro.

e) Cultivo consorciado : São cultivados dois produtos em uma só plantação, sempre um que cresce e outro que rama. Para melhor aproveitar o espaço e obter duas produtividades prevenindo a perda de toda a produção. Ex: milho e feijão; quiabo e maxixe; macaxeira e batata doce.

f) Desertificação : Quando ocorre seca em uma região por um longo período com pouca ou nenhuma chuva, essa mudança do clima faz com que as plantas não se desenvolvem, havendo o pastoreio excessivo no local, os animais pisoteiam o solo como também consomem o pouco de cobertura vegetal existente, deixando o solo exposto eu é disperso pelo vento, tornando esse solo infértil resultando na desertificação. Podemos observar que a ação antrópica pode gerar essa degradação.

g) Defensivo agrícola : São utilizados para conter os organismos que atingem as plantações, os quais causam danos irreparáveis ao cultivo. Os agricultores tratam as pragas utilizando os agrotóxicos sobre a lavoura, como os: Fungicidas (fungos, ferrugem), pesticidas (insetos), herbicidas (matos, ervas daninhas). Essas substâncias causam danos a natureza como à saúde do homem.

Os sistemas de irrigação por aspersão é instalado próximo do plantio, onde a água vem por canos de polutileno que é acionado por uma bomba de pressão é necessário colocar um filtro junto à saída de água, porque a sujeira pode entupir os aspersores. Existem os microaspersores que são colocados em cada planta e que não jogam água sobre as folhas, como os aspesores comuns que favorece o surgimento de fungos.

m) Irrigação por gotejamento : Esse sistema garante maior produtividade ao agricultor em clima árido e solo desértico, permitindo uma economia de água e inclusive pode misturar nutrientes a água. A técnica de gotejamento é colocada mangueiras (com filtro e bombas) ao longo da plantação, onde é gotejado água no pé de cada plantar e esse processo é controlado pelo agricultor.

n) Pecuária : É a arte de criar gado, o homem com o passar do tempo foi selecionando as espécies considerados mais úteis e que se adaptavam com mais facilidade (porco, cavalo, boi, carneiro, cabra, etc.). Hoje a pecuária possui tanta importância quanto a agricultura, sabemos que a criação de animais possui importância diferenciada em cada região.

o) Pastagem : O tipo de pastagem (alimento para animais) dependerá da divisão do rebanho em categorias, e o primeiro passo para a formação de uma boa pastagem é a escolha da forrageira que se adapte ao clima e ao animal.

p) Reflorestamento : Área destinado ao plantio de árvores que foram devastadas de uma determinada área pelo homem e agora ele o planta novamente. No princípio, plantas jovens exigem manutenção intensiva e as ervas daninhas devem ser removidas. Depois de alguns anos, as árvores jovens são podadas de forma a aprimorar o crescimento de troncos esbeltos e longos.

q) Salinização : A forma natural do solo, em geral possuiu alguns tipos de sais e quando os sais dos aqüíferos são levados para a irrigação, com o passar do tempo acumulam-se a salinidade a terra se torna compactada levando a infertilidade do solo que é impróprio para agricultura.

r) Técnica de curvas de nível : Nenhum terreno é totalmente plano, e essa irregularidade leva as águas para os terrenos mais baixos tornando-os úmidos, causando erosão e outros problemas. Para corrigir esse desnível do solo é necessário fazer as curvas de nível que é o alinhamento horizontal formando curvas no sentido contrário à direção das águas. Esse procedimento pode ser se fabricação caseira como o agricultor pode utilizar técnicas avançadas disponíveis no mercado.

s) Trabalho assalariado: bóias-frias : São trabalhadores temporários que não se fixam à terra, trabalham onde e quando há emprego (geralmente em época de colheita), suas condições de vida são precárias, devido ao injusto salário que recebem (mais valia), esse trabalhadores rurais são transportados das grandes cidades para a zona rural e só regressam no fim do dia, quando o trabalho acaba eles retornam para suas cidades de origem ou saem em busca de trabalho em outros locais.

t) Terraço : Corresponde a uma erosão hídrica sendo a principal forma de ocorrência do processo erosivo nas regiões tropicais, provocada principalmente pelo impacto direto da água sobre o terreno e pelo excessivo escoamento superficial. São várias as práticas utilizadas para controlar a erosão hídrica em solos agrícolas, sendo normalmente divididas em práticas edáficas, vegetativas e mecânicas. As práticas mecânicas são aquelas nas quais são utilizadas estruturas artificiais para a redução da energia do escoamento da água, sendo o terraceamento de terras agrícolas a prática mecânica mais difundida e utilizada.

u) Voçoroca : Quando é retirado a cobertura vegetal o solo fica exposto aos ataques, principalmente dos agentes fluviais, ocasionando o aparecimento de buracos que em tupi-guarani, essas erosões no solo chama-se voçoroca (terra rasgada).