(Jesus)

Filhos de Deus... Há alguns dias, ocorreu um encontro que, para vós, não passou de uma simples piada: Meu Pai, num dia de péssimo humor, resolveu observar a Sociedade Humana, e, percebendo que ela estava prestes a atingir o caos, resolveu dar um fim à mesma. Contudo, meu Pai Benevolente e Amoroso, achou melhor avisar a Humanidade sobre seus propósitos. Assim, chamou aos Céus três das mais influentes pessoas da Terra: George W. Bush, Fidel Castro e Bill Gates.

"É o seguinte: vou acabar com o Mundo. Por favor, avisem isso aos seres humanos. E dêem a eles a minha Mensagem Final: ?Desculpem-me pelo Incômodo?".

De volta a Terra, Bush foi à CNN, e em rede nacional, anunciou: "Povo Americano... e resto do povo humano. Tenho duas notícias. Uma boa e outra ruim. A boa é que estávamos certos, Deus de fato existe. A ruim é que Ele vai acabar com o mundo".

Castro, voltando a Cuba, convocou seus camaradas e discursou: "Camaradas, tenho duas notícias: uma ruim e outra péssima. A ruim é que estávamos errados. Deus existe. E pior, ele vai acabar com o Mundo".

Gates, acessando seu MSN, enviou um e-mail global dizendo: "Aí Galera, tenho duas notícias: uma boa e outra ainda melhor! A boa é que Deus me considera umas das pessoas mais ilustres do mundo. E a melhor, é que não precisaremos melhorar o Windows XP!".

Porém, segundos depois, Gates recebeu uma resposta do Departamento de Marketing da Microsoft, afirmando que de fato eles já haviam melhorado o Windows XP: estavam prestes a lançar o Vista. O departamento jurídico também respondeu, convenientemente lembrando que os Céus haviam assinado contratos garantindo a implementação do Vista nos sistemas Celestiais de Informática.

Insatisfeito com a aparente quebra de contrato por parte do Divino, Gates voltou ao Céu, exigindo explicações de Deus. Lembrou-o dos desagradáveis processos que seriam instaurados contra o Senhor caso Deus destruísse mesmo a Terra antes de comprar o pacote completo do Windows Vista. Deus, então, sensato e misericordioso, resolveu dar uma 2º chance aos humanos para se redimirem. Mas, como condição, exigiu que se fizesse então uma análise da Sociedade Humana e seus Elementos Característicos, e, a partir dos mesmos, indicar um caminho para o Progresso Social dessa... Sociedade.

Deus, como de costume, passou tal missão a mim. Seu Filho. Eu, tendo então de salvar os Homens pela segunda vez, resolvi não o fazer sozinho. Se fosse para ser pregado numa estaca, eu seria acompanhado. Por intermédio do Poder Celestial, decidi convocar um Conclave inédito na História. Seis ilustres personalidades, representantes das três Características Básicas da Sociedade, enumeradas pelo Profeta Dalmus Dalarius: O Poder, a Organização e a Finalidade. Seis importantes figuras as quais me auxiliarão a decifrar essa atual Sociedade.


Assim, convoco então, para esse Conclave:

Aquele que foi um dos que pior utilizaram o Poder na História, na sua forma mais nefasta: Adolf Hitler.

Para ponderá-lo, seu maior algoz, um dos que melhor usaram o Poder em prol da Paz: Sir Winston Churchill.

Sobre a Organização, aquele que melhor definiu o Modo Organizacional de uma Cidade, de uma Sociedade, pela ordem e disciplina: o sábio Sócrates, e seu Oráculo de Delfos.

E aquele que melhor definiu a Sociedade como Livre da Ordem: Adam Smith.

Para discutir a Finalidade do Homem e da Sociedade: A finalidade da Virtude, do Espírito: Eu, Jesus Cristo.

Em contra partida, a finalidade material, das riquezas e da diversão: o próprio. Bill Gates.




(Jesus)

Filhos. Como sabeis, Vós fostes convocados, dos confins do Inferno, aos Arranha-Céus de Nova York, para aqui esclarecer Comigo como as três características formadoras da Sociedade se entrelaçam, como são, como deveriam ser e como o ser, pois a Sociedade atual desagrada a meu Pai. Comecemos?



(Sócrates)

Ora, Filho Desconhecido de Zeus. Arriscaríamos dizer que a Sociedade nada mais é do que o conjunto de indivíduos arranjados e organizados sob determinado poder, tendo em vista determinado objetivo. Estou certo ou errado?



(Jesus)

Tu mesmo o disseste!



(Churchill)

Bem sabe que o é, Sócrates. Não se faça de rogado. Aliás, a partir de sua definição, percebe-se que podemos dividir a Sociedade em várias Sociedades Menores. Micro sociedades, que juntas formam a Sociedade Humana...



(Sócrates)

Creio que seu comentário carece de informação, Churchill. Devemos nos aprofundar mais no tema.



(Adam Smith)

Acho que entendi o que ele quis dizer: Em princípio, tudo é formado como uma Sociedade, pois podemos encontrar organização em praticamente qualquer lugar. Embora eu insista: Devemos desregulamentar tudo isso: Seria o 1º passo para melhorar a Sociedade. Creiam-me: Todos devem ser livres para fazer o que bem entenderem. Pois, querendo ou não, somos todos movidos por nosso próprio egoísmo. A partir dele, pasmem, a Sociedade se auto-regula!



(Hitler)

Suponho que vá mencionar sua Mão Invisível. Isso me cheira a Anarquia. Comunismo. Aquilo que poderosamente combati!



(Sócrates)

Mão Invisível? O que queres dizer? Oráculo!



(Oráculo de Delfos)

A Mão Invisível, ó Sócrates, que regula a Economia e conseqüentemente a Sociedade de maneira ad hoc, ponderando os desejos individuais egoístas, resultando no acidental, porém conveniente Bem-Estar Social. Não deve ser a Sociedade organizada. A Organização é uma continuação lógica do Mercado.



(Gates)

Hei galera, vamos com calma! Acho que a História já comprovou que precisamos sim de um certo controle! Uma certa Organização! O que seria do mundo sem a organização oferecida pelo Office 2007?



(Sócrates)

Refere-se ao Estado, se bem o entendo, caro discípulo! Ora, o Homem nada atingirá se antes não se organizar de maneira rígida e ordenada. A disciplina faz com que o Homem conheça a si mesmo. É natural do Ser Vivo se organizar em Sociedade. Não dizia Cícero que o Homem não se isola, que precisa de companhia, mesmo quando abastado? E meu sucessor, Aristóteles, não afirmou ser o Homem um Animal Político? Até mesmo os átomos rudimentares, por instinto, se organizaram. Com a finalidade de evoluir, segundo argumentou Darwin.



(Jesus)

Grego hipócrita!



(Sócrates)

Perdão!



(Adam Smith)

Estão todos influenciados por meu rival Keynes. Tal Filosofia Organizacional é culpa dele.
(Sócrates)

Keynes? Desconheço-o.



(Oráculo de Delfos)

Aprende, Sócrates: John Maynard Keynes sugeriu a Organização da Sociedade pelo Estado. O Poder deve exercer seu papel na organização. Pois em contrário, o Caos prevalece.



(Sócrates)

Poderoso Oráculo, o que seria da minha ignorância sem ti. Como pude não observar a lógica do mundo? Mas aprendo. E aprendas comigo Adam Smith. Diga-me: com o advento da Razão, não surge o Poder?



(Adam Smith)

Sim, Sócrates.



(Sócrates)

Portanto, não é certo afirmar que a partir do Poder, o Instinto dá lugar à Razão?



(Adam Smith)

Não entendo. Onde quer chegar?



(Sócrates)

Pelos Deuses! O Homem, quando Racional, não deseja nada mais que o Poder?



(Hitler)

SIM! APOIADO!



(Cristo)

Por intermédio de Meu Pai, não vos esqueçam.



(Sócrates)

Que o seja. Mas, alcançado então o Poder, o Homem utiliza a Razão para satisfazer seu Instinto, que é o desejo de ter, possuir, e de mandar. Estou certo?



(Gates)

Agora sou eu quem o apoio!



(Cristo)

Filhos, dizeis que a Finalidade do Homem é mandar!? É ter!? Sua Finalidade deve ser a Virtude Espiritual. A Paz Interior. Assim como meu Pai a designou.



(Gates)

Nada contra essa Designação! Mas podemos ser Virtuosos, e Ricos ao mesmo tempo! Todos discutindo a Espiritualidade do mundo em Tempo Real, via MSN Beta e Celulares Blue Tooth!







(Hitler)

E digo mais: ALGUÉM há de ordenar e controlar as vis e impuras idéias de certos elementos contrários ao Progresso e à Sociedade a qual nos referimos. Vilões como arruaceiros, judeus, comunistas, até mesmo as Testemunhas de seu "Pai". Caso contrário, como poderão vocês discutirão suas bobagens em paz? Sem importunadores? Faz-se necessário alguém Forte para manter a Ordem. Por isso, Minha Luta, Mein Kampf , como disse, é a Paz Social via o Poder! Eu, o Príncipe Encarnado de Maquiavel. Eu mantive a Ordem, e a manterei por mil anos!



(Cristo)

Cala-te, Demônio do Quinto Inferno de Dante. Cala-te, ou volte já de onde foi convocado.



(Sócrates)

Mein Kampf? Tu, um Príncipe?



(Oráculo de Delfos)

Sócrates, encontra a Verdade dentro de ti: O anti-semitismo, a necessidade de se utilizar o Poder para libertar a Germânia e qualquer outra nação sob o julgo sinistro dos Filhos de Abraão e Jacó, aliado aos conselhos e supostas táticas doutrinadas por Nicolai Maquiavel levariam qualquer líder a cometer atos impensáveis à nossa Democracia.



(Churchill)

Acalmemo-nos. O Diálogo e a Diplomacia devem ser nossos fios condutores aqui. Já estou farto de guerras desnecessárias, causadas por este infame colega.

(suspiro)

Está bem claro que a Organização é necessária à Sociedade. Como então, organizá-la? Entendo que o Poder é necessário nessa missão. O que pensas, Sócrates?

(Sócrates)

Justa e ponderada é sua argumentação. Adam Smith, tu que está quieto e recatado, pergunto-te: quando eras jovem e ingênuo, erravas ou não? Por desconhecimento das Coisas? De como as Coisas funcionavam?



(Adam Smith)

Sim, errava.



(Sócrates)

Mas então, teus Pais, sábios, não o orientavam sobre a melhor maneira de agir? Para que tu mesmo fosses feliz?



(Adam Smith)

Sim. Orientavam-me.



(Sócrates)

Logo, teus pais o aconselhavam a se organizar, a como se organizar e porque se organizar.



(Adam Smith)

Agora que dizes, assim o vejo e creio.



(Sócrates)

Não deixemos a linha de pensamento descontinuar-se! Adam Smith, imagine então, seus irmãos, primos, vizinhos e conhecidos. Todos seguiram da mesma forma? Ou não?



(Adam Smith)

Sim...



(Sócrates)

Ora! E a união de todos vocês não forma uma Sociedade? Uma Sociedade Organizada? Uma Polis Organizada? Por intermédio do Poder Paternal?



(Adam Smith)

Sim, fato verídico. Mas se pudéssemos seguir nossas próprias idéias de acordo com nossas próprias vontades, cedo ou tarde nos auto-equilibraríamos.



(Sócrates)

Assim o pensas. Mas novamente o pergunto: Isso de fato aconteceu?



(Adam Smith)

Bem, a princípio, sim, mas depois, por uma série de fatores não previstos, mas perfeitamente corrigíveis, houve uma certa disparidade de interesses, resultando numa pequena crise, a qual certos indivíduos creditaram a mim, coisa que não faz o menos sentido. E ainda colocaram o Estado como solução, com este intervindo na Economia. Tudo muito precipitado, se me perguntarem...



(Sócrates)

Ah! A uma Crise, tu te refere? Concordas, Oráculo?



(Oráculo de Delfos)

Sócrates, as linhas do Tempo são mais longas que suas barbas. Após o Nascimento deste que nos acompanha, 1929 anos depois, uma crise se impôs à Humanidade. Livre-arbítrio e abundância eram difundidos no Homem. Mas a ganância os levou à bancarrota. O Estado veio então ao socorro. Forçando o Homem a partilhar e planejar.



(Hitler)

O Estado! Sim, agora o entendo, Sócrates. Você, por meio de perguntas idiotas, quer dizer que o Poder é necessário de fato à Sociedade. Apenas confirmando minhas palavras.



(Churchill)

Não se empolge. Já te dei uma lição. Darei-a novamente, se necessário.



(Hitler)

O Poder é o Motor da Sociedade, inglês. Digo: Sem o Poder, a Sociedade não progride. Não há ordem!


(Gates)

Principalmente o Poder Financeiro! Pois sem ele, meu chapa, não há Estado!



(Sócrates)

Pelo Oráculo! Então, Hitler, afirmas que o Poder foi criado apenas para organizar?



(Hitler)

Sim. Organizar a Nação Ariana. A atingir sua pureza.
(Sócrates)

Evidentemente, no seu caso. Mas, pensemos juntos: unido à Razão, o Poder tem seu significado, digamos, expandido, distorcido, a ponto de superar a própria Razão? Que me diz?



(Hitler)

O Poder é poderoso per si. Isso basta.



(Sócrates)

E ainda chamam-me Redundante! Mas, portanto, a Sociedade, creio, usa então o Poder para resolver problemas que, ao meu ver, o próprio Poder cria?



(Cristo)

Já não disse meu Pai? Não é do Homem o dirigir o seu Passo.



(Gates)

Concordo contigo, Jesus Cristo Superstar! Por isso, adquiram já o Windows Vista GPS Edition! Ideal para laptops e veículos! É o seu passo devidamente dirigido!



(Hitler)

Recuso a responder-te, Sócrates. Estás a deturpar, a distorcer a presente discussão com suas próprias dúvidas. Basta!



(Churchill)

Percebo seu raciocínio, Sócrates. O Poder deve ser usado, então, de forma ponderada e sábia. De maneira a conciliar o desejo de liberdade privada e a preocupação com o Bem Comum. Não apenas para conquistar o próximo ou impor suas próprias vontades ou opiniões sobre a Sociedade, como certos elementos aqui tentam nos convencer.



(Cristo)

Diz meu Pai: Respeite o próximo como desejas que respeitem a ti mesmo.



(Sócrates)

Dizeis então que o Poder é obrigatório e necessário. Pode-se dizer, então, que a Sociologia, por exemplo, ao estudar a Sociedade, nada mais é do que fruto do Poder que Regula o Próprio Poder?



(Adam Smith)

Isso ratifica então o meu pensamento, Sócrates: Quanto menor o Poder, melhor a Sociedade, pois menores serão os problemas! Especialmente os econômicos!



(Sócrates)

De fato! Mas permita-me. Digo: a Economia, então, também não advém do Poder? Como distribuir o escasso ao abundante?



(Cristo)

Apenas eu o faço, Filhos. Com peixes e pães.



(Gates)

E eu com dinheiro! Nunca viu? Distribuir muito para poucos, de preferência!



(Churchill)

Não, Adam! O Poder deve regulamentar apenas o necessário, quando necessário e como for necessário. Sempre se respeitando os Direitos fundamentais do Homem. Contudo, atente bem que, por "necessário", devemos entender "sempre", já que é da índole humana viver em sociedade. É característica básica dela. E para seu perfeito funcionamento, de forma perfeita deve ser exercido o Poder.



(Sócrates)

Meu caríssimo e sapientíssimo Churchill: É a isso então o que chamamos de Política?



(Cristo)

Sócrates, tu mesmo o disseste!



(Hitler)

Defina você o que é Política, Grego dos Infernos!



(Sócrates)

Por que não o defines, Gates?



(Gates)

A Maiêutica é contigo, Sócrates! Como bom Sofista, sugiro que vocês comprem o Windows Vista e acessem o Wikipedia for Windows! Acharão todas as respostas e definições! A um preço ética e moralmente razoável! Definições organizadas e poderosas! Mas se quiser defini-la, Sócrates, ficarei feliz em ouvi-lo!




(Oráculo de Delfos)

Sofistas. Cobram para ensinar. Originadores das escolas e faculdades particulares. Ao contrário de tu, Sócrates, que ensinas pelo prazer de definir suas teses!



(Sócrates)

Tolos! E mais tolos! Como posso eu definir algo, se só sei que nada sei?



(Cristo)

Se souberes que nada sabe, algo então tu sabes: que nada sabe. É um paradoxo.



(Churchill)

Discursos sem conteúdo não são úteis na Política. Exceto talvez no Brasil. Assim, digo que a Política é a nada mais do que a Organização do Poder.



(Sócrates)

Interessante! Continue: porque o Poder deve ser organizado?



(Hitler)

Para se atingir uma finalidade! Um objetivo! Como purificar a Raça Humana!



(Sócrates)

Ah! Dizes então, Führer, que o Poder deve ser Organizado para se atingir uma Finalidade?



(Gates)

Foi isso mesmo que ele disse, grego geriátrico. Você precisa de mais memória RAM.

Enfim, o Poder deve ser organizado de forma a permitir que os Homens sejam felizes na Terra. Aproveitando os prazeres e confortos disponíveis ao máximo! Certo? Certíssimo!



(Cristo)

A Finalidade do Homem é ser Feliz. Mas a Felicidade é espiritual. A procura incessante da riqueza material leva apenas ao infortúnio e à tristeza.



(Gates)

Se bem me lembro da Escola Dominical, Cristo, disse o profeta, nos Eclesiastes, capítulo 10, versículo 19: "O pão é para o riso dos trabalhadores, e o próprio vinho alegra a vida, mas é o Dinheiro que encontra resposta para todas as coisas". Que me dizes?



(Cristo)

Deves entender a Palavra no seu sentido Maior, e não apenas no sentido literal. Abra sua Mente para Sabedoria do Divino. Distancie-se de seus aparelhos materiais e invista no Celeste.



(Adam Smith)

E há maneira melhor de se conseguir a Riqueza do que através do Mercado? Tão liberal ele é...





(Hitler)

A Felicidade é possível apenas com uma Sociedade Perfeita e Pura, formada por um Estado forte e imponente. Insisto!



(Cristo)

O Homem deve estar feliz consigo mesmo. Ter Paz de Espírito e Consciência. Seguindo os conselhos de meu Pai, todos os problemas da Sociedade resolver-se-ão. Da Paz Espiritual, pode o Homem, como conseqüência, conseguir a riqueza material. Não se lembram de Jó? Fiel a Deus, mesmo sob a pressão e maledicências de Satanás, resistiu à tentação. Encontrou sua felicidade no seu espírito. Meu Pai, reconhecendo a fé inabalável de Jô, o presenteou com inimagináveis riquezas materiais. O Material pode até trazer felicidade. Mas a Plenitude só é alcançada pelo Espírito.



(Gates)

Para todas as outras coisas, existe o cartão Microsoft Máster Card.



(Sócrates)

Dizes então que o problema da atual Sociedade é o excessivo materialismo?



(Cristo)

Tu mesmo o disseste.



(Gates)

Discordo! Sempre jogam a responsabilidade nos abastados. É propício da religião. Ainda bem que sou Calvinista.



(Sócrates)

Calvino?



(Oráculo de Delfos)

Calvino, aquele que pregou a avareza e acumulação de Capital como meio de se agradar a Zeus e conquistar a Benção Celestial para o Paraíso. Séculos depois, filosofia deturpada pela Igreja Universal do Reino de Deus.



(Sócrates)

Ora, Oráculo. Então, não foi o próprio Homem que se autodirigiu a essa finalidade? Não é necessidade primordial do Homem, o Ter?



(Cristo)

Apenas para o cego à Verdade Celestial.



(Adam Smith)

Sejamos realistas: a felicidade material é muito mais tangível, usando um pleonasmo vicioso, do que a espiritual. Logo, na urgente necessidade de ser feliz, é entendível que o Homem priorize esta em razão daquela. Entenda isso, Filho de Deus! Nosso tempo é curto, ao contrário do Seu.



(Sócrates)

E o Poder do Estado não representa, atualmente, justamente o Ápice dessa filosofia? Refiro-me ao Capitalismo, ou erro ao dizê-lo?





(Adam Smith)

Santo Capitalismo!



(Gates)

Amém!



(Churchill)

É relativo. Observem a Escandinávia. São eles os melhores representantes do Welfare State, onde o Capital e o Poder se organizam da melhor forma tendo por finalidade do Bem Comum. E não deixam de ser capitalistas. Porque tal filosofia não se expande aos quatro cantos da Terra? Será tão difícil?



(Gates)

A Finlândia é uma dos maiores usuários do Office 2007!



(Sócrates)

O que dizes?



(Oráculo de Delfos)

Welfare State: Onde o Estado se preocupa e prioriza o Bem Comum, a Coletividade, mas sem abandonar os princípios capitalistas e os desejos individuais. Praticado pelos Vikings, atuais Nórdicos e finlandeses. Um exemplo a ser seguido.






(Sócrates)

Dizes que devemos então, encontrar um meio termo entre a Felicidade Coletiva e a Privada? Uma Terceira Via?



(Churchill)

Isso! Não uma Terceira, mas sim uma Única. Uma que agrade a gregos e troianos, além de Espartanos. E não apenas trezentos deles. Que, por intermédio do Poder e da Organização, faça com que as diversas etnias da Raça Humana se unam em prol do Bem Coletivo.



(Sócrates)

Excelentes pensadores vós sois. Acredito que é seguro presumir doravante, que podemos considerar os problemas da Sociedade são fruto da Descaracterização de suas Características?



(Churchill)

Não o definiria de forma melhor.



(Hitler)

Ou mais redundante!



(Cristo)

Dai a Deus as coisas de Deus, e a César as coisas de César. Respeitai as Leis e a Paz reinará.





(Adam Smith)

Refere-se ao Direito?



(Hitler)

Direito. O Direito é muito relativo. Alguns não o merecem!



(Sócrates)

Curioso! Presumo que todos por unanimidade e ao mesmo tempo perceberam que o Direito, as Leis, são a forma de como o Poder se organiza para se atingir um Fim? É isso?



(Gates)

É isso aí!



(Churchill)

A Finalidade da Sociedade deve ponderar os interesses do coletivo e do individual. Melhor síntese não há.



(Cristo)

Mas a verdadeira finalidade é a Espiritual.



(Adam Smith)

A Liberdade é a Finalidade Máxima. Ser livre. A partir daí se atinge os demais fins. Já o disse!



(Gates)

O Individual. O Fim Social é a felicidade individual. Com muito conforto eletrônico, de preferência.



(Hitler)

O Interesse da Nação Ariana.



(Sócrates)

Ora, independentemente de suas opiniões particulares, podemos então generalizar que o Direito organiza o Poder para atingir a Finalidade do Bem Comum?



(TODOS)

Tu Mesmo o Disseste, Sócrates!



(Churchill)

Acho que podemos afirmar então que a presença do Capital é o fator principal da Sociedade se apresentar no atual status quo.



(Gates)

Protesto! Novamente a culpa é da classe dominante! Tão sem criatividade é a História ao culpar os... Culpados! Todos invejosos!






(Cristo)

Filhos, a Sociedade tem a capacidade de adequar as características aqui discutidas às reais necessidades Humanas. O que lhes falta, é apenas a vontade. O Espírito. Por isso devemos levar a Palavra de Deus ao Mundo.



(Adam Smith)

Ainda creio que devemos libertar os Homens. É a solução mais rápida, adequada, e fácil!



(Hitler)

Por meio do Estado! O Estado Forte apenas é capaz de introduzir tal idéia no âmago da Sociedade.



(Sócrates)

Portanto, se a Sociedade é então, Organizada de tal forma por um Poder, para se atingir um Fim material e espiritual, ponderando essas duas vertentes, devem os Homens dar menos importância ao Dinheiro, como Churchill supôs?




(Gates)

Não! Que o Estado se responsabilize!



(Sócrates)

Faz-se necessário então uma análise minuciosa do que é o Estado? De sua Finalidade?




(Adam Smith)

Perfeitamente.



(Hitler)

E eu já não o disse?



(Churchill)

Concordo. O Fim do Estado é a chave para continuarmos a entender o processo social que forma o Homem.



(Cristo)

De acordo. Pois Deus dá autoridade ao Homem para que se governe como o bem entender, até que se prove a ineficácia Humana em se autogovernar. Mas o Reino de meu Pai mostrará ser o Único Capaz. Entretanto, creio que uma análise do Estado deve ser mesmo feita. Mas não agora. Nos próximos Conclaves. De acordo?



(TODOS)

De acordo.



(Cristo)

Assim, que a Paz esteja Convosco.