Um povo como o brasileiro tem que acertar em sua política participativa. Pode ser na criação de assembléias populares pra escolher os seus representantes, seja por meio do voto livre, como nas associações de moradores, grupos indígenas e quilombos.
Com apoio de um novo poder, que pode aproximar dos organismos de igrejas, como cnbb, crb, cnl, entre outras ongs que estão espalhadas por todo Brasil. Com apoio de referendo popular poderia colocar também em ação o poder do povo, através de avaliação permanente ações voltadas para o interesse da nação.
O hino nacional poderia ser o hino a Pátria, pois ele fala mais da vida do povo e supera o positivismo do hino atual. Além de incentivar a recriação da habitação dos povos indígenas, pois os Guaranis, Tremembés, Tapepas, Timbiras, entre outros estão sem terras. Seria implantada a revolução cultural com um novo significado de nação nativa, com apoio do movimento quilombola.
Nas escolas tradicionais poderia criar os grêmios mirins, para criar na garotada a cidadania de pequeno.
Um outro Brasil político com outra foram de organização pensada a parti do povo que aqui mora e não mais eurocêntrica é possível.