RATINHO JR, com 35,09% dos votos, e GUSTAVO FRUET, com 27,22%, são os candidatos guindados ao 2º turno das eleições de CURITIBA.

Os resultados do 1º turno podem vislumbrar, segundo vários analistas, um revés pessoal do governador Beto Richa, padrinho da candidatura de Luciano Ducci, assim como do senador Roberto Requião, que impôs a candidatura de Rafael Greca ao seu partido. A dianteira obtida por Ratinho Jr, do PSC, serve de alerta ao jeito enferrujado de fazer política dos partidos que dominaram o cenário das últimas eleições na cidade.

No caso de Ducci, indiscutível opção pessoal do atual governador, a derrota nas urnas escancarou a falta de agilidade e carisma do seu pupilo, campeão de rejeições de voto em Curitiba, bem como sinalizou à antipatia acentuada contra a arrogância e a falta de criatividade imprimida na operacionalização da política local, visível nos escalões do poder executivo municipal e também estadual.

Partidariamente, os grandes derrotados foram PSDB e o PMDB. Este último, que já foi o “maior partido do ocidente”, só conseguiu eleger um único vereador na capital (Noêmia Rocha), e os votos conferidos a Greca podem ser contabilizados mais à conta de seu perfil afável e culto do que ao cacife político de Requião.

Ainda no terreno partidário, o PT também não mostrou avanços em termos de resultados - por conta do Mensalão e outros quejandos -, emplacando os mesmos três vereadores de 2008, agora reeleitos, em que pese a aliança que garantiu Gustavo Fruet no 2º turno. Méritos, no caso, ao próprio candidato do PDT e sua equipe de apoio, além das bênçãos federais garantidas pelos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, apesar do estilo monocórdio do herdeiro político do ex-prefeito Maurício Fruet. .

Gente boa de Curitiba, o 2º turno está aberto às apostas. Ratinho Jr ou Gustavo Fruet?

= = = = = = = = = 

* Wagner D’Angelis - advogado, historiador e professor universitário.

E-mail: [email protected] /[email protected]