Eleição Presidencial 2010 ? Seu voto é Para FHC ou Lula ?


Prof. Ivan Santiago Silva *



As eleições presidenciais deste ano marcam uma espécie de referendo popular: qual presidente foi mais eficiente? Fernando Henrique Cardoso ou Lula? A sociedade brasileira discute qual modelo foi vitorioso, e sempre existem comparações entre um presidente e outro. Vamos aos fatos.
Fernando Henrique Cardoso foi, sem dúvida nenhuma, um dois mais brilhantes presidentes do Brasil e quiçá, do mundo. Como estadista, foi aclamado mundo afora e recebeu diversas honrarias e vários títulos de Doutor em diversas universidades renomadas, ora como grande intelectual que o é, ora como um homem digno de presidir o então país do futuro.
Fernando Henrique foi brilhante. Ao assumir com postura o ministério da fazenda, o então sociólogo formou a equipe vencedora, que conduziu o Brasil ao século XXI: Era lançado o Plano Real, o maior plano de estabilização econômica até então criado. Fernando Henrique fez-se presidente da república e iniciou a "Era FHC", e implementou a verdadeira mudança estrutural na sociedade e na economia do Brasil
A Era FHC promoveu a diminuição do Estado do Brasil, principalmente através da privatização das estatais do governo federal (e conseqüentemente das congêneres estaduais). As criticadas privatizações possibilitaram a você, meu leitor, acessar este artigo on line, pois antes, para possuir um serviço telefônico, um cidadão tinha comprar planos de expansão (esperar meses e ou anos para obter um telefone ou ainda pagar o equivalente a um carro ou moto para possuir o serviço na época).
O legado de FHC inclui um maior dinamismo da sociedade e da economia do Brasil, pois a abertura do país promoveu uma maior interação com o sistema internacional e um fluxo (uma das palavras chave do capitalismo) dentro do território brasileiro.
Podemos elencar páginas e páginas de defeitos da gestão fernandista. Corrupção, déficits, crises, empréstimos oriundos do FMI, perda da autonomia do país dentre outros. Mas, não me proponho a isso neste artigo. E Lula? Vamos aos fatos?
Luís Inácio Lula da Silva, nordestinho de Garanhuns, semi ? analfabeto, foi, um dos maiores presidentes do Brasil na História e sem dúvida o maior estadista da década. Lula quebrou paradigmas, foi reconhecido mundo afora e este ano recebeu o prêmio de estadista global em Davos, o que fundamenta as minhas frases acima.
Lula ao assumir a presidência, demonstrou habilidades que a mídia brasileira sempre deturpou erroneamente, como estancar os déficits de FHC e a interferência na Rodada de Cancun da OMC, onde o Brasil se impôs no mundo antes do primeiro ano de mandato do então presidente. Sobre os alicerces criados por Fernando Henrique, Lula intensificou as relações comerciais com o mundo e a massa miserável brasileira possuía um representante legítimo. Foi o primeiro deste o tempo da Colônia do Brasil, que um governante não vinha da elite política.
Surge a "Era Lula" com a idéia de atender os menos favorecidos com planos e ações, os famosos: Bolsa Família, Fome Zero dentre outros. Passado a parte da crítica pesada, veio a colheita: a diminuição das classes E e D e o aumento da Classe C no Brasil. Com isso, ações como o Prouni dentre outros, ganham relevância e possibilitam ainda mais mobilidade social.
Lula projetou o Brasil como uma potência regional de status global. Pode-se dizer, que é um dos homens que fez o mundo passar de multipolar à pluripolar, pois os países emergentes como o Brasil ganharam relevância no cenário mundial. Lula conduziu o Brasil na maior crise econômica da História de forma brilhante: incentivou o consumo interno através do Programa Minha Casa Minha Vida e da redução dos impostos sobre carros e outros produtos. Esta foi a segunda colheita dos programas sociais: no auge da crise, o Brasil possuía um classe C , que com crédito, passou a consumir.
Passada a crise e praticamente os oito anos da Era Lula, podemos também citar páginas e páginas de defeitos da gestão lulista, como escândalos, corrupção dentre outros, mas também não é a isto que me proponho.
Agora, nas eleições presidenciais deste ano, Dilma e Serra defendem seus antecessores e caberá ao eleitor cidadão definir qual foi o melhor. Lula possui uma vantagem de ser o presidente e possuir uma ampla aprovação popular.
Independente da corrida ao Palácio do Planalto cabe ao povo brasileiro reconhecer que nos últimos dezesseis anos tivemos dois presidentes-estadistas históricos pelas suas gestões. É claro que temas relevantes não foram abordados ou mal geridos. Contudo, o Brasil é hoje uma democracia consolidada em grande parte ao posicionamento destes presidentes.
Espero que o eleitor possa escolher entre os dois modelos, ou ainda optar com outras idéias como a da Candidata Marina da Silva. O que vale mesmo é o show da democracia.
Prof. Ivan Santiago Silva - Graduado em Geografia e pós graduado em Educação, docente titular do Instituto Superior de Ciências Aplicadas do curso de Geografia e Ciências Sociais. É autor do livro Brasil, Imperialismo e Integração na América Latina
Fale com o autor : [email protected]