E não é que ele andava esquecido, mas graças ao bom Deus não morto... Volto falar do amigo Linno Typpo, aquele doublê de repórter investigativo, viajante planetário e que diz ter um pezinho na família real inglesa, pois é conhecido do primo distante de um amigo de um ex-empregado de um chofer da carruagem (acho que é isso) de uma prima distante da  rainha Elizabeth.

Como é final de ano, achei que ele lembrou do amigo, no caso eu, para desejar boas festas e estas coisas que a etiqueta social impõe a toda pessoa civilizada. Mas com todo movimento “vai curíntia”, “vem curíntia”, também pensei que ele pudesse querer falar do Mundial de Clube. Se bem que, sei não, a “relação” dele com a família real inglesa, capaz do Linno ter torcido é pro Chelsea e se deu mal...

Linno começou o papo (por telefone a cobrar e só depois me dizendo que estava na Austrália, nem quero ver minha conta) dizendo que se sentia o próprio Papai Noel. Fui elogiar por vê-lo “entusiasmado” e com “espírito natalino”. Ele interrompeu irritado: “Que mané Natal, que Papai Noel, que nada?! Me sinto é velho, gordo e de saco cheio...” Pra falar a verdade, nem ri, só perguntei porquê ?

Ele disse:“Não tá vendo? Depois do Mundial de Clubes, você liga a TV a qualquer hora e só falam do Corinthians?”  Eu argumentei, dizendo é um título importante, que o Corinthians tem uma das maiores torcidas do Brasil e milhares de torcedores foram ao Japão acompanhar as finais, enfim, que o time brasileiro fez grande jogo contra os ingleses e mereceu o título.   

Pensei que ele fosse começar discurso pró- Chelsea, dizendo que a impecável atuação do goleiro “corintiano” Cássio é que tirou o título dos ingleses. Mas ele disse: “Se fosse meu time que fosse campeão não teria toda essa festa, toda a badalação. Isso é coisa da mídia imperialista, etc, etc e tal...” Não dei muita corda ao Linno, educadamente interrompi e perguntei, “Mas para qual time você torce?” Ele meio enigmático me disse: “Você não sabe? O Íbis FC, de Pernambuco!”. E desligou.

Curioso, pesquisei sobre o clube. Fundado em 1938, o Íbis é da cidade de Paulista (PE) e, nas décadas de 70 e 80, foi considerado o pior time do mundo ao perder 9 partidas seguidas e ficar 23 jogos sem vitórias. Um dos ídolos da equipe, Mauro Shampoo, foi imortalizado em música do Oswaldo Montenegro. Ah, Íbis é um pássaro conhecido em alguns países, segundo a lenda, por ser o último a sumir antes do furacão e o primeiro a surgir após a tempestade...