Às vezes cruzamos em nossas caminhadas da vida por pessoas diferentes, e que aos olhos dessa sociedade moralista e machista são discriminados.
Alguns de nós demonstramos desprezo ou mesmo preconceito, outros mais ingênuos atribuem ao "demônio no corpo".
Quanta ignorância! Essas pessoas, algumas que se dizem espíritas esquecem-se do que o saudoso Chico Xavier através das mensagens de André Luiz ( Livro sinal Verde):
"Não julgue os supostos desajustamentos ou as falhas reconhecidas do sexo e sim respeite as manifestações sexuais do próximo, tanto quanto você pede respeito para aquelas que lhe caracterizam a existência, considerando que a comunhão sexual é sempre assunto íntimo entre duas pessoas, e, vendo duas pessoas unidas, você nunca pode afirmar com certeza o que fazem; e, se a denúncia quanto à vida sexual de alguém é formulada por parceiro ou parceira desse alguém, é possível que o denunciante seja mais culpado quanto aos erros havidos, de vez que, para saber tanto acerca da pessoa apontada ao escárnio público, terá compartilhado das mesmas experiências."
Ao contrário do que muitos possam imaginar a posição da doutrina espírita não é de condenação ao homossexual. Aliás, a filosofia espírita não possui a característica da condenação de quaisquer atos ou posturas. Ao invés disto, estuda e compreende a origem dos problemas procurando esclarecer os indivíduos e não condená-los.
Todas as tendências, vocações ou inclinações psicológicas não são decorrentes apenas das experiências da nossa vida atual. Nossa história é muito mais antiga e complexa do que possa parecer. Se é verdade que a gestação é uma fase extremamente importante na transmissão de energias mentais da mãe para o filho e vice-versa, se é real que nosso psiquismo se consolida através das experiências das diversas etapas infantis e juvenis, há muito além disto. Trazemos nos mais profundos arquivos do inconsciente um somatório de vivências tanto felizes como desagradáveis. Alegrias, decepções, momentos de enlevo ou traumas violentos foram por nós assimilados em vidas passadas. Construímos energias, em nós mesmos, que poderão permanecer conosco durante séculos.
Não é possível segundo a ótica do conhecimento reencarnacionista, nos limitar-mos a uma visão reducionista relativa a poucas décadas de uma existência quando temos informação que somos seres humanos que reencarnam há muitos milhares de anos.
A homossexualidade, seja "provação", seja "expiação", sempre coloca seu portador em situação delicada perante a sociedade, já a partir do lar.
É no meio familiar que o homossexual deverá encontrar sólidos alicerces preparativos para os embates da vida, contando com o incomparável arrimo da compreensão, principalmente do respeito.
A recomendação do Espiritismo é que se tenha o respeito e a compreensão para com os irmãos que transitam em condições sexuais inversivas (homossexualismo) ocorre em função do sentimento de fraternidade ou caridade que deve presidir o relacionamento humano, mas igualmente pelo fato de que nenhum de nós tem autoridade suficiente para condenar quem quer que seja, pois todos temos dificuldades morais e/ou materiais graves que precisam de educação. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro Vida e Sexo com a seguinte recomendação:
"Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".
Por isso, lembremo-nos de que homossexualismo não deve, ser classificado como uma psicopatia ou como um comportamento merecedor de discriminação ou medidas repressivas. O homossexual, especialmente o "transexual", merece toda a nossa compreensão e ajuda, para que ele possa vencer sua luta de adaptação ao novo sexo adquirido com o renascimento.
Alguns homossexuais; os chamados adquiridos poderão ser reorientados, de maneira a se comportarem normalmente dentro dos padrões impostos pelo meio social, assim como suas famílias devem ser orientadas a os compreender e aceitar.
Reflitam... Sobre isso: Ele é Homossexual? E daí?
Marcos Paterra

Bibliografia:
? Küll, Euripedes. Homossexualidade e Espiritismo/Artigo : http://www.feal.com.br/artigo.php?car_id=24&col_id=31&t=A-Homossexualidade-e-o-Espiritismo-%96-Parte-2
? Xavier, Francisco Cândido/ André Luiz- Sinal Verde : http://www.aeradoespirito.net/ALuiz/AndreLuizSinalVerde.pdf
? Xavier, Francisco Cândido/ Emmanuel - Vida e Sexo: http://www.alemdoarcoiris.com/DOWNLOADS/VidaeSexo.pdf