Silvana Aparecida Batista e Almeida
Especialista em Língua Portuguesa PREPES ? PUC MINAS
Pós-graduanda em Educação Inclusiva- PUC MINAS
Pós-graduanda em Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental ?UFJF
Professora de Língua Portuguesa- Rede Estadual
Professora da Faculdade de Pará Minas-Fapam

"Criar meu web site
Fazer minha homepage" (GilbertoGil)


RESUMO:



A sociedade enfrenta grandes transformações com a revolução tecnológica. Cabe ao professor,como profissional da educação, se inteirar da elaboração e construção de material pedagógico a partir de Tecnologias da Informação e Comunicação de forma a introduzir o uso do computador no cotidiano escolar estabelecendo a interatividade de sua disciplina com a informática. A introdução de tecnologia na sala de aula deve estar amplamente ligada ao conteúdo da disciplina e à construção do conhecimento e não apenas servir como entretenimento para passar o tempo e cogitar a ideia de que a escola está inserida no mundo virtual.

Palavras- chave: TIC, Material Pedagógico,Interatividade



INTRODUÇÃO



A sociedade vem sofrendo mudanças significativas em todas as áreas do conhecimento com a instauração da revolução digital "com um desenvolvimento científico e tecnológico que aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas" (PRETTO,1999); desde a criação de novos canais comunicacionais até modificações nas formas de linguagens de alguns meios preexistentes,conforme Baio e Oliveira (200?). Desta forma,com o escopo alcançado pelos sistemas de comunicação, é inevitável que a educação vislumbre novas formas de construção de conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC) são a mola propulsora para que essas mudanças no sistema educacional aconteçam.Entretanto , apenas introduzir o uso dessas tecnologias na escola não constitui garantias de transformação no sistema educacional, é necessário um novo perfil de docente como mediador das aprendizagens dos alunos com os recursos das TICs. De acordo com o material do MEC ( 2007) _ Referenciais para Elaboração de Material Didático para EaD no Ensino Profissional e Tecnológico, é necessário um suporte didático bem elaborado para que o discente tenha minimizados os obstáculos diante da distância com seus professores/tutores,diante disso podemos pensar também que o aluno do ensino regular que está face a face com seu professor , às vezes tem mais barreiras para superar e necessita de materiais pedagógicos que estejam compatíveis com este momento histórico de transformação em que estamos inseridos.


MATERIAL PEDAGÓGICO A PARTIR DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Na elaboração de materiais pedagógicos através das TICs,torna-se salutar entender as interferências inerentes do meio digital,que ocasionam profundas mudanças na sociedade,a interatividade ,por exemplo. "Para realmente entender a mutação da civilização, é preciso passar por um retorno reflexivo sobre a primeira grande transformação na ecologia das mídias: a passagem das culturas orais às culturas escritas."(LÉVY,1999 apud PRETTO, 2004)


De acordo com o Dicionárioweb Interatividade é a faculdade de troca entre o usuário de um sistema informático e a máquina, por meio de um terminal dotado de tela de visualização;qualidade de uma mídia interativa; segundo o dicionarista "Aurélio", a interatividade, significa a ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas.Assim sendo,é preciso elaborar material pedagógico a partir das TIC?s de modo a democratizar o saber , trazendo a tecnologia para a sala de aula como aliada e parceira do professor no processo de ensino-aprendizagem,gerando resultados favoráveis. Trabalhar com a interatividade significa provocar o aluno a fazer intervenções na construção de seu conhecimento, é oferecer a ele possibilidades de escolha entre diferentes formas de aprendizagem. O uso das TIC?s pelo educador possibilita que a interatividade recupere para o aluno a possibilidade do diálogo conforme Cebrián(1999)apud Pretto(2004)

Antes de o aluno passar a ter acesso amplo ao mundo digital é bom que ele tenha utilizado o material impresso com desenvoltura, tenha um bom nível de interpretação ,para não se perder no ciberespaço, no hipertexto. Daí a importância de se dosar o uso dos recursos digitais. Por exemplo, em uma aula de Português, a ortografia não pode desaparecer da rotina escolar porque simplesmente existe a opção da correção ortográfica pelo computador.O conhecimento da escrita correta das palavras é importante até mesmo para aceitar ou não as correções sugeridas pela máquina.Entretanto, produzir um texto pelo computador já traz grandes benefícios no que diz respeito a elaborar,
reelaborar um texto pela facilidade de reorganização das ideias , sem a necessidade da reescritura total do texto.


A produção de materiais audiovisuais por parte dos alunos faz com que eles se sintam valorizados ao verem seus trabalhos mostrados para o mundo e não apenas para o professor que os avaliará. Quando o aluno produz um vídeo, um áudio e o posta na internet , ele se torna mais crítico, mais audacioso e se autoavalia.Ao se deparar com sua produção , seu artigo publicado , ele se sente reconhecido e procura melhorar mais e mais seus conhecimentos. Usar as novas tecnologias com parcimônia e altivez é apresentar outras ferramentas de aprendizagem que vão auxiliar o discente em sua trajetória estudantil . "O importante é que o professor ao utilizar recursos audiovisuais coloque o aluno como centro de aprendizagem como sujeito construtor de seu conhecimento, sujeito ativo"( MACHADO ,2009)O computador em rede , faz com que aluno amplie incomensuravelmente seus conhecimentos , possibilita- o a pesquisar e aprender de forma interativa, ganhando autonomia.


Mas é importante ressaltar que


"só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito".(POLATO,2010)


Como afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA, citada por Polato (2010) " do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas". Um material pedagógico elaborado a partir das TIC?s deve ser planejado para que a produção de conhecimento através do uso das novas tecnologias amplie o nível e a qualidade da formação das pessoas.



CONSIDERAÇÕES FINAIS



Está cada vez mais inconcebível adentrar em uma sala de aula como professor sem ter conhecimento das TIC?s,A proliferação dos recursos digitais provoca reações as mais diversas, como por exemplo a sensação de impotência por não ter domínio do funcionamento das máquinas digitais. Só através da inclusão digital dos professores que será possível incorporar as tecnologias ao aprendizado em sala de aula,principalmente quando estes trabalharem com ideia de elaborarem por si mesmos os materiais pedagógicos que serão utilizados de modo que os alunos tenham acesso à Sociedade Letrada, Informatizada do Conhecimento.


É nosso desejo , neste processo de construção e reconstrução de conhecimentos,que o professor se torne um agente de mudança, com a utilização de metodologias e articulando com seus alunos novas práticas pedagógicas de ensino, mostrando para eles que não está acomodado,parado no tempo e no espaço.



REFERÊNCIAS



ALVES, M.B.;ARRUDA, S. M. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO disponível em <http://www.read.ea.ufrgs.br/enviar_artigo/ArtigoCientifico.pdf> acesso em 15/11/2010.


BAIO,César; OLIVEIRA, Marcelo Pires de Interatividade e Convergência das Mídias-2003 disponível em < http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Cesar_e_Marcelo_artigo.html> acesso em 2/11/2010


BRASIL-REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA 2007 disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> Acesso em 15/11/2010.


MACHADO,Terezinha.Educação a Distância:recursos didáticos-2009. Disponível em < http://www.terezinhamachado.com/artigos.php?id=361


POLATO, Amanda.Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula-2010 disponível em < http://willmarquesvitor.blogspot.com/2010/08/um-guia-sobre-o-uso-de-tecnologias-em.html> acesso em 12/11/2010


PRETTO,Nelson. Mudanças tecnológicas e políticas educacionais brasileiras-2004 disponível em <http://www2.ufba.br/~pretto/textos/anped97.htm> acesso em 11/11/2010.