RESUMO

PEREIRA, Silvia Frade. Efeitos do exercício físico em mulheres hipertensas da 3ª  idade do grupo Núcleo de Atendimento Comunitário de Caiapônia- GO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física). Universidade de Rio Verde-FESURV, Caiapônia, 2011.[1]

O presente estudo se propôs a identificar os efeitos do exercício físico em mulheres hipertensas da terceira idade do Núcleo de Atendimento Comunitário da Fesurv Universidade de Rio Verde Campus Caiapônia-GO, compreendendo os fatores que favoreçam o desenvolvimento da hipertensão e verificando a resposta do exercício físico nas participantes, assim constatando se há uma baixa do uso de medicamentos hipertensivos, assim este estudo visa analisar os efeitos do exercício físico nessas mulheres hipertensas da terceira idade. Realizado de forma quanti-qualitativa por meio de questionário diretivo para análise da percepção da saúde e aferimento da pressão arterial e através de pesquisa bibliográfica. Participaram do questionário doze mulheres da terceira idade com idade mínima de 60 e máxima de 74 anos, hipertensas, cadastradas e freqüentes no NAC (Núcleo de atendimento comunitário), e oito para a aferição. A maioria dos índices da pressão arterial antes da realização dos exercícios estava maior do que depois da realização levando a crer que o exercício atuou como um fator hipotensor. Como resultado da pesquisa pôde-se notar que ao exercício físico proporciona auxílio no tratamento e prevenção da hipertensão podendo diminuir o uso de medicamentos hipertensivos desde que este seja realizado da maneira correta sendo a modalidade, duração, frequência e intensidade certa, com a progressão necessária assim se torna um grande aliado nesse processo.



Banca Examinadora: Prof.º Ms. Fábio Henrique Ribeiro (Orientador), Prof.º Ms Daniel Alves Feliciano, Prof.º Miriã Alves de Laet Silva – FESURV.