Efeito terapêutico do alongamento e tração manual da coluna lombar com protusão discal lombar n...
 
Efeito terapêutico do alongamento e tração manual da coluna lombar com protusão discal lombar na fase crônica
 


Efeito Terapêutico do Alongamento e Tração Manual da Coluna com Protusão Discal Lombar na fase crônica

Therapeutic effect of stretching and Manual Traction of Lumbar intervertebral disc Protrusion with Column in the chronic phase

GODINHO, A.C.S  [1]; CORDEIRO,K.R.B  [2] ; COIMBRA, D.N [3]; 

 

 

RESUMO

A coluna é formada por 33 vértebras tem a finalidade de sustentar o corpo transmitir o peso do tronco à pelve e divide o corpo em direito e esquerdo, formada por várias vértebras ligadas através dos discos intervertebrais, tendo a finalidade de absorver o impacto promovendo o movimento dinâmico da  coluna. Os discos podem sofrer protusão comprimindo assim a raiz nervosa ocasionando algia, parestesias e espasmos. A degeneração do disco intervertebral é bastante comum, e atinge nos dias de hoje cerca de 2 a 3% da população acima de 35 anos. Existe uma variedade de tratamentos para a dor na coluna, as quais a terapia manual, vem ganhando espaço mostrando grandes resultados. Dentre as várias opções de terapia manual temos a tração manual e o alongamento, que são indicados para alívio da dor e o ganho de flexibilidade. O objetivo deste artigo foi comprovar a eficácia do alongamento e tração manual como uma opção a ser considerada no tratamento fisioterapeutico da protusão discal lombar. Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso qualitativo, de caráter dedutivo-comparativo. O tratamento proposto consistiu de 20 sessões onde foram realizados alongamentos e tração manual. Ao finalizar este estudo conclui-se que as técnicas utilizadas podem melhorar a qualidade de vida do paciente acometido de protusão discal e que se aplicadas de forma correta e bem embasada teoricamente geram bons resultados sugerindo a realização de novas pesquisas para obter resultado mais fidedigno.

Palavras chave: Coluna vertebral, Dor na coluna, tratamento fisioterápico


[1] Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Fametro

[2] Professora Esp. Do Curso de Fisioterapia da Fametro

[3] Professora Esp. Do Curso de Fisioterapia da Fametro

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
(4 de 5)
8 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
BACHAREL EM FISIOTERAPIA FORMADA PELA FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS-FAMETRO, ESPECIALIZAÇÃO EM ANDAMENTO NA A´REA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
Membro desde julho de 2012
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: