"EDUCAR SEM VALORIZAR O SER É DOMESTICAÇÃO DE CÉREBRO"

A Educação deve oferecer aos educandos sentimentos de descoberta e prazer.Contudo, o conhecimento deve ser uma conquista que obedeça às formas de pensar apropriadas a cada faixa estaria, atribuídas a conjunto adequado de atitudes e valores: moral, intelectual e humano, desta forma a escola estará contribuindo para a valorização do ser.

Um dos traços mais refinados do nosso ofício de mestre é enxergar humanização, saberes, cultura, memória coletiva, diversidade no desenvolvimento pleno como humanos. Contribuir para a formação de seres capazes de dar sentido a realidade, de interpretá-la e transformá-la, atentos à solidariedade e tolerância. Saber interpretar as opções ideológicas e de configuração do mundo.

A proposta educativa que permeia os projetos de trabalho é uma via para compreender e responder a essa situação de mudança, observar e analisar criticamente, refletir e questionar.

Esses saberes terão consequência na vida pessoal, na sociedade, na economia e na política. Os educandos entrarão no mundo de trabalho e da participação política com as ferramentas e significados assimilados em sua trajetória de vida, inclusive na escola.

Necessário que se estabeleça uma nova pedagogia, com a finalidade de educar e instruir um novo cidadão , para ser capaz de desempenhar qualquer cargo na sociedade, com ética. O conhecimento torna-se imperiosamente indispensável, ou melhor necessário. Irá, pois, preponderar, sobre os velhos conceitos de educação, os dotes morais e intelectuais, bem como, a valorização do ser. Conhecimento este, que satisfaça o anseio do saber, e forneça soluções compatíveis com a possibilidade e capacidade intelectiva do homem, na imensa problemática da realidade existencial.