Educar para o Sucesso ou Fracasso?


Educamos para o Sucesso? Por que pode ser inteligente Educar para o Fracasso? Seríamos emocionalmente mais fortes e, desenvolvidos se assim fosse? Eis, a questão.  

Em si, a expressão fracasso nos remete à má lembrança, a ruína, medo, dor, nostalgia, sinal de que erramos de alguma forma e não fomos competentes o bastante para realizarmos tal intuito. Poucos dominam seu ego a ponto de ‘entendê-lo’. Nossa cultura abomina os efeitos dessa palavra e toda educação tenta ser calcada no Sucesso. Deslembra-se que por trás deste, vêm inúmeros malogros e decepções múltiplas que também podem nos fortalecer se estivermos atentos a tais. Afinal, que realmente é Sucesso?

Atualmente os jovens (boa parte), têm sido supostamente adestrados a brilhar. Os pais inflam o ego dos filhos dando a entender que da genética deles (pais), só poderia sair coisa boa. Logo, os guris crescem achando que a vida é realmente bela. Desfrutam-na de forma ilimitada e irresponsável. Seus progenitores deram a eles tudo que não tiveram, mesmo sendo de origem humilde. Hoje em dia é comum agir assim, entretanto não correto.

Tudo vem sem impedimentos. As escolas demonstram a eles que realmente seus pais estavam ‘certos’. A maioria é aprovada sem o mínimo de esforço e dedicação. Inundam diversas faculdades particulares de baixo nível. Dominam com certo desembaraço computadores e celulares, no entanto, poucos conseguem ler e escrever de forma básica. Como isto é possível? Aprendizagem mecânica. Recebem faixas de familiares e amigos por terem conseguido entrar em algum ensino superior. Fazem faculdade como se estivesse defecando na latrina. Não sabem e não fazem questão de buscar episteme (conhecimento).

Em sua maioria, são indivíduos com algumas capacidades e habilidades que foram mal cultivadas pelos pais e Estado. Conhecem a ascensão fácil e frívola. Seus únicos problemas são se checaram seus Emails se a internet ‘caiu’ se alguém que ele mal conhece se lembrou dele no Facebook ou Twitter. Não dialogam com a família. Foram ‘criados como majestade’ e agora não descem do pedestal. Ignoram a Ética. Não tem ciência para usar a rede de computadores a não ser para inutilidades. No mais, suas relações são artificiais, vazias e depressivas. Pautada em drogas e assuntos sem proveito algum.

Quando o copo de vinho esvaziar, terão que aprender tudo que não lhes ensinaram ou não quiseram saber. Inclusive que nossa ‘bela vida’ é cheia de Fracassos! Um pós outro! E não há nada de mal nisso. Seus pais por mais que não aparente também fracassaram.  Sofreram? Instruiu-se? Dialogam com os filhos sobre isso?

Inúmeras coisas darão errado. Você acertando ou não. Só assim irão notar que ‘vida louca’ se escreve com ‘U e C’ e, não com ‘K’ (loka). É isso aí bicho! E não, ‘bixo’. Quem sempre recebeu ‘SIM’ dos outros, como lidará com os 98% restante dos ‘NÃO’ da VIDA? Alguém tem que pagar o preço da bajulação! Infelizmente pagamos todos juntos como cidadãos. Os outros 2% foi pura ilusão! ‘Enganei o bobo na casca do ovo’, diz um ditado popular. Por que não vem comigo? Sinta o peso de um Fracasso! Quantos tu suportarias?

Nossa atual educação é pobre no quesito ‘mau êxito existencial’. O que nos torna ainda mais frágeis. Buscamos o sucesso sem sabermos quem é ele e, para quê serve. Vemos alguns imbecis fazerem ‘successus’ sem ter nada a dar e achamos que também somos capazes. Ora, qualquer um é capaz de ser idiota. Nossa sociedade está carregada de seres desse calibre.  Quando se peca em excesso o estrago é grande.

Vivemos em um ‘curral’ decadente por nossa culpa. Esta é a verdade. E, um dos maiores problemas é conviver com pessoas que só fazem sucesso. Quando algo der errado eles cometerão atrocidades, assassinatos, estupros, enterrarão cachorro vivo e farão churrasco de gatos. Trairão-te. Não tem estrutura para lidar com as instabilidades existenciais. Não foram preparados nem mesmo para FRACASSAR. Se os Filósofos ainda querem compreender para aonde vamos, talvez a tão aclamada ‘puta que pariu! Seja um lugar até bom pá nóis’. Esforços não faltam. Já que por aqui a ignorância costuma fazer mais sucesso que o bom senso, é bom aprender a Aprender. Esta vida de falso glamour que boa fatia da população quer e tem é ilógica. O Fracasso é a regra meus caros, não a exceção. Este é o recado da Escola, VIDA.