No país do samba e do futebol, tudo termina em pizza. Afinal, o brasileiro foi condicionado a pensar primeiramente com a barriga. Em seu vocabulário a palavra escola virou sinônimo de atraso e fracasso, não é prioridade nem mesmo para o burguês, douto do saber, oráculo da verdade. Promover uma educação de excelência não é obrigação somente do educador, do gestor ou de políticos, mas de todo o cidadão, que vive em comunidade, sendo ele miserável ou não.

É por meio da educação que seremos capazes mudar o mundo. Começando por nós. O conhecimento é a chave para o fortalecimento e consolidação da democracia e o alimento que combate a desnutrição, também é o abrigo seguro para o mendigo e a libertação da escravidão mental que acorrentam milhares no país do futebol.

Não existe samba sem educação. As letras que ecoam na avenida, são ao mesmo tempo a medida do passista educador que pronuncia na alfabetização de uma criança ou para transformar um Mestre em Doutor. Quando se educa, milhares de aprisionados saem do cárcere do analfabetismo, são libertos pelo saber, e livres podem sonhar a luz do luar.

Não se muda um povo, ou se constrói uma nação democrática sem antes construir seus pilares de livros e pintar com a tinta do conhecimento. Portanto, o melhor tratamento para a cegueira é o conhecimento.