No Brasil, desde 1988 a educação básica é composta por Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Hoje temos uma diversidade de ensino em nossas creches e escolas, em algumas creches notamos o cuidado com as crianças e em muitas delas temos enfermeiros apostos para o atendimento. Através do projeto realizado neste semestre notamos não só o cuidado com as crianças, mas o cuidado com suas famílias também.
Dentro das creches e pré-escolas o planejamento das atividades de ensino busca trazer às crianças uma maneira livre de ensiná-las. O desenvolvimento cognitivo da criança vem sendo observado de forma diferente, através de novos brinquedos e materiais pedagógicos.
No contexto atual da Educação Infantil os brinquedos trazem dois sentidos para as salas de aulas: educadores que valorizam a socialização e os que visam a escolarização e aquisição de conteúdos escolares como jogos educativos e o brincar dirigido.Além de utilizar um espaço ao ar livre para que assim elas desenvolvam também exercícios corporais,pois o ato de brincar esta relacionado a todas as ações humanas enquanto estas estiverem marcadas muito mais pela expressividade de seus gestos do que pela instrumentalidade.O brincar é a forma de relacionamento da criança com o mundo, e determinadas brincadeiras reforçam algumas identidades de meninos e meninas.
Construir um ambiente de aprendizagem estimulante, enriquecedor e atrativo torna-se um desafio, pois as vivencias pedagógicas estão relacionadas a educação e a tecnologia ois auxiliam em novos planos de aula com atividades simultâneas tais como ateliê de artes,desafios corporais,atividades musicais com instrumentos feitos de sucata entre outros.Quando ensinamos crianças levamos até elas um mundo diferente e por isso o espaço que ocupam por determinado período do dia deve ser estimulante, agradável e aconchegante.