Cyntia Furtado
Ritianne Oliveira
Rosalia Beires

A humanidade vem precisando cada vez mais da matemática, principalmente a maneira que vem se ensinando nas escolas, e hoje temos o maravilhoso prazer de apresentar uma nova proposta pedagógica para ser aplicada em sala de aula com nossos alunos das séries iniciais. Através de uma breve pesquisa de campo,levantamento bibliográficos e embasamentos teóricos,verificamos que se pode trabalhar com os brinquedos de miriti para ensinar matemática dentro da sala de aula de uma forma mais lúdica,onde os alunos poderão despertar interesse em aprender, pois o aspecto lúdico desperta o interesse e a motivação para a aprendizagem.
Ensinar a criança de maneira mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse,os brinquedos de miriti é um instrumento facilitador no ensino da matemática de forma diferente do que a escola está acostumada a ver desta forma proporcionar uma aprendizagem prazerosa para a criança,ao mesmo tempo em facilita o trabalho do educador, através dos brinquedos pode ser feita facilmente, uma investigação do modo de pensar dos alunos,para ajudá-lo a, compreender os conteúdos escolares e superar suas dificuldades.

1-Introdução

A humanidade vem precisando cada vez mais da matemática, principalmente a maneira que vem se ensinando nas escolas, e hoje temos o maravilhoso prazer de apresentar uma nova proposta pedagógica para ser aplicada em sala de aula com nossos alunos das séries iniciais. Através de uma breve pesquisa de campo,levantamento bibliográficos e embasamentos teóricos,verificamos que se pode trabalhar com os brinquedos de miriti para ensinar matemática dentro da sala de aula de uma forma mais lúdica,onde os alunos poderão despertar interesse em aprender, pois o aspecto lúdico desperta o interesse e a motivação para a aprendizagem.

Ensinar a criança de maneira mais dinâmica é buscar cada vez mais o seu interesse,os brinquedos de miriti é um instrumento facilitador no ensino da matemática de forma diferente do que a escola está acostumada a ver desta forma proporcionar uma aprendizagem prazerosa para a criança,ao mesmo tempo em facilita o trabalho do educador, através dos brinquedos pode ser feita facilmente, uma investigação do modo de pensar dos alunos,para ajudá-lo a, compreender os conteúdos escolares e superar suas dificuldades.

2-Questão Norteadora

Numa perspectiva sócio-critica , a partir da leitura matemática e como professoras da disciplina percebemos o quanto esta defasado o processo pelo qual os professores utilizavam e utilizam ainda o método tradicional e massificado dos exercícios repetitivos e mecanizados o que complica cada vez mais o desafeto pelas aulas de matemática. Partindo desse pressuposto é que os conceitos inculcados por uma linguagem matemática conservadora contribuem para o fracasso escolar. Consequentemente os alunos que estão construindo as primeiras noções de matemática, de forma sistematizada, acabam adquirindo conceitos pragmatizados, pois não são levados a pensar e agir com autonomia.

A sistematização para os professores na serie inicias se resume em oportunizar situações fechadas e/ou abertas para que o aluno as equacione. Essa postura cria lacunas irreparáveis para a aprendizagem, pois o aluno não é estimulado a trocar idéias, levantar e experimentar hipóteses. Ao desenvolver o atendimento individualizado para a orientação, ocorre uma dispersão generalizada, que confirma o clima exaustivo do fazer por fazer.

A sala de aula deve ser concebida como espaço dinâmico que promova a interação dos sujeitos entre si, bem como a sua relação com objeto de estudo no caso o brinquedo de miriti: como o uso de brinquedos de miriti pode ajudar numa aula de geometria nas series iniciais? Sabemos que toda criança adora brincar e quando os professores consegue esse elo entre o educar e o brincar, a matemática se torna algo prazeroso e divertido contudo esta contribuindo no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social; aliais, atingira o nível de entendimento da matemática como leitura de mundo no contexto sócio-cultural.

3- Objetivos

· Dinamizar e organizar a pratica docente através de fundamentação teórico-metodológica;

· Utilizar recursos alternativos para as confecções e aplicações de materiais didáticos específicos;

· Possibilitar a vivencia do aluno para a construção própria do conhecimento através da linguagem matemática e o brinquedo de miriti, como instrumento facilitador para compreender as figuras geométricas e suas unidades de comprimento;

· Construir uma nova instrumentalização no que diz respeito a avaliação escolar, priorizando a qualidade e não a quantidade do ensino da matemática;

· Apresentar através da matemática a forma lúdica de ensinar conteúdos na sala de aula, através de brinquedos;


4-Justificativa

Esta pesquisa foi desenvolvida para analisar como a ludicidade pode intervir no aprendizado da criança na matemática, desenvolvendo seus saberes com criatividade e desempenho. Com a ludicidade na escola, é possível perceber a criança e estimulá-la no que ela precisa aprender. Será desenvolvida com crianças da 3º série,envolvendo as Formas geométricas com os brinquedos de miriti e trazendo também para dentro de sala de aula a cultura popular.

Ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado. Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Para Kishimoto, ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, qualquer jogo empregado na escola, desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter educativo e pode receber também a denominação geral de jogo educativo .

Apontaremos também os rumos do projeto, mostrando como será realizada cada ação,o ensino da geometria com brinquedos de miriti ,da coleta de dados,qual a duração dessa experiência e quando ocorrerá cada etapa.

Na seqüência, serão encontradas as bibliografias que nos deu base para a elaboração deste projeto.



5- O Miriti



O Miriti ou Buriti (Mauritia flexuosa) palmeira brasileira (Figura 1) que é doce, é vinho e é brinquedo. Da palmeira tudo se aproveita, sendo que cada região tem um uso específico. Pode ser para ornamentação, utilizando suas folhagens e cachos dos frutos; pode servir de alimento; o lenho serve aos seringueiros para fazerem as talas com as quais colhem o látex; do caule, fabrica-se o vinho; da medula do tronco, retira-se a ipurana,fécula cuja qualidade e sabor assemelha-se ao sagu e farinha de mandioca. A polpa amarelo-ouro, que envolve o caroço do fruto, pode ser consumida ao natural ou mesmo usada para fabricar doce, sorvetes, cremes e compotas, sendo também utilizada na confecção de uma espécie de vinho caseiro. O óleo da polpa é usado na cozinha como tempero, mas também serve para produzir sabão. As sementes são usadas no Ceará para alimentação de suínos. As folhas maduras servem para cobertura de casas rústicas e as novas fornecem "embira" bastante resistente, muito utilizada no artesanato regional.

Matéria-prima paraense, o miriti é um dos recursos que caracteriza de forma cultural a festividade do Círio de Nazaré. A madeira leve (comparada a um isopor) vem de uma palmeira típica das várzeas da Amazônia. O miriti desperta a imaginação de pessoas simples do interior do Pará, que, aliadas ao talento natural transformam-se em verdadeiros artistas.

6- O Brinquedo

O brinquedo é um instrumento lúdico. A palavra lúdico se origina do latim "ludus",

que significa brincar. Segundo FEIJÓ (1992), "o lúdico é uma necessidade básica da

personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica

humana". O que caracteriza o lúdico é a experiência de plenitude que ele possibilita a quem o vivencia em seus atos. A ludicidade, como um estado de estar pleno naquilo que faz com prazer, pode estar presente em diferentes situações de nossas vidas.

Os brinquedos são objetos manipuláveis, recursos voltados ao ensino que desenvolvem e educam de forma prazerosa; permitindo a ação intencional, a manipulação de objetos, o desempenho da ação sensório-motora e troca na interação, em um contexto diferenciado. A função do brinquedo no processo pedagógico hoje é permitir o desenvolvimento da criança na apreensão do mundo e em seus conhecimentos. Para tanto, esse brinquedo pode ser escolhido voluntariamente e vai atingir sua função lúdica quando propiciar prazer, diversão ou até mesmo desprazer.

Segundo Freire , os brinquedos educativos materializados destinados a ensinar estimulam o raciocínio, atenção, concentração, compreensão, coordenação motora, percepção visual, dentre outras. São brincadeiras com cores, formas, tamanhos, brincadeiras de encaixe, que trabalham noções de seqüência; quebra-cabeças que exigem a concentração, memória e raciocínio para juntar uma peça na outra; tabuleiros que exigem a compreensão do número e das operações matemáticas .

A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. Procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão incluídos. O uso do brinquedo / jogo educativo com fins pedagógicos para situações de ensino-aprendizagem (a qual envolve o ser humano em processos interativos, com suas cognições, afetividade, corpo e interações sociais) é de grande relevância para desenvolvê-lo, utilizando o jogo como ensino-aprendizagem na construção de conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora (KISHIMOTO, 2001).

(KISHIMOTO,2001,p.36-37)O brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo, o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça à função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza o lúdico com a ajuda do professor .

7-Formas Geométricas

A Geometria das séries iniciais deve ser a Geometria Experimental,ou Geometria Manipulativa, na qual o aluno manipula objetos ou embalagens, descobre seus elementos,suas características ou propriedades e, também descobre as diferenças e as semelhança entre um e outro .Assim,é interessante iniciar com formas espaciais ,por serem palpáveis, concretas para os alunos.

Um bom aliado nas aulas de geometria e o trabalho com materiais concretos analisando conceitos elementares como:analisar a construção de noções de espaço,figuras geométricas sólidas,figuras geométricas planas,transformações e medidas.

8-Metodologia



Procedimentos metodológicos



Diante da questão norteadoras apresentada, optamos por uma abordagem construtivista, utilizando a pesquisa qualitativa, do tipo participante . para realizar um trabalho que nos permita interagir com alunos de 3ª série.



Coleta de dados



Antes de apresentarmos para os nossos alunos devemos conhecer na pratica como um artesão cria os brinquedos de miriti, para isso vamos realizar uma pesquisa de campo onde será realizado um questionário, entrevista e se for possível gravar imagens, fotos mostrando todo o processo desde a coleta da palmeira(miriti) ate a pintura realizada para atrair as crianças.



Estratégia metodológicas



Depois de conhecer um pouco sobre a cultura de Abaetetuba vamos aplicar em sala de aula mostrando cada figura geométrica encontrada nas confecções dos artesões .apos o conhecimento escolar mostrado para o aluno em sala de aula e a investigação sobre o conhecimento popular dos artesões vamos fazer um elo entre os conhecimentos .

De acordo com as seguintes etapas:

1ª etapa: propor uma investigação sobre o brinquedo de miriti, com objetivo de conhecer quem produz e como se produz , a partir desta pesquisa vamos fazer a analise,buscando a interação através do dialogo.

2ª etapa mostrar o vídeo e/ou fotos da pesquisa de campo

3ª etapa: mostrar os brinquedos realizados pelos artesões e propor para o alunos no primeiro momento pintar os barco utilizando formas geométricas.

4ª propor a construção do seu próprio brinquedo utilizando o conhecimento adquiridos de unidades de medidas como centímetro.

9-Considerações Finais

Através desta pesquisa,fica possível perceber a importância da utilização dos brinquedos de miriti para ensinar geometria nas séries iniciais,haja vista que os brinquedos de miriti intervém no aprendizado da criança. E o professor de matemática ao utilizar desta proposta esta contribuindo na desmistificação pelo medo da matemática e /ou contribuindo na diminuição do desafeto pela disciplina ,logo provocando um impacto na linguagem matemática conservadora onde alunos não são levados a pensar e agir com autonomia .

Através da utilização do instrumento lúdico, os professores não deixariam os aspectos teóricos e os conhecimentos de lado... Apenas problematizá-los em conjunto com aspectos práticos e problematizações reais e contextualizados na cultura paraense. Ensinariam o que fosse preciso,aplicável usando a dinâmica da construção do seu próprio brinquedo, partindo desde pressuposto concluímos que é possível educar brincando e que os educadores de matemáticas tem condições de trabalhar de acordo com a proposta apresentada neste projeto e também fica possível percebe que a atividade lúdica intervem no aprendizado dos discentes.

A utilização dos brinquedos de miriti no processo de ensino-aprendizagem é um instrumento lúdico agradável,motivador e enriquecedor que deve ser utilizados pelos docentes de forma adequada e planejar cuidadosamente os objetivos da aula.

A ludicidade precisa ser trabalhada por todos os professores, independente da disciplina que atuam, dentro e fora de sala de aula.

10-Bibliografia

· ALMEIDA, A. Ludicidade como Instrumento Pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br

· BUENO, S. F. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD Lisa, 1996, p.226.

· KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5ºed São Paulo, 2001.

· MOURA, O.M. A série busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5. ed. São Paulo, 2001 p. 73-88.

FEIJÓ, O. G. Corpo e Movimento. Rio de Janeiro: Shape, 1992.