EDUCAÇÃO: UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA

Leonor Vieira Leite Rodrigues

RESUMO: O artigo discorre sobre educação, aprendizagem e desenvolvimento no desempenho escolar na formação do aluno, numa forma de construir valores, para que os mesmos se tornem adequados para conviver em sociedade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, aprendizagem, desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

Há muito tempo a escola somente transfere a criança os conhecimentos adquiridos ao longo da gerações, hoje o professor não é mais aquele que sabe tudo, devido os milhares de informações que estão ao alcance de todos.

A sociedade só cresce com a participação de todos, onde aprendemos e repassamos conhecimentos, que vão sempre sendo aprimorados.

É observado que a constante busca pelo aprendizado faz com que as pessoas construam seus conhecimentos de acordo com o meio em que vivem.

EDUCAÇÃO: UMA APRENDIZAGEM DESENVOLVIDA

Atualmente nos encontramos em uma sociedade que exige do ser humano diversas qualidades para que o mesmo possa conviver nela. Sendo assim é de fundamental importância que a pratica educativa envolva o entendimento da natureza do desenvolvimento humano e sua relação com a educação, onde se pode haver alunos portadores de necessidades especiais ou não.

Há uma teoria que defende o ponto de vista onde o desenvolvimento ocorre independente, não tendo nenhuma influencia sequer do processo de ensino, onde aqui o ensino deve acompanhar o ritmo de desenvolvimento da criança, segundo Vygotsky:

“Neste ponto de vista, os ciclos do desenvolvimento sempre antecedem os ciclos da aprendizagem. A aprendizagem segue a reboque do desenvolvimento, este sempre está adiante da aprendizagem.”2

Uma outra teoria defende o ponto de vista de que a aprendizagem é desenvolvimento, onde a aprendizagem conduzida de forma apropriada, favorece o desenvolvimento mental da criança, ainda Vigotsky afirma:

“A aprendizagem é mais do que a aquisição de capacidades para pensar, é a aquisição de muitas capacidades para pensar sobre varias coisas. Certamente o ato de pensar faz com que a aprendizagem aconteça, mas temos capacidade suficiente para pensar sobre

muitas coisas ao mesmo tempo, e construir o conhecimento a partir do ato de pensar.”

Observamos que o desenvolvimento não se dá de forma automática e natural, sendo assim a educação de vital importância para o desenvolvimento psicológico humano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola deve ser assumida como principal espaço de educação, aprendizagem e desenvolvimento de socialização.

A educação escolar tem como desafios, compromissos e tendências a formação do cidadão para o exercício da cidadania ativa e, para tanto, conta com o desenvolvimento e aprendizagem.

O cotidiano escolar possibilita uma forma de aprender e socializar saberes de construir valores de uma vida cidadã.

BIBLIOGRAFIA

. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins fontes, 2001.

NEWCOMBE, Nora. Desenvolvimento infantil: abordagem de mussen. 8. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999.