EDUCAÇÃO: UM CAMINHO EM “DUAS VIAS”

Autor: Laércio Lemmos

Há muito tempo sabe-se que a educação exerce um papel fundamental na vida do ser humano e que todo o processo de ensino precisa de meios e cuidados especiais, é necessário que haja uma interação entre o educador e o educando. A escola evoluiu muito, criaram métodos significativos para ensinar, tornando possível analisar não apenas o potencial, mas também o lado emocional e afetivo de cada indivíduo, principalmente quando se trata de crianças, onde a sensibilidade torna-se maior.

O professor tem a missão de ensinar e a escola de formar o cidadão, onde o objetivo maior é instruir pessoas para o bem, com a distinção clara do que é positivo e negativo, porém, é preciso que haja uma recíproca, pois a escola não fará isso sozinha. O senso comum atesta: “a educação vem de berço”, mas cabe ao professor observá-la e identificar os pontos em comuns, pois, tanto a educação familiar quanto a escolar é importante e uma é o complemento da outra.

A educação é um tesouro, porém há quem duvida disso, o homem por natureza é dotado de inteligência, mas dependendo das circunstâncias a mesma pode levá-lo ao extremo e com efeitos colaterais, totalmente ao oposto do que se espera; isso porque a escola ensina, mas não tem o poder de fiscalizar o cumprimento ou não de seus ensinamentos.

As estatísticas comprovam que as maiores atrocidades no mundo são cometidas por intelectuais ou no mínimo por pessoas de uma boa formação educacional, com raríssimas exceções, mas nem por isso podemos condenar a educação e sim absolvê-la, pois, o seu propósito nunca foi e jamais será esse.

É nesse sentido que todas as instituições de ensino e os que nelas atuam devem trabalhar e zelar o máximo pela qualidade, em especial os que trabalham com crianças, a exemplo da educação infantil que é a base de tudo, é um “diamante” a ser lapidado com muito carinho, pois de lá sairão os grandes, homens e mulheres, como religiosos, professores, presidentes, cientistas etc.

Infelizmente não estamos imunes às ações de psicopatas ou de fanatismo, porque um homem bem instruído, dependendo da situação torna-se facilmente um terrorista, não há como descartar essa possibilidade, essa é a realidade, queira ou não estamos em constante exposição a esses fatos. A educação é um caminho em “duas vias”, cabe a  nós fazer a opção correta.

Vivemos em um mundo globalizado, com uma sociedade heterogênea, onde o conhecimento, sentimentos e objetivos caminham juntos, por isso é necessário a união de todos os segmentos, pois é papel do Estado assegurar a educação para todos; que o cidadão e a comunidade escolar cumpram os seus deveres, mas exijam também os seus direitos adquiridos por leis.