Educação Popular, um novo olhar e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

A sociedade brasileira vem passando por mudanças estruturais as quais estão tornando nosso país um dos mais ricos do mundo, mas isso não quer dizer que estamos nos tornando um país de pessoas ricas, a desigualdade social continua sendo um dos fatores mais marcantes da nossa sociedade. Para muitos membros da sociedade de determinado setor o importante é manter a estrutura como ela esta, mantendo poucos cada vez mais ricos enquanto a grande maioria encontra se cada vez mais pobre, a diminuição desse abismo jamais será possível sem as necessárias mudanças na estrutura da sociedade, assim como projetos, propostas e leis que tornem mais justas e humanas a distribuição de todas as riquezas produzidas no país.

 Essa divisão desigual da riqueza do Brasil é o que ocasiona cada vez mais o êxodo rural e o aumento da pobreza e da violência nas periferias das grandes cidades. Pensando sobre esse assunto me pus a estudar mais a fundo as questões relacionadas aos movimentos sociais e as politicas publicas dos grupos de minoria, as quais não são minorias numéricas, mas sim minorias em oportunidades e acessos. Fazem parte dessa minoria, mulheres, índios, negros e camponeses.

Propostas de sustentabilidade são algumas das alternativas para melhorar ou simplesmente amenizar as dificuldades enfrentadas por esses grupos, essas ações são necessárias para poder modificar essa realidade e trazer a eles o mínimo de conforto e condições de poder buscar formas de estar e de se manter na sociedade.

Outra curiosidade que nos da muito material de estudo são as questões relacionadas à formação profissional desses jovens oriundos das comunidades carentes, se prestarmos bem atenção poderemos ver que aos meninos e sempre destinado curso básico de informática, marcenaria, mecânica e de padaria, e para as meninas corte e costura, padaria, técnica domestica e outros que em momento algum vão auxiliar na transformação da sociedade e sim manter o sistema da mesma forma que sempre esteve.

Devemos buscar saídas e alternativas para fazer com que esses jovens das camadas menos favorecidas da sociedade possam ocupar espaços e serem agentes de transformação da sua realidade e da realidade dos que estão a sua volta, essas mudanças não passam apenas pelo campo das ações politicas afirmativas, mas também pelo campo cultural, ações já estão sendo propostas e trabalhadas, mas isso é só o inicio de um processo de reparação de muitos anos de uma sociedade voltada para a busca de desenvolvimento, sem se preocupar com as questões sociais, ambientais e sem assistir de forma igualitária a todos os seus cidadãos.

Essas politicas de ação proposta por alguns membros da sociedade acabaram provocando a ira e a perda do equilíbrio de determinado setor da sociedade que são os detentores do poder econômico e dos meios de produção cultural, esses grupos defendem um ponto de vista que esta embasada em um sistema econômico neoliberal o qual não esta em momento algum preocupada com as questões sociais. Para esses grupos da sociedade é extremamente importante que se mantenha a sociedade intacta e sem as necessárias reformas agrarias e sociais.

A reforma agraria jamais ira ocorrer na pequena propriedade, mas sim em grandes latifúndios, propriedade de pessoas poderosas e que na grande maioria são os detentores dos poderes de decisão no congresso e no senado, ai fica aquela duvida será que para eles vale realmente a pena promover essa reforma. Já parou pra pensar em como a história do Brasil já começou errada? E como é difícil para gente entender como pessoas chegadas da Europa ganharam tanta terra e os índios que estavam aqui e os negros eu trabalharam para desenvolver esse país. É preciso muito estudo e muita reflexão para não nos tornarmos vitimas do senso comum.

No livro Entre a ciência e a sapiência, Ruben Alves questiona sobre o grande poder de transformação social e a possibilidade de expandir a educação nos quatro cantos do Brasil. Ele questiona a questão econômica que se sobressai sobre as questões sociais e faz dessa empresa uma multimilionária a qual só lembra-se das camadas sociais quando é para dar noticias, e, mas.

Portanto podemos dizer que a educação popular é uma ação de politica publica afirmativa necessária para transformar a sociedade e garantir a esses grupos o mínimo possível acesso e autonomia, assim como uma conduta integra e socialmente responsável. Grandes pensadores são responsáveis por essa busca dentre eles Paulo Freire, Moacir Gadotti, Miguel Arroyo dentre outros não só no Brasil, mas e toda a América latina.