Educação para todos

 

Há séculos a humanidade vem buscando realizar esse propósito de democratizar a educação em todos os níveis sociais. Antes uma utopia, agora gradualmente vem tornando-se uma realidade. Um exemplo de educação acessível a todos é a modalidade a distância que vem conquistando o mundo através da concessão de liberdade e autonomia aos estudantes que preferem realizar seu aprendizado em seu próprio tempo e no conforto de suas casas.

Para os desinformados críticos deste processo, vale lembrar que segundo o portal SENAC, há registros de ensino a distância desde o ano de 1728, quando o Jornal Gazeta de Boston ofereceu material de tutoria por meio de correspondências e em 1829 a Ead chegou a Suécia através do Instituto Líber Hermondes. Atualmente universidades importantes do mundo tais como Harvard e Massachussetts Institute of Technology oferecem cursos on-line para estudantes do mundo inteiro.

Segundo dados da fundação Cultura, em 2001 o Brasil tinha matriculado cerca de 5 mil estudantes na modalidade a distância e em 2011 esse número subiu para 930 mil estudantes. Através destes dados percebe-se que a democratização da educação vem crescendo, pois o valor que é pago para estas instituições é menor, haja vista que os livros para consulta são disponibilizados on-line em plataforma própria e somente as provas são realizadas na instituição. Outro fator que coopera com o aluno é a ausência do professor, isso faz com que o estudante torne-se pró-ativo, organizado, independente e melhore sua comunicação escrita.

Por fim, entende-se que o Brasil avança no processo de educação, seguindo países como o Canadá que oferece cursos on-line em 53 das 55 faculdades públicas existentes no país.