EDUCAÇÃO PARA QUEM QUER.

 

Professor Alison Evangelista Duarte Sipauba.

 Assaré/CE 07/05/2015 

 

RESUMO

Este estudo consiste em dinamizar uma preocupação sobre a questão de inclusão de crianças, jovens e adultos na escola e buscar uma solução, uma forma através de debates, discussões sobre a importância de buscar não só a inclusão mas a vontade de aprender, do aluno ir a escola não como pressão do Estado, da família, mas por livre arbitro de querer, buscar na escola o progresso do intelecto, do individuo e do social, sabendo que esse é o papel do Estado da escola, mas compreender que para isso não é só incluir, mas se preocupar com a qualidade dos que é incluso.

Palavras-Chave: Inclusão, qualidade e escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO PARA QUEM QUER.

 

A educação é um direito humano fundamental e é essencial para o exercício de todos os direitos.  Sobre a questão de números, estatísticas tanto para o país como para as escolas que tanto são cobrados, o legado é que quanto mais alunos na escola estiverem, melhor será para os números do país, isso é real, é visualizado diante a sociedade, mas a qualidade dessa educação apesar dos avanços, do desenvolvimento que vem tendo nos últimos anos não garante uma sociedade educada.

A educação que vemos e que busca preparada o aluno para o mundo do trabalho e uma sociedade desenvolvendo valores morais éticos para progresso da uma cidadania educada sem tanto problemas, objetivos esse das políticas publicas da educação. Mas e a qualidade de crianças, jovens e adultos na educação está no mesmo nível da quantidade que freqüenta? Esse é a questão e busca por uma educação que todos tenham direito, uma educação para todos, mas que todos tenham comprometimento, liberdade e querer aprenderem, está na escola por livre-arbítrio para aprender e não para satisfazer números.

Todos para educação, todos na educação, mas todos que tenham comprometimento em aprender, querer à educação.  Educar passa pelas mãos e comprometimento de um professor, mas só ele não pode produzir uma boa educação, tudo depende do querer, se o aluno não tem essa virtude em aprender, em buscar, o professor pode até conquistar esse prazer em o aluno buscar aprender.

Para Piaget, “a escola tem que adequar sua prática pedagógica ao modo de ser dos seus alunos, seguindo os instintos de curiosidade que os motivam e, baseada neste rico manancial propiciado pelos próprios aprendizes, elaborar tarefas com temáticas de interesse infantil, conforme a faixa etária atendida, e também atividades lúdicas, essenciais na formação da criança, sem se fixar em um currículo dogmático”.

A escola, o professor tem que criar metodologias para chamar a atenção da turma, do educado, mas só o professor é incapaz de realizar a educação qualificada, precisa haver o acordo entre professor e aluno, esse é o principal investimento que a educação pode fazer. Segundo uma interpretação sobre o professor suíço Piaget, educar é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento, mas esse estimulo tem que vim do estudante, sem ele não tem como progredir uma educação, um conhecimento, um saber.

Nossa educação precisa melhorar em muitas coisas, mas precisa ser vista a questão da educação como um processo que os alunos precisão de qualificação, não que esse não seja o papel dela, mas  o que vemos e que à preocupação maior do que a qualificação dos estudantes na questão de levar a criança e o jovem a escola de qualquer jeito. Programas sociais, bolsas de esportes, bolsas dentro dos meios educacionais são motivações para que todos estejam na escola, mas só isso não basta, necessita o querer par poder educar, e não somente incluir.

Não adianta programas, ações, políticas em busca da universalização da educação para todos se o principal interessado na busca pelo saber não quer, não adianta investir em quem não quer, trazer novidades tecnológicas para escola, para as salas de aulas se o alunos não demonstrar, buscar, pesquisar e de fato estudar para o progresso de cada um para o desenvolvimento do saber.

 

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/guia_para_pais-metodos.shtml

http://www.sobre.com.pt/jean-piaget-conteudo-sobrecompt

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jean-piaget-307384.shtml

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-all/