SILVA, Jadir Raimundo¹ e  Oliveira, Angélica Luiza de ¹; Silveira Carolyne Reis²; Mancylla, Larissa Velloso de Farias²;

RESUMO:

Tivemos como principal motivação para o nosso projeto, a melhoria de um quadro que vem se agravando ao longo dos anos, pensamos em uma nova geração de condutores, pedestres, e motociclistas que está por vir, e como isso influencia no caráter, ética e cidadania da nossa população, ou seja, melhoria de vida, para o nosso público alvo de forma geral, onde novos valores foram incrementados.

Com o desenvolver do projeto tivemos como multiplicadores, os professores junto aos alunos do Ensino Fundamental, buscando uma conscientização sobre a importância da Educação para o transito, tendo como base para este trabalho as cartilhas elaboradas das disciplinas, que passou a ser utilizadas pelos professores de forma interdisciplinar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Trânsito, aprendizagem e cidadania.

Summary:

We had as main motivation for our project, improvement of a painting that has been worsening over the years, we think of a new generation of drivers, pedestrians and bikers that's coming, and how it influences the character, ethics and citizenship of our population , i.e. improvement of life, to our target audience in General, where new values were increased. With the developing of the project had as multipliers, teachers with students of elementary school, looking for an awareness of the importance of education for the traffic, taking as a basis for this work the booklets prepared the disciplines, be used by teachers of interdisciplinary way. 

Keywords: education, traffic, learning and citizenship.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA SOCIAL

A Psicologia de Trânsito pode ser considerada uma área que investiga o comportamento humano no contexto do trânsito e os fatores que interferem na relação entre esses dois aspectos (Rozestraten, 1983).

Poucos problemas atuais podem se comparar em gravidade à crise enfrentada pelo trânsito, que nas palavras de VASCONCELOS (2004, p.81) “está atingindo proporções de epidemia”. Os problemas são encabeçados pelas crescentes exigências quanto à segurança, eficiência e rapidez de deslocamento - que dificultam o planejamento do espaço físico, principalmente urbano e se estendem à área da saúde, acidentes, poluição e finanças (MARIN; QUEIRÒZ, 2000). .

É importante considerar outros fatores que também poderiam influenciar a ocorrência de acidentes no trânsito, tais como, a má educação dos usuários do sistema de trânsito, as condições das vias de tráfego, o conhecimento e cumprimento ou não das leis de trânsito, dentre outros.

            O projeto ora apresentado busca um  trabalho de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental em Divinópolis, contribuindo para com a formação de novos padrões comportamentais permeados pela ética e solidariedade, através da ação educativa de intervenção que almeja o desenvolvimento de atitudes sensatas no trânsito.

            Divinópolis é uma das poucas cidades que possui o trânsito municipalizado no país  e tem apresentado um  aumento da frota veicular e um  número excessivo  de atropelamentos e essa realidade só será transformada se as pessoas forem educadas desde crianças.

            A Educação para o trânsito deve ser definida como ação para desenvolver no ser humano capacidades de uso e participação consciente das vias terrestres urbanas e rurais, uma vez que, ao circular, os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e na daqueles com quem convivem no trânsito.

            Portanto, ações de Educação para o Trânsito, desenvolvidas no Ensino Fundamental, terão como principal meta proporcionar às crianças um processo de ensino-aprendizagem que lhes permita desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam construir, durante o processo educativo, hábitos, comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito. Além disso, acredita-se que para que ocorra uma transformação no comportamento das pessoas, é necessário iniciar um trabalho desde muito cedo, o que justifica a realização do projeto voltado para o Ensino Fundamental.