PROJETO - EDUCAÇÃO PARA  A   CIDADANIA

                                               VLADISLAU DE SOUSA NERI

PEDAGOGO SOCIAL  E PÓS GRADUADO  EM GESTÃO AMBIENTAL

  1. Introdução 

 A Educação para a Cidadania é um processo ao longo da vida. Começa em casa e no meio próximo das crianças com as questões da identidade, relações interpessoais, escolhas, justiça, bem e mal e desenvolve-se na medida em que se expandem os horizontes de vida. Com a proliferação de instituições de formação não familiares, os problemas familiares dos jovens tornaram-se também sociais e a sua integração e socialização faz-se cada vez mais pela escola e pelos meios de comunicação de massas. Neste quadro, deve ainda acentuar-se que os jovens de hoje estão sujeitos a um processo de crescente marginalização das estruturas produtivas e simultaneamente a uma forte integração através dos mecanismos de consumo, fomentadores da passividade receptiva e da evasão diversiva. ( Cruz,1995  apud João Reis).

O papel da educação  deve ser principalmente o de  incentivar a conscientização  no processo  da construção da cidadania .Com isso ,cabe à escola  e seus educadores  criar condições necessárias  nas atividades   diárias  levando para sala de aula  os exemplos do nosso cotidiano. No mundo atual  globalizado   e com suas constantes mudanças  ,não cabe  mais à escola apenas   limitar-se  aos  conteúdos teóricos , e sim levar  aos educandos  o entendimento prático relacionando  as atividades   às realidades  da sociedade proporcionando assim uma melhor  forma de compreensão de mundo  e fazendo com que  cada  aluno tenha a consciência  da sua participação no contexto social ,estimulando a  criatividade   e  uma mudança de atitudes   na relação entre os indivíduos Assim  a escola poderá  preparar  o educando  para a vida através  da aplicação dos  quatro pilares da educação , Aprender a ser,Aprender a conviver, Aprender a fazer , e Aprender a  aprender. (UNESCO,1999).

A educação ambiental   deve ser  cada vez mais  inserida  nos currículos escolares,pois  nela  há uma relação  direta  na formação do cidadão ,assim  os educandos  podem ter a compreensão da importância  da   preservação  dos recursos naturais   e sua ligação com a qualidade de vida da população.O crescimento desordenado  da população em especial  nos  centro urbanos ,somado ao consumismo  desenfreado  tem causado um dos maiores problemas ambientais  da atualidade, que é a geração do lixo.Este impacto  tem comprometido   bastante  a garantia de preservação dos recursos naturais  com   a poluição do ar,  solo  e da água,  colocando em risco   a  continuação da vida do planeta.face a esses problemas, é necessário que haja   uma  mobilização da sociedade  em prol da  conservação dos recursos naturais, e  a escola tem um papel primordial  nesse processo de conscientização  da sociedade.Contudo, é  extremamente importante  que  a  educação  disponha  de  profissionais  capacitados, incentivados e compromissados  com o processo   educacional,podendo fomentar   a mudança   tão esperada  nas atitudes do indivíduo e na formação da cidadania resgatando inclusive o exercício  do patriotismo pelo qual  o brasileiro  carece , e para isso  é necessário referenciais de bons exemplos  por parte  dos que governam  e conduzem o processo  democrático  do país, incentivando assim à  população  ter maior participação na vida social e  política e  eliminar de vez a cultura da omissão que  é tão presente  no Brasil.Portanto, esse projeto  reflete a vontade  de uma expressiva mudança   nas atitudes do cidadão,levando  a cada indivíduo a plena consciência da importância do seu papel  na sociedade seja  nos contextos políticos, sociais, culturais e a ambientais.

2. Objetivos

2.1 Objetivos gerais

  • Proporcionar aos educandos   a oportunidade de conhecerem  e conscientizarem  sobre a  harmonia funcional existente entre elementos da natureza  e a importância  da valorização da biodiversidade . Divulgar estratégias de proteção do meio ambiente.

 

  • Elaborar  programas, projetos e ações que promovam a formação de cidadãos planetários conscientes  e  comprometidos com processos de educação para a sustentabilidade e gestão ambiental participativa em diferentes contextos de  ensino  e aprendizagem.
  • Conduzir  o indivíduo a uma nova  postura  em relação à Educação Ambiental, fomentando à construção da cidadania;
  • Resgatar  hábitos do passado  que incentivem  aos alunos  a valorização dos símbolos nacionais incluindo na prática escolar  a execução dos hinos   e hasteamento da bandeira nacional como prática cotidiana nas escolas  do ensino básico

2.2 Objetivos específicos

  • Capacitar os profissionais de ensino do  ensino fundamental bem como todos aqueles envolvidos no processo educacional .
  • Proporcionar  aos alunos a compreensão da importância do consumo  consciente e destinação adequada  do lixo gerado.

 

  • Valorizar o contexto histórico  do país, podendo assim  proporcionar uma maior compreensão  dos problemas  atuais.

 

  • Levar aos educandos   os acontecimentos atuais , fomentando a compreensão  da necessidade de mudança de atitudes.

 

  • Criar um programa de incentivo aos docentes ,estipulando metas a serem cumpridas   valorizando  o conceito da meritocracia.

 

3. Apresentação das atividades

 - Esse  projeto  deverá  ser  realizado  de uma forma continua ,fazendo parte  do currículo  escolar ,levando em consideração  as peculiaridades de cada   instituição .

- Atividades lúdicas   com os alunos   com ênfase   nas questões socioambientais  promovendo palestras  durante o ano letivo , com parcerias   com outras instituições  como a polícia militar,Ongs, igrejas, faculdades  onde podemos tratar de problemas sociais  como as drogas, a violência, e o alcoolismo.

- Elaborar vistas técnicas   com os alunos  proporcionando o conhecimento prático   das questões ambientais   tais como  apresentação da  fauna e da flora local.

- Incentivar os educandos  a criarem redações que abordem  os problemas sociais que  enfrentamos em nossa sociedade.

- Programas semanais de  incentivo  á valorização aos símbolos nacionais.

- Oficinas de  incentivo a leitura  utilizando material didático que aborde  os problemas sociais do nosso cotidiano.

- Projetos de inclusão digital  que abordem  temas  socioambientais

4. Resultados esperados e indicadores de sucesso

  • Professores mais atualizados , capacitados  e  compromissados  com o processo de ensino e aprendizagem
  • Formação de cidadãos ecologicamente capazes  de  tomar atitudes que possam beneficiar  a preservação do planeta
  • Gestores   comprometidos com a qualidade da educação que possam contribuir com a qualificação e capacitação docente.
  • Valorização da fauna, flora e da cultura local
  • Alunos  mais atuantes diante dos problemas socioambientais
  • Indivíduos  conscientes ,críticos   e que respeitam as diversidades.
  • Maior interação entre a escola, família e comunidade valorizando a conservação do patrimônio público.
  • Envolvimento do maior numero de pessoas  dispostas  a fomentarem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. 

6. Referencias 

 CRUZ, M. B. (1995). Instituições políticas e processos sociais. Lisboa: Bertrand Editora

 UNESCO  .http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/