EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE.

         Com o surgimento do estado nacional e com a ascensão da burguesia, a educação assumiu  um caráter mais baixo e liberal. O estado é quem tomara conta da educação, e esta por sua vez promovera seus fins. A modernidade apresentou-se como uma época acentuadamente  contraditória em termos políticos econômicos,  sociais, culturais  e pedagógicos.

      Foram profundas alterações no  continente que colocaram grandes desafios  diante da educação, a qual  se atribuiu  a missão pedagógica de produzir o homem novo, apto a compreender, aceitar  e atuar  nos novos modelos  e paradigmas. A partir do humanismo  do século 15 abrem-se novas perspequitivas e necessidades  diante do processo pedagógico inspiradas  pela nova concepção de homem, livre e mundano que no entanto deve adotar, em sua educação os valores cristão.

      Martinho Lutero possui um entendimento novo de educação  e afirma “ caso a fé  seja a base da educação humana inspirando –se  no texto  sagrado, o individuo  necessita ser alfabetizado”. Essa é a razão que fundamenta  a proposta  luterana de alfabetização geral do povo. Assim vem  a toma a importância  das escolas publicas  das quais, segundo Lutero  a salvação humana depende. A educação moderna ocupa cada vez mais o papel  de primeira importância na sociedade, que  por assim dizer , a formação do cidadão. O pensador Frances Montagne vê a educação  como única solução dos problemas do homem.

      Os objetivos da educação para Rousseau  comportam dois aspectos, o desenvolvimento  das potencialidades naturais  da criança e seu afastamento  dos males  sociais. Segundo Hegel, cabe  ao estado promover  o processo  educativo. Já segundo o mentor protestante o dever da promoção da educação publica  cabe tanto a igreja  renovada, como também  ao estado civil, alem das virtudes cristãs, cuja a promoção  é dever da igreja,  o homem tem de receber instruções não que diz respeito aos valores de convivência, harmonia  no âmbito da sociedade.

Referencia bibliográficas. Material de apoio

CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais:

Claretiano, 2013. Unidade 1 – A Educação no Mundo Antigo

CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais:

Claretiano, 2013. Unidade 2 – Educação na Idade Média

CORRÊA, R. A; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais:

Claretiano, 2013. Unidade 3 – Educação na Modernidade