INTRODUÇÃO

 

Nos dias de hoje vemos dentro da educação matematica  muitos resultados negativos obtidos na docência nos mais diversos niveis de ensino. Varias cituações contribuem para este lastimavel quadro, tais como: má formação de professores, metodologia de trabalho, desvalorizaçao socio-economica dos professores dentre outros.

Varias são as dificuldades a cerca da aprendizagem da matemática, por ser uma ciência abstrata e mais dificil de ser assimilada, e sua compeenção exige do educando uma postura e habilidades mais especificas.

Muitos são os esforços de educadores e da nossa sociedade em prol de uma consolidação de processos em que diz respeito a educação matemática em cada grupo social. A educação matemática caracteriza-se como um processo imerso numa totalidade concreta se desenvolvendo principalmente a partir de pensamentos matemáticos.

Entretanto, sabemos que este esforço para educar, não veem se aplicando na maioria de nosssas escolas, principalmente em quesitos que se relacionam com a matemática. Como resultado espontaneo, vemos o fracasso que é o ensino da matematica em muitas de nossas instituições de ensino.

 

O ENSINO DA MATEMÁTICA

 

Muitas pesquisas atuais vem mostrando que o ensino-aprendizagem como um todo e, em especial o da matematica, deve manter um processo mutuo compartilhado, apenas dependendo do conhecimento do aluno sobre a necessidade e importancia do assunto que está em discussão.  Vai depender da capacidade em atender as suas necessidades e expectativas e de lhe abrir alternativas para a melhoria da sua qualidade de vida.

Para Goldberg (1998), "educar é transformar; é despertar aptidões e orientá-las para o melhor uso dentro da sociedade em que vive o educando;" é desenvolver estruturas cognitivas que permitam ao indivíduo não somente ler e compreender o mundo em que vive, mas atuar e, se possível, gerar progresso na sociedade como um todo.

É muito comun depararmos dentro de sala de aula, professores de matemática trabalhando de forma rotineira, onde os conteúdos ensinados são os presentes nos livros adotados pela escola e a metodolodia aplicada se restringe a aulas expositivas e a varios exercícios de fixação.

Tal postura contibuem para o educando associar o estudo como uma mera mesmorização, desestimulando o interesse deles e atividades que envolvam mais o raciocinio. Consequantemente os alunos se toram excessivamente dependente do livro didátido e do professor de matemática, uma vez se assim seu principal objetivo é ter uma nota suficiente para serem aprovados.

Um outro fato que sempre acontece e muito frequente, é o fato da matématica ser tratada como sendo uma ciência do conhecimento desligada da realidade do cotidiano onde o estudante esta incluso. Desta forma, é comum ouvirmos nossos alunos perguntarem: "Para que serve isso"? "Onde vou utilizar aquilo"? por decepção dos alunos, em muitos dos casos, tais perguntas não chegam sequer a ser respondidas. Assim surgem mais duvidas, mais conflitos na cabeças de nossos alunos.

Se nos depararmos em uma sala de aula e observarmos alguns professores de matemática, veremos que eles se colocam à frente da turma sobre o quadro negro, tendo ele como seu apoio e referencia perante seus alunos. Em seguida dissertam sobre os seus conteúdos, questionam, perguntam, demonstram, corrigem, etc. Sem sombras de duvidas tais professores atuam com uma postura mais tradicional.

Nas escolas onde os professores ainda mantem a forma tradicional de trabalhar, assim observamos que o porcesso de aprendizagem dos alunos se tornam uma mera transmissão da matéria. De forma reduzida: o professor "transmite" e os alunos "recebem". Esta atividade de transmissão e recepção vem acompanhada da realização repetitiva e puramente mecanizada de exercícios, acarretando, por parte do aluno, futuras memorizações de como estes exercícios foram inicialmente desenvolvidos.

          Diante disso, podemos constatar que muitas vezes as atividades mentais de nossos alunos é subestimada, privando-os de desenvolverem suas potencialidades cognitivas, suas capacidades de desenvolver seus raciocinios e habilidades. O ensino da matemática tem que ir além da transmissão da matéria, ir alem da correção de exercicios no quadro negro e da sua memorização.

          Geralmente mutos professores de matemática possue grande preoculpação em está ‘vencendo’ o conteúdo a qualquer custo. Para eles o mais importante é passar a materia que se encontra nos livros didáticos adotados por eles. Este livros por sua vez, deveriam ser usalos apenas como um auxilio, e não ficar preso a eles. Por essa razão é fundamental que o professor domine bastente o conteúdo além de saber o que realmente é basico e indispensavél ensinar para os alunos.

          Um problema notável também que ocorre nas salas de aula é o fato  do ensino que é transmitido, o professor não toma em muitas das veses a preucação de verificar se o aluno realmente encontram preparados para absorver novos conhecimentos a serem transmiditos pelo professor. Por decorrência há um acumulo de duvidas por partes dos alunos, gerando assim uma bola de neve.  

          Um dos problemas mais graves e corriqueiros que o professor enfrenta em sala de aula e um dos mais faceis de resolver é a falta de interesse dos alunos. Esse problema em sala de aula reflete e muito no que esta sendo estudado em sala de aula. Agravando mais ainda a situação, alguns professores utilizam o método de distribuir recompensas, na tentativa de motivar esses alunos a "participarem" de suas aulas.

          Com estes apanhados de problemas, encontramos de um lado muitos alunos desinteressados, que encara a matemática como uma materia árdua mas necessaria a suas vidas, e por outro, professores desgostosos de suas turmas, pois segundo eles, estes alunos não sabem nada do que foi supostamente "trabalhado" em sala de aula.

É importantesalientarmos que o processo de ensino-aprendizagem é composto por diversas atividades que poderam ser organizadas pelo professor, priorisando a assimilação, por parte dos alunos em questão de habilidades e hábitos,  e de capacidade de desenvolvimento intelectuais, sempre objetivando o dominio do conhecimento em suas diversas aplicações.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

As relações entre professor, aluno e conteúdos de matemática esta completamente ligados à dinâmica, desta forma, as atividades de ensino devem ser um processo coordenado de ações docentes, onde o professor de matemática deverá organizar, com o máximo de cuidado possível, suas aulas, levando em conta sempre as reais necessidades dos seus alunos nos diversos tipos de ambientes onde estão inseridos.

É importante resaltar que o ensino da matemática depende da combinação da atividade do professor – ensinar – com a do aluno – aprender.

Sendo assim acreditamos que a matemática deveria ser ensinada de maneira que o aluno seje estimulado a investigar, fazendo-o raciocinar. Caberia ao professor estimular esta criatividade no aluno, endagada não apenas na reflexão sobre os conhecimentos acumulativos, mas sim, sobre as suas aplicações às demais ciências e tecnologia de desenvolvimento. E por um lado a escola deveria oferecer recursos para que isto aconteça.

Precisamos também ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente como aprendizado, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando. Devemos despertar no educando a consciência de que eles não estão prontos, aguçando neles o desejo de se complementarem, capacitarem ao exercício de uma consciência  critica de si mesmo, do outro e do mundo.