Universidade Federal do Maranhão

Centro de Ciências Sociais

Departamento de Educação II

Disciplina: Fundamentos Econômicos da Educação

Professor: Almir Bruno Tavares

Nomes: Gabriela Ferreira Souza e

             Nayara Sá Carvalho Tavares

Resenha Critico-Comparativa

Educação Libertadora: para muito mais além do capital

 

No texto de Meszáros “Para além do capital”, relata importâncias com caráter significativo para a humanidade e para o homem enquanto ser social. Trás algo muito importante e significativo, quando menciona que a educação não é um negocio, na verdade é uma criação; e que essa educação não deve qualificar para o mercado de trabalho, mas sim para a vida.

Dessa forma é fácil concluir que estas ideias são totalmente sensatas e dignas de concordância, porem na sociedade que estamos inseridos, que possui ideias de caráter controverso e que trás em sua herança um baú com características de “sociedades” que procuram dividir-se em classes, na qual já se tem conhecimento de que a vida social se dava entre servo e senhor como ocorria na sociedade feudal, que é apresentada por outros autores de ideias significantes que são José Paulo Netto e Marcelo Braz, em seu livro “Economia Politica: uma introdução critica”, fica difícil manter a concepção de um ideal para a vida, cheia de sabedoria, na qual se passa a contemplar ensinamentos e mais ensinamentos, sem um destino específicos(para o trabalho).

A partir dessas perspectivas é que no livro “Economia Politica: uma introdução critica” são apresentadas ideias a respeito do “Trabalho, sociedade e valor”. Evidenciando que o trabalho é muito mais que um tema, mas uma categoria indispensável para a compreensão da atividade econômica, e que o mesmo ocorre através de relações entre sujeitos. E em todas as ideias apresentadas representam toda essa relação entre sujeitos, objetos e propriedade privada.

Assim é pertinente frisar que pensar e idealizar as informações de Meszáros, sobre a educação e os aprendizados serem para a vida, são extremamente interessantes, porem difíceis de cumprir nesta sociedade capitalista aonde estamos inseridos e impregnados pelos seus ideais. Deve ser por conhecer esta realidade enfadonha do “sistema capitalista” que ele sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente. Uma educação libertadora com função de transformar o trabalhador em um agente politico que pensa, que age, e que usa a palavra como arma para transformar o mundo.

Meszáros compreende que educar não é a mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida. É construir, libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a história é um campo aberto de possibilidades.

Com base em todas as ideias apresentadas por Meszáros, José Paulo Netto e Marcelo Braz, compreendemos que superar todas essas circunstancias só será possível pela educação, mas não uma educação alienante e com fins já pre definidos, com bases politicas baseadas em ideais capitalistas, e nem uma sociedade dividida em classe, onde se tem o trabalho humano como uma espécie de “mercadoria”. Realmente de existir uma educação que vá para além do capital e para além de divisões sociais e interesses de quem tem mais a oferecer. A educação desejada é a educação que será realmente libertadora, que fara a convivência ser digna e de direitos iguais para todos.

Referencia

Netto, José Paulo. Economia politica: uma introdução crítica/ José Paulo Netto e Marcelo Braz.-6.ed.-São Paulo: Cortez,2010.