Ao observar crianças e jovens em seu cotidiano, é fácil perceber o quanto a educação mudou; e fica ainda mais nítido quando se identifica os traços distorcidos de personalidade dos adultos. Terá sido isso uma evolução?

Há tempos atrás,os pais educavam seus filhos mostrando-lhes com palavras e exemplos de vida, que o direito de um termina quando o do outro começa. Essa era uma lição muito valiosa para a vida dos pequeninos, pois cresciam conhecendo seus direitos e deveres e, tão importante quanto isso, respeitavam os direitos dos outros. Tornavam-se adultos equilibrados,conscientes, tolerantes,capazes, comprometidos, respeitadores e possuidores de um caráter bem formado. Esta sim era uma sociedade formada por indivíduos que possuiam valores inestimáveis.

Contudo, com o passar dos tempos, a educação doméstica tem ficado cada vez mais rara. Os pais não dispõem de tempo com seus filhos e nem mesmo dão valor a isso. Mostram, com exemplos e palavras, que eles têm direitos sobre tudo, e porque não dizer, sobre todos. A exemplo disso, hoje se vê alunos desafiarem e desrespeitarem os professores. Fazem isso porque ouviram de seus pais que o professor está ali para serví-lo, afinal, dizem ser para isso ques são pagos. E ainda afirmam estar desenvolvendo a autoconfiança em seus filhos. Uma vergonha!

As crianças de hoje não toleram as frustrações. Mas é claro! Não foram preparadas para isso! E tornam-se adultos egoístas, prepotentes, desrespeitadores, impacientes,intolerantes, insensíveis, mesquinhos, vazios, insatisfeitos, frustrados, incapazes de se colocar no lugar do outro, imprudentes, ansiosos, infelizes, desequilibrados e perversos. Estes sim são os piores marginais! Pois, mesmo parecendo estar dentro, vivem às margens das leis. E acham que isso tudo é perfeitamente normal. 

E chamam isso de evolução?

Será que é tempo que nos falta para perceber?