PREFEITURA MUNICIPAL DE HORIZONTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Educação Integral em tempo integral
Sandra Maria Tavares Assunção
Canta meu grilo, como preferires; mas eu sei que amanhã, no alvorecer, vou embora daqui, porque, se fico aqui, acontecerá a mim aquilo que acontece a todos os meninos, isto é, terei de ir para a escola e, por amor ou por força, terei de estudar, e eu vou te dizer em confidencia, de estudar não tenho a menor vontade e me divirto mais perseguindo borboletas e subindo nas arvores para pegar passarinhos nos ninhos.
(Collodi, C. As aventuras de Pinóquio)
Nesse dialogo com o Grilo Falante, pode-se perceber o desencanto vivido por Pinóquio quanto à visão da escola e no que ela pode lhe transformar. Mal a infância começa já não mais se permite sonhar, brincar de faz-de-conta, buscar saberes que nasçam do interesse próprio e da curiosidade inocente que nos torna capazes de mergulhar no mundo do conhecimento sem a regulação imposta pela escola.
O personagem Pinóquio, com essa fala consegue contextualizar uma escola fragmenta, sem encanto, incapaz de despertar o interesse pelo conhecimento, atrelada a um modelo de fabricação em série.
Repensar a escola e o seu papel social constitui um relevante exercício de reflexão que nos leva a vislumbrar uma escola dinâmica, suscetível de conceber o ser humano em todas as dimensões.
No momento atual,o debate sobre a educcao integral está ganahnado espaço.Trata-se de uma emergente demanda da sociedade civil, que nos
A proposta de implantação das escolas em tempo integral foi discutida durante os trabalhos de construção da LBD, entre 1994 e 1996 e defendida pelo então senador Darcy Ribeiro, responsável pela incorporação do assunto na redação final ao projeto de lei, que posteriormente foi sancionada e se transformou na LDB (Lei 9.394\96).
O Congresso nacional decreta dentre outras alterações que a LDB, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art.34: "A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola."
2º. Parágrafo: ?O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino."
Faz-se necessário explicitar que a LDB (1996), também faz referência a educação integral na educação infantil: "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade." (Título V, Seção II, Art.29).
A consideração citada acima revela que a criança deve ser vista como um ser integral, e que o seu desenvolvimento perpassa por todas as dimensões, desmistificando a dicotomia muitas vezes pautada entre o educar e o cuidar.
Como se vê, as leis do nosso país já visam à educação integral. Nessa perspectiva, a sociedade espera que os direitos citados pela LBD, assumam proporções crescentes no contexto das políticas que tenham como fundamento princípios democráticos em consonância com a sociedade.
A implantação do Projeto Escola em Tempo Integral visa à busca de uma educação integral, que pense o ser humano como sujeito inteiro e singular, incapaz de evoluir em sua plenitude senão pela conjugação de suas capacidades integrais.
É importante frisar que tempo integral na escola pressupõe, a adoção de uma concepção de educação integral, haja vista, que com a ampliação do tempo escolar, torna-se possível pensar em uma educação que envolva a integração dos diversos campos do conhecimento, dando oportunidade de uma ressignificação dos conteúdos propostos e das práticas pedagógicas, por todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Um projeto coma a Escola em Tempo Integral, significa mais do que a ampliação da jornada escolar, exprime uma possibilidade de um desenvolvimento de novas oportunidades que impulsionem aprendizagens expressivas e libertadoras.
Conforme Coelho (1997, p.14) "todas as atividades desenvolvidas são entendidas como atividades educativas, o que permite que o horário integral se transforme em educação integral." Assim sendo, isso resulta em uma ressignificação da proposta pedagógica da escola, a qual conduzirá há uma reflexão das praticas pedagógicas desenvolvidas, compreendendo-as numa perspectiva mais integral de educação, concebendo o ser por inteiro e inserido num contexto real.
Na escola de tempo integral o uso dos espaços e tempos deve ser repensado, no sentido de conjugar os esforços e espaços potencialmente educativos próximos e presentes na comunidade, buscando criar situações para o desenvolvimento integral do aluno, a partir de uma interação escola e comunidade.
Muitos especialistas na área da educação apontam a educação integral como opção para a melhoria dos índices de educação no país e de um possível rumo para diminuir as desigualdades de aprendizado existentes entre os alunos brasileiros. Assim,há um esforço por parte dos que defendem a educação integral no aprofundamento do assunto na sociedade.
Segundo Silva (2002, p.169), "a ampliação do tempo escolar precisa vir acompanhada de uma visão de escola e de seu papel social". Desta forma a proposta não é manter as crianças o dia inteiro na escola na perspectiva de aumento quantitativo de horas, mas redimensionar o tempo na busca de novas possibilidades de aprendizado na escola e fora dela, construindo vivências significativas e democratizando as relações existentes na escola em interação com os espaços comunitários.
Pensar em educação integral é sonhar com uma escola em tempo integral sem muros, sem amarras, sem o conservadorismo que segmenta o ser, é vislumbrar um novo tempo de percepções, como preconiza Paulo Freire "o fato de me perceber no mundo, com o mundo e com os outros me põe numa posição em face do mundo que não é de quem nada tem a ver com ele. Afinal, minha presença no mundo não é a de quem a ele se adapta, mas a de quem nele se insere."