EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM AO CURRÍCULO

Andréia Cristina de Souza Pinho Gomes

Lourdes Batista Neto Alves

Luzinete Alves Assunção Silva

Sirlene Oliveira da Cunha

Shirley Cosmo da Silva

RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal dialogar com as possibilidades do currículo da educação infantil bem como refletir sobre as principais concepções e abordagens que influencia o fazer pedagógico desta modalidade educacional. Deste modo procura-se a partir da pesquisa bibliográfica evidenciar uma educação infantil cujas ações vão alem do ato do cuidar e esta mediada pela produção cognitiva lúdica e eficaz.  Tomam-se como base da reflexão as propostas do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil cuja proposta curricular é reconhecida e respeitada em várias partes do mundo.

Palavras- Chaves: Currículo. Educação Infantil. Concepções

  1. INTRODUÇÃO 

Diante da emergente necessidade de se discutir a questão do currículo da educação infantil é que abordamos neste artigo as principais concepções curriculares que influenciam o fazer pedagógico nesta importante modalidade educacional brasileira. O currículo da educação infantil tem sido objeto de estudos e pesquisas de vários autores, já que todas as ações pedagógicas estão estreitamente ligadas a concepção de currículo escolar, desta forma tratará aqui primeiramente da questão histórica e seguida um breve abordagem sobre as proposições do Referencial Curricular nacional da Educação Infantil.

Diante disto busca-se neste artigo dialogar com documentos que formam a proposta curricular da educação infantil em nossos pais fazendo reflexões e ponderando alguns pontos que forem mais necessários. A metodologia do trabalho é de e de fato a pesquisa bibliográfica confrontada com os diálogos e vivencias abstraído do discurso de tantos profissionais que vem ao longo dos anos construindo a educação brasileira.

Deste modo além da reflexão da prática docente e das análises documentais far-se-á diálogos com as ideias de autores como: CAMPOS, ( 2002),  CERISARA,  (2002), FREIRE, (2001), FREITAS, (1999), KRAMER, (1996, 2001), KUENZER, (1999), MOREIRA, ( 2000), PIMENTA, ( 2002).