Educação Infantil e o Mundo Lúdico
Há um tempo, escola não era lugar de brincadeiras e as crianças em casa brincavam por brincar ou para se divertir e passar o tempo. Hoje, porém, as brincadeiras fazem parte do a dia a dia das Instituições educacionais. De acordo com a maioria se não todos, os pedagogos acreditam que a criança aprende brincando. Isso é mais que uma verdade de acordo com alguns estudiosos, filósofos e sociólogos. As brincadeiras agora fazem parte da educação infantil, mas com sentido pedagógico, educacional e formativo. Através das brincadeiras e jogos elas irão aprender regras e valores que serão utilizadas em sua vida cotidiana e em sociedade.
As brincadeiras agora são denominadas atividades lúdicas que tem por objetivo ensinar regras, valores, atitudes de cortesias e de partilha, além de desenvolver o raciocínio e despertar as emoções como a sensibilidade, desejos, afetividade, enfrentamento e resoluções de problemas. A ludicidade se bem utilizada será uma grande aliada no ensino aprendizado dos pequenos.
Na educação infantil a criança aprende através de jogos, a desenvolver seus movimentos ou coordenação motora de forma divertida que vão lhes proporcionar melhorias nos movimentos amplos como saltar, correr, pular, anda. Nos primeiros anos a ludicidade exploram mãos, pés em atividades de pegar, segurar, abrir e fechar e andar. Entre dois a quatro anos as brincadeiras são voltadas para o correr, pular, chutar. Por volta dos cinco anos às brincadeiras de pegar são desejadas. O docente deverá sempre observar cada criança como um ser único e saber qual atividade mais gostam e através dessa atividade realizar seu planejamento de forma a sempre atrair a atenção não somente de um aluno mais de todos.
Trabalhar com o lúdico requer tempo, disposição e envolvimento do docente e também de toda a equipe escolar, porém a família também deverá ser orientada a utilizar esse método para apoiar e ensinar seus filhos, pois a colaboração entre escola e família e vice versa deve ser constante assim o desenvolvimento da criança ocorrerá de forma agradável e principalmente para que a família possa estar mais próxima entre seus entese os pais ou responsáveis mais participativos na vida escolar e pessoal de seus filhos.
Brincadeiras antigas também devem ser resgatadas. Utilizar tecnologia, através de jogos eletrônicos, não viciantes, também é uma forma de se trabalhar o lúdico. Crianças pequenas também apreciam os eletrônicos e se divertem com eles e o docente deve explorar de forma cuidadosa esses objetos.
Para aqueles que acreditam que as brincadeiras dispersam os alunos vale lembrar que um dia já foi criança e o quanto gostava de brincar. Cantigas de roda enriquece o vocabulário. Correr, saltar, andar desenvolve a coordenação motora. Jogos ensinam regras, partilhar, convivência. Brinquedos estimulam a imaginação, então a ludicidade deve ser levada a sério nas brincadeiras.
Toda Instituição educacional deveria trabalhar mais o lúdico com os pequenos. Essa é a melhor fase da vida e as brincadeiras dão sentido na fase mais divertida do ser humano. É muito bom ser criança e melhor ainda é ser docente que trabalha com criança.