EDUCAÇÃO INFANTIL E MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GENERAL CARNEIRO-MT

 

JOÃO BOSCO MARTIS

 

Resumo

O presente artigo se fundamenta em pesquisas bibliográficas acerca da análise das práticas de Educação Ambiental nas escolas de Educação Infantil do município de General Carneiro-MT, com o objetivo de identificar o perfil dessas práticas e, assim, desenvolver um olhar crítico que é resultante desta pesquisa. Torna-se possível considerar o estudo proposto como um problema, uma vez que a maior parte da pesquisa apresenta a ausência dessas práticas ambientais no contexto da Educação Infantil, apesar de a temática ambiental ser amplamente divulgada.

Introdução

 

            A análise acerca da Educação Ambiental permite entendê-la como uma prática que pouco está sendo exercido no ambiente escolar da Educação Infantil das escolas municipais de General Carneiro-MT, o que se confirma a partir das discussões que faremos nesse artigo. Assim como as práticas pedagógicas, os objetivos relacionados a essa temática também estão dissociados de seu real conceito, acabando por dificultar ao aluno a aquisição de conhecimentos relativos ao exercício das práticas ambientais.

            A principal função do trabalho com o tema “Educação Infantil e Meio Ambiente nas Escolas Municipais de General Carneiro-MT” é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade sócia ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade. Justiça e equilíbrio econômico, social e ecologicamente (DIAS, 2003).

 

Metodologia

 

            Para o bom desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos que permitissem levantar dados que tratam do problema (Meio Ambiente), fazendo assim uma visualização clara do nível de desenvolvimento e das dificuldades da Educação Ambiental nas escolas de Educação Infantil em General Carneiro-MT. Para avaliar o nível de conhecimento das crianças em relação ao meio ambiente, bem como a assimilação do conteúdo por parte dos alunos e a argumentação em contextos, foi sugerido que falassem de algum pássaro que eles conhecessem, colocando em pauta o assunto sobre o meio ambiente, mas precisamente a consciência do aluno no que se refere à vida animal, correlacionando o habitat e suas diversas formas de vida. O assunto foi abordado na intenção de despertar no aluno a consciência ecológica tão discutida no final do século XX e início do século XXI.

Discussão

            A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados. Para que o professor possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase, que corresponde à educação oferecida do nascimento até e os seis anos de idade. Considerada nos dias atuais como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos: físico, psíquico, cognitivo e social.

             E na infância que se observa que a criança esta mais apta a relacionar o conhecimento adquirido, seguindo o exemplo de seus professores, os pais, pessoas que vivem ao seu redor, favorecendo assim, que a Educação Ambiental seja implantada com maior facilidade nas escolas durante esse período. A boa aprendizagem é aquela que promove o desenvolvimento, atuando sobre as crianças seu senso critico e fazendo com que o desenvolvimento que hoje é potencial transforme-se em efetivo no futuro.

Considerações Finais

            A apresentação das complexidades na Educação Ambiental depende de uma série de fatores, entre eles da educação infantil ou pré-escolar. Os alunos que participam de um processo preparatório programado durante o período pré-escolar (ou educação infantil) apresentam índices mais elevados de domínio da linguagem, como leitura, escrita, argumentação, entre outros, bem como um maior conhecimento da natureza, expressando, portanto, níveis maiores de conscientização ambiental.

Referências

BASTOS, I. M. e S; PEREIRA, S. R. A contribuição de Vygotsk e Wallon na compreensão do  desenvolvimento infantil.2007.Disponível:www.periódicos.udesc.br/. Acesso em: 25 de Abril de 2015.

TELLES. Z. Desenvolvimento infantil. UNICEF. Brasil. Disponível em http:/www.unicef.org/Brasil/pt/activities_10163.htm.Acesso em:26 de Abril 2015.

TERRA, M. R. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. Disponível em:http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm.Acessado em 25/02/2012.