UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: DIDATICA

PROFESSORA: FABIANA CANAVIEIRA

NOME: GABRIELA FERREIRA SOUZA    

 

Educação Infantil e Currículo: um relacionamento necessário

 

 

 

Sumário: Introdução; 1.Perspectiva sobre Educação Infantil e Currículo; 2.Relacionamento entre Currículo e Educação Infantil.

 

 

 

Resumo

 

O presente artigo trás compreensões a respeito da Educação Infantil, do Currículo e essa relação que visa uma consonância qualificável na educação e no desenvolvimento desses pequenos aprendizes. Uma perspectiva que visa auxiliar no meio de subseqüente desigualdade social.

Palavras-chave: Educação Infantil e Currículo.

Abstract

 

This paper behind understandings about the Early Childhood Education, Curriculum and that seeks a relationship that line qualifying education and development of these little learners. A perspective that aims to assist in a subsequent social inequality.

Keywords: Early Childhood Education and Curriculum.

Introdução

Este presente artigo apresenta um entendimento sobre Educação Infantil e Currículo, trazendo conhecimentos de origem histórica, social, política, ética e estética. A perspectiva aqui apresentada tem como necessidade dar noções de cada termo, mostrar a peculiaridade das crianças, nossos pequenos aprendizes. Colocar em vista a necessidade de se trabalhar de maneira diferenciada com estas crianças e assim entender que tal trabalho só terá real eficácia com analises e conhecimentos que deverão estar presentes no currículo escolar da Educação Infantil.

 

1. Perspectiva sobre Educação Infantil e Currículo

 

A Educação Infantil tem passado um entendimento de que sua que sua função no desenvolver social. Pois é ter consciência de que nossas pequenas crianças e aprendizes, são a confirmação de um futuro avanço e transformações o ceio de uma sociedade.

A educação dessas crianças tema que ser desenvolvida de forma critica, dialógica e buscando sempre a qualificação dos ensinamentos pelo qual as mesmas participarão.

Porem fica claro entender que a Educação Infantil passa e já passou por muitas perspectivas, compreendendo-as positivas e negativas, onde inseres-se no contexto da historia das  políticas de atendimento a infância, marcada por diferenciações em relação a classe social das crianças, ou seja, a pura desigualdade e a diferenciação dos trabalhos educacionais. Na qual uns terão um melhor “centro de qualidade educacional” com tudo o que tem direito, e outros terão muito mal o b-a- ba.

A perspectiva aqui é de transformação de meios que possam mudar ou pelo menos amenizar esta realidade.

Assim a Lei n°9.394/96(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), regulamentando esse ordenamento, introduziu uma serie de inovações em relação a Educação Básica, dentre as quais, a integração das creches no sistema de ensino compondo, junto com as pré-escolas, a primeira etapa da Educação Básica. Essa lei evidencia a autonomia das unidades educacionais na organização flexível de seu currículo e a pluralidade de métodos pedagógicos, desde que assegurem a aprendizagem.

Frente a todas essas transformações, a Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre a educação de crianças em espaço coletivo, e de seleção e fortalecimento de praticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Compreendendo estas perspectivas que se busca ter a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, elaborados anteriormente por este conselho (Resolução CNE/CEB n°1/99 e parecer CNE/CEB n°22/98) foram fundamentais para explicitar princípios e orientações para os sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de propostas pedagógicas. Desta forma que são feitas revisões e atualizações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é essencial para acompanhar os avanços na área. Essa diretrizes constituem-se como um instrumento estratégico na consolidação de uma Educação Infantil de qualidade.

Por se ter a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e compreender o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos sejam eles de caráter físico, intelectual, lingüístico e social. Assim entender que o currículo é necessidade fundamental para uma Educação Infantil de qualidade.

2. Relacionamento entre Currículo e Educação Infantil

 

Pensar na Educação Infantil, nas crianças é saber que as mesmas precisam de cuidado, atenção e dedicação especial. Assim a necessidade de desempenhar atitudes, projetos e tarefas que sejam de consonância com todo o desenvolvimento das crianças, é ter plena consciência de uma educação de qualidade e aperfeiçoamento, é aqui que se trás a importância do currículo na e para a Educação Infantil.

O currículo na Educação Infantil é concebido como um conjunto de praticas que buscam articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, cientifico e tecnológico. Tais praticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde pequenas estabelecem com os professores e com as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades. Com o currículo verifica-se também que as pratica que estruturam o cotidiano das instituições de Educação Infantil devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural das crianças. Apontar as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidades que assegurem as metas educacionais de seu projeto pedagógico.

Acredita-se que com esses fundamentos a Educação estará desenvolvendo pelo menos três elementos cruciais na formação da criança: a descoberta das coisas nas quais pensa e, através dela, de seus interesses e de como lutar por eles; a identificação das coisas nas quais a criança pensa e assim a percepção dos múltiplos símbolos que caracterizam a linguagem, e finalmente, a compreensão do espaço no qual o pensamento é desenvolvido, sua diversidade e mutabilidade e a ação de todos em sua transformação.

Porem toda esta perspectiva só é possível em meio a tal “relacionamento conturbado” entre o currículo e a Educação infantil.