SINOP

2011

EDUCAÇÃO INFANTIL: EDUCAR X CUIDAR

 

Leila Aparecida Dos Santos[1]

RESUMO

 

 

A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da vida da criança, portanto o Cuidar e o Educar são essenciais para o seu desenvolvimento neste período. A criança necessita de brincar, descobrir, aprender e explorar o mundo a sua volta, pois, o contexto sócio-histórico em que a criança está inserida é de grande importância para que o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional. Tanto o Cuidar e o Educar são essenciais ao desenvolvimento das crianças no período que se encontra na Educação Infantil, mas os profissionais não devem esquecer-se de que o trabalho deve ser elaborado previamente planejando o que vai realizar, organizando os espaços, preparando o material a ser usado para que possa desenvolver um bom trabalho e possam assim estar estimulando os processos de desenvolvimento da criança num todo. Portanto, neste artigo faz-se uma reflexão sobre o que consiste o cuidar e o educar, bem como, discute-se as bases do significado de cuidar e educar, ressaltando seu caráter de unicidade, ao invés de dupla tarefa. Para o trabalho ser realizado foi elaborado uma pesquisa bibliográfica onde foram consultados diversos autores onde podemos destacar Freire, Oliveira, Vitória e principalmente o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Cuidar e Educar são duas funções diferentes, mas devem ser associadas para o desenvolvimento da aprendizagem integral da criança.

 

Palavras-chave: Educação. Infantil. Educar. Cuidar.

Introdução

 

 

            Para a criança ter um bom desenvolvimento ela depende do cuidar e do Educar, sendo que o Cuidar envolve a dimensão afetiva, como por exemplo, os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade de uma boa alimentação, dos cuidados com a saúde, a higiene do corpo o bem estar, etc. Já o Educar está relacionado à educação, a promoção da aprendizagem proporcionando conhecimentos necessários para sua formação pessoal na vida adulta.

            Sabemos que a Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (título V, capitulo II, seção II, art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Para todos esses aspectos é possível estabelecer elos, interações ou relações desde que à ação pedagógica esteja permanentemente e em total vigilância. Não podemos esquecer que o espaço em que a criança convive exige a presença e a mediação dos adultos para conduzir as atividades e proporcionar um ambiente educativo, seguro e afetivo com pessoas qualificadas para poder acompanharem de forma correta as crianças nesse processo de construção do conhecimento para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

            O objetivo da pesquisa é apresentar uma breve discussão para compreender melhor o ato de cuidar e Educar na Educação Infantil.

            Para alcançar o objetivo proposto foi necessária além das experiências pessoais uma pesquisa bibliográfica onde foram consultados diversos autores que podemos destacar dentre eles: Ferreira, Freire, Vitória e principalmente o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil.

            O ato do Cuidar e do Educar implica em reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser não ocorre em momentos e de maneiras compartimentada. Por isso devemos garantir que o Educar e o Cuidar aconteçam de forma integrada através da ação conjunta de todos os profissionais envolvidos neste contexto educacional. 

 

Desenvolvimento

 

 

            De acordo com os PCN’s:

“A expansão da Educação Infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Por outro lado, a sociedade está mais consciente da importância das experiências da primeira infância, o que motiva demandas por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos”. (PCN’s, 1998, v.1, p.11).

 

            A Educação Infantil passou por muitas transformações caracterizando-se historicamente pelo assistencialismo, com isso as creches tinham somente a função de cuidar das crianças das mães que trabalhavam na indústria e, também como empregadas domésticas, mas, não se preocupava em educar.

            Somente a partir da constituição de 88 surge uma nova concepção de Educação Infantil onde começa a se destacar o cuidar e o educar como pontos fundamentais e imprescindíveis para o trabalho com as crianças. Onde ficou assegurado na Constituição Federal de 1988, em seu em seu artigo 208, o inciso IV: “[...] O dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia de oferta de creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade” (BRASIL, 1988).

            O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) traz no artigo 29 que a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade. As habilidades e as competências apontadas são desenvolvidas na criança através da interação dela com o meio, e fica clara aí a valorização a socialização e a discussão, propondo orientações curriculares tendo como embasamento o processo de desenvolvimento e de aprendizagem da criança.

            De acordo com Ferreira (1989, p.146) cuidar significa: “imaginar, meditar, cogitar, julgar, supor. Aplicar atenção, o pensamento, a imaginação. Ter cuidado. Fazer os preparativos. Prevenir-se. Ter cuidado consigo mesmo”, em outras palavras podemos dizer que cuidar é dar atenção é se preocupar com os cuidados básicos para que a criança se sinta bem.

            O Cuidar exige que os profissionais fiquem atentos aos imprevistos que possam acontecer com as crianças e se preocupe com os cuidados necessários ao desenvolvimento. A criança precisa se alimentar, adquirir hábitos de higiene a interagir com o outro, pois tudo isso que ela recebe nesta fase é muito importante e ajuda no desenvolvimento da aprendizagem da mesma.

            De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998):

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser, e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

(RCNEI, 1998, p.23).

            O Educar tem um papel fundamental na Educação Infantil, pois na maioria das vezes vemos as crianças como seres indefesos e inocentes e, até mesmo incapazes, mas isso são formas errôneas de se ver as crianças. Ao contrário do que pensamos, elas são surpreendentes e capazes de ações e atitudes inesperadas pelo adulto e é por meio das capacidades de pensar, agir, sentir das crianças que o Educar deve ser fortalecido cada vez mais começando pela Educação Infantil.

            Já o Cuidar, na maioria das vezes é influenciado pela família através dos valores em relação à saúde e ao desenvolvimento infantil, visto que as necessidades básicas como a alimentação, a medicação, a proteção, a higiene, enfim tantas outras podem ser modificadas com o contexto sócio cultural.

            Sobretudo os professores não podem deixar de lado ainda as necessidades afetivas que servem também de base para que desenvolva um trabalho educacional que favoreça e conduza na descoberta e construção de sua identidade, apropriando-se de saberes necessários à constituição de sua autonomia para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

            O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998) diz que o Cuidar, serve de subsídio no momento em que afirma:

O desenvolvimento integral depende dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso aos conhecimentos variados, (RCNEI, 1998, p.24).

            Através do Cuidar auxiliamos a criança em seus primeiros passos, descobertas, e ajudamos a desenvolver suas capacidades, explorando sua criatividade. Devemos lembrar que os cuidados não se referem apenas aos aspectos do corpo, mas envolvem também uma dimensão afetiva, pois a criança precisa se sentir amada pelas pessoas a sua volta.

            Ainda no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998) a respeito do cuidar diz que:

O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo. Os procedimentos de cuidado também precisam seguir os princípios de promoção da saúde. Para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, são também necessário que as atitudes e procedimentos estejam baseados em conhecimentos específicos sobre desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em conta diferentes realidades sócio-culturais (RCNEI, 1998, p. 25).

            A influência das crenças e dos valores na forma de Cuidar da saúde, da educação e até do desenvolvimento infantil podem ser modificadas e acrescidas de outras de acordo com o contexto sócio cultural em que ela vive. E estas ações podem ressaltar o desenvolvimento integral da criança, visto que as necessidades básicas para se Cuidar de uma criança como: alimentação, saúde, proteção, higiene, etc., são as mesmas em qualquer situação em que vive. Desta forma fica claro, no papel designado ao Cuidar, a necessidade de envolvimento e comprometimento do professor com a criança em todos os seus aspectos, e a compreensão sobre o que ela sente e pensa o que traz consigo a sua história e seus desejos.

            Tanto os professores como as famílias devem valorizar muito esta etapa educacional da vida das crianças.

            De acordo com Vitória, 2002:

É fato que o processo educativo é realizado de várias formas: na família, na rua, nos grupos sociais, e também na escola. Educar, nessa primeira etapa da educação básica, não pode ser confundido com cuidar, ainda que as crianças necessitem de cuidados elementares. Por isso cuidar e educar são conceitos que devem estar associados ao tratamento dispensado à criança, já que alem de receber cuidados básicos, a criança precisa desenvolver sua identidade pessoal e social. (VITÓRIA 2002, p. 18).

            Fica claro que o processo educativo acontece em todos os ambientes, não exclusivamente na escola, pois, a família, o grupo social são os grandes responsáveis pelas experiências que ela adquire. Devemos destacar que os primeiros contatos que a criança recebe com o meio acontecem na família. Tanto o Cuidar como o Educar serve de base para serem trabalhados no desenvolvimento da aprendizagem.

            Freire, 1983 destaca que:

Quando se tira da criança a possibilidade este ou aquele espaço da realidade, na verdade se está alienando-a da sua capacidade de construir seus conhecimentos. Porque o ato de conhecer é tão vital quanto comer ou dormir, e eu não posso comer por alguém, (FREIRE, 1983, p. 36).

            O Cuidar e o Educar na Educação Infantil são eixos inseparáveis que, caracterizam e constituem o espaço e o ambiente escolar nesta etapa da educação, pois um complementa o outro e ambos precisam estar integrados para auxiliarem no processo do desenvolvimento e na construção da autonomia da criança.

            Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil observamos a questão do Cuidar e Educar:

As instituições de Educação Infantil devem definir em suas propostas pedagógicas, práticas de educação e cuidados, que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível. (Resolução nº022/98, artigo 3º inciso III).

            Fica claro a proposta de integração entre o Cuidar e o Educar na Educação Infantil, no entanto, são duas práticas que devem caminhar de maneira indissociável, auxiliando a criança para desenvolver suas capacidades de conhecer-se e valorizar-se, compreendendo a importância de si mesma e respeitando o diferente, o outro, cultivando valores de solidariedade, cooperação e amizade para o seu desenvolvimento.

            Para Cuidar é preciso um comprometimento com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Isso inclui o que a criança sente, pensa o que ela sabe sobre si e o mundo, visando à ampliação desse desenvolvimento e de suas habilidades, que, aos poucos, tornarão mais independentes e mais autônomas.

            Já para Educar, é necessário que o professor crie situações significativas de aprendizagem, se quiser alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio afetivo, e que fundamental que a formação da criança seja vista como um ato inacabado, sempre é sujeito a novas inserções, e novos recuos, a novas tentativas.

            A equipe da instituição deve trabalhar em conjunto para que a ação do Cuidar e do Educar aconteça de forma integrada. O professor precisa interagir com essas duas ações em sua prática de uma forma criativa e dinâmica, onde todos os espaços e momentos vivenciados na escola favoreçam a construção da aprendizagem.

            A formação do educador também de suma importância e deve estar baseada na concepção de Educação Infantil para entender as reais necessidades das crianças. Ele deve ser criativo, flexível, atendendo à individualidade e ao coletivo, devendo buscar a superação da dicotomia educação/assistência, levando em conta o duplo objetivo da Educação Infantil de Cuidar e Educar.

Conclusão

 

 

 

            Com os estudos chegamos á conclusão que as práticas de Cuidar e Educar são indissociáveis no trabalho com a Educação Infantil. Quando atendemos as necessidades das crianças estamos cuidando e no momento em que ensinamos estamos educando, e esta prática requer que os profissionais tenham objetivos em suas ações.

            A escola de Educação Infantil deve compreender que o espaço e o tempo em que à criança vive exigem cuidados físicos e crie condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico e emocional proporcionando condições para o desenvolvimento integral da criança.

            Como vimos Cuidar e Educar, de acordo com as novas diretrizes deve caminhar junto. O planejamento educacional deve contemplar estas ações sendo que o professor deve ser o mediador para que a criança se relacione com as demais e também deve estimular a realização das mais diversas atividades pedagógicas proporcionando às crianças momentos que aprendam a tomar decisões direcionadas ao aprendizado e possam construir hábitos e atitudes corretas.

            Portanto no Cuidar e Educar deve estabelecer uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem seus interesses e necessidades para que ocorra desta forma o desenvolvimento integral da mesma.

REFERÊNCIAS

 

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988, 305 p.

 

_______, Ministério da Educação e do desporto. Por uma política de formação do profissional em educação infantil. Brasília: MEC/SEF/Coedi, 1998.

_______, Referencial curricular para a educação infantil. Brasília: MEC, Vol. 1 – Vol. 1 – Vol. 3. 1998.

________. Estatuto da Criança e do adolescente. Lei nº. 8.069/1990, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP, 1998.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1989.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2000.

VITÓRIA, Maria Inês Corte. Educar e Cuidar: Práticas complementares essenciais à educação infantil.In: Revista do Professor. Janeiro/março: Po


[1] Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Sinop/MT. Graduada em Pedagogia pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso. 2004. PÓS GRADUADA EM Psicopedagoia Institucional pela FASIP (FACULDADE DE SINOP). 2008 Pós graduada em Educação Infantil pela PROMINAS 2011. Email [email protected].