Fernanda de O.S.Taxa-Amaro
Perry L. Krassner

Resumo: Este texto tem como objetivo discutir a importância da educação não formal no cenário das práticas educativas atuais,em especial quando se tem como foco a questão da formação dos educadores sociais que vem atuando no terceiro setor. Relata, a partir de um projeto sócio-educativo com educadores,a necessidade do trabalho de resgate das memórias dos participantes como elemento norteador e construtivo da identidade educativa e didático-pedagógica dos agentes que atuam em organizações não-governamentais.

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma realidade e tempo cuja travessia tem sido marcada por grandes avanços da ciência, descobertas tecnológicas e exercitação dos direitos humanos. Entretanto, acompanhado de todos estes acontecimentos, observamos também o agravamento da fome, da miséria, da violência, da exploração do trabalho de homens, mulheres e crianças, sobretudo quando se analisa essa problemática no contexto dos países do terceiro mundo.

Trazer à tona a discussão sobre educação formal e não formal neste contexto significa contemplar a necessidade e complementaridade de suas existências; e que, a nosso ver, está marcada no e pelo processo histórico contemporâneo das transformações educativas e produtivas da nossa sociedade.

Nesse sentido tanto a educação formal quanto a educação não formal podem ser entendidas como categorias que se movimentam entre si, práticas que marcam, ou melhor, que explicitam a identidade de organizações sociais contemporâneas.

Dados atuais da realidade, como por exemplo, a propagação de uma nova ordem social que se impulsionou pela falência do Estado do bem estar social vem dando lugare voz crescentes a movimentos sociais, em especial às organizações não-governamentais (Ongs).

A constituição desse novo cenário implica vislumbrarmos novas e diferenciadas formas de educação de um povo, e a partir disso, projetar e promover novas práticas sociais (categoria fundamental para a ação educativa).

Objetivando a elaboração de novas práticas educativas no mundo contemporâneo no que diz respeito à formação docente, o Projeto TIGRINHOS COMUNIDADE4, por exemplo, tem oportunizado a educadores sociaisespaços e tempos para experienciar um processo construtivo de suas práticas pedagógicas em instituições do terceiro setor.

A seguir, trataremos então de apontar algumas definições acerca do tema deste texto que objetiva prioritariamente, alavancar o ponto de partida das discussões futuras dos educadores sociais do Projeto TIGRINHOS COMUNIDADE.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.