RESUMO

 

 

SOUZA, Renato Custódio de. Educação Física, Licenciatura e Bacharelado: Ensinar ou Praticar? 2011. 30f. TCC (Trabalho de conclusão de curso). Universidade de Rio Verde-FESURV, Campus Caiapônia, Caiapônia, 2011.[1]

 

Ao longo dos anos, a Educação Física passou por mudanças significativas, que sejam no seu contexto de diretrizes ou didático-pedagógicas. Para tanto, o presente trabalho irá abordar de forma sucinta algumas dessas mudanças. Entretanto, o maior objetivo será discorrer a respeito da Educação Física em suas duas graduações, Licenciatura e Bacharelado, para que fique claro tanto o caminho da licenciatura, que busca a formação do indivíduo capacitado para o ensino exclusivamente do magistério, ou seja, Educação Básica, quanto ao trilho seguido pelo bacharelado, que emerge da necessidade cada vez maior de corpos saudáveis e prevenção da saúde atuando, esse, em todos os ramos possíveis da Educação Física exceto na Educação Básica. Sendo assim, o ingresso neste curso poderá analisar e se assim optar, escolher pela ênfase que melhor se encaixa ao seu perfil ou necessidade. As duas graduações, embora distintas, buscam o mesmo objetivo que é a prevenção e promoção da saúde, porém, almejando atender uma clientela diferenciada, seja na escola ou fora dela. Contudo, apresenta-se mais coerente uma graduação unificada que busque a formação do individuo por completo, ou seja, o graduado possuir tanto a licenciatura quanto o bacharelado para que assim atue em todos os ramos ou áreas de trabalho, sem qualquer exceção, estando esse pronto para promover realmente a prática do ensino tanto do corpo como da mente.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

 

Educação Física, licenciatura, bacharelado.



[1] Banca Examinadora: Prof.º Msndo. José Humberto Rodrigues dos Anjos (Orientador), Prof.º Ms Fábio Henrique Ribeiro, Prof.ªEsp. Miriã Alves de Laet Silva - Fesurv.